Interact Club de Guararapes
Endereço
Guararapes
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Guararapes
Objetivos
O objetivo do projeto era de divulgar o trabalho dos comerciantes ali presentes e incentivar o reconhecimento da feira perante aos moradores da cidade.
Metas
Dada a razão, o Interact Club de Guararapes, de forma gratuita, gravaria um vídeo comercial mostrando todas as barracas alimentícias presentes na feira e contendo as informações sobre a feira respectivamente e postaríamos nas redes sociais do clube.
Razão do Projeto
A razão do projeto se deu ao fato da falta de informações sobre a feira perante aos moradores da cidade, essa em que muitos não sabiam os dias corretos de atuação da feira e quais os tipos de alimentação fornecidos pelos comerciantes.
Beneficiários
Os beneficiários do projeto foram os trabalhadores da feira, que com a divulgação de seus trabalhos feita pelo clube, relataram o aumento do movimento nos dias da feira, além dos interactianos de Guararapes que criaram um lindo vínculo com os comerciantes.
Resumo do Projeto
Empreendedorismo Solar, projeto em que os interactianos de Guararapes fizeram um vídeo de divulgação comercial aos trabalhadores independentes da feira local chamada Pôr-do-Sol.
Resultados
Ao finalizar o projeto, tanto os comerciantes quanto os interactianos atingiram o objetivo buscado com a divulgação, de incentivo e reconhecimento aos trabalhadores da feira.
Descrição
O projeto se deu início de planejamento logo na primeira semana após o lançamento oficial feito pela MDIO Interact Brasil sobre quais seriam os temas da Semana Mundial de Interact da gestão 2024-25.
O dia 6 (seis), cujo lema homenageado seria o da gestão 2008/09, "Realizemos os Sonhos", que tinha como proposta a realização de projetos associados ao desenvolvimento econômico e comunitário. Com isso, o Interact Club de Guararapes começou a desenvolver qual seria a melhor forma de abordar um tema como esse em uma cidade cujo o crescimento de comerciantes independentes vem crescido significativamente com o passar dos anos, seja no ramo alimentício até o de venda de produtos. A partir disso as interactianas Gabriele Bersani e Maria Júlia Bersani, relataram o trabalho de uma familiar que possui comércio na feira Pôr-do-Sol - feira local que acontece todas as semanas às quintas feiras a partir do final da tarde e a noite ao lado da Rodoviária da cidade -. Assim, os associados desenvolveram a ideia de divulgar o trabalho dos mais de 10 comerciantes da feira a partir de um vídeo comercial, mostrando o ambiente familiar e a qualidade dos produtos e alimentos.
As interactianas entraram em contato com a respectiva familiar que rapidamente se comunicou com os outros trabalhadores da feira que prontamente concordaram e se mostraram entusiasmados com a ideia da divulgação. Os interactianos marcaram uma data com os comerciantes para que todos estivessem presentes e fossem beneficiados com a divulgação e durante essa troca de informações fora criado um lindo vínculo entre os trabalhadores e os interactianos.
Com todas as informações definidas, de forma espontânea, o Interact Club de Guararapes se dirigiu até a feira e sem nenhum tipo de roteiro, instruíram os comerciantes a mostrarem seus produtos, seus meios de produção e os resultados, com a informalidade, os comerciantes se mostraram ainda mais receptivos e abertos à gravação do vídeo e puderam ser eles mesmos durante as gravações, mantendo assim o objetivo de principal de mostrar a essência de seus trabalhos.
Em poucas horas, os interactianos já tinham todos os vídeos filmados, e tudo o que restava era a edição, que fora prontamente feita pela Comissão de Imagem Pública do Interact Club de Guararapes e pronta para postagem, assim, com a despedida calorosa dos comerciantes aos interactianos, se deu fim o sexto dia da SMI.
Desafios
Foram encontrados desafios na definição de data de acessibilidade de todos os comerciantes de estarem na feira, mas, com uma rápida idealização e organização a data fora definida de forma benéfica para todos.
Metas Alcançadas
As metas de reconhecimento dos produtos, dos comerciantes e de todo o trabalho feito ali foram atingidas e todos saíram satisfeitos com o resultado.
Impactos
Houveram impactos em toda a cidade, onde fomos muito elogiados pela iniciativa de divulgação, além de os ter proporcionado esse maior fluxo de clientela a partir do vídeo postado.