some image

Rodízio de Cargos do Fronteira Oeste

24/01/2025

Clube
Interact Club de Uruguaiana-Fronteira Oeste

Endereço
Uruguaiana
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Uruguaiana Cruzeiro do Sul

Objetivos

Promover a liderança, desenvolver os associados para ocuparem cargos na mesa diretiva futuramente, compreender as dificuldades que cada interactiano possui, incentivar a adaptação dos associados nos respectivos cargos de seus interesses.



Metas

As metas gerais incluem: desenvolvimento dos associados, melhora da gestão e da visibilidade da diretoria, avaliação e auxílio dos associados, treinamento e fortalecimento de competências dentro do clube.



Razão do Projeto

O clube sentiu necessidade de fornecer treinamentos e experiências, para que os associados que nunca tiveram um cargo na mesa diretiva, ou aqueles que não conheciam outros cargos do conselho, pudessem se desenvolver e nutrir novas lideranças dentro clube. 



Beneficiários

Os associados do clube se beneficiaram.



Resumo do Projeto

O rodízio de cargos é uma proposta de projeto que incentiva, desenvolve, prepara e avalia associados em diferentes cargos da mesa diretiva. Proporcina uma experiência incrível para os interactianos que nunca tiveram o contato com algum cargo do conselho diretor, assim, desenvolvendo habilidades e competências para assumir cargos futuros e preparar a gestão a diante.



Resultados

Embora tenha sido um processo inovador, e alguns desafios tenham surgido durante a dinâmica, devido à falta de experiência no cargo, alguns interactianos se identificaram com alguns cargos, sugerindo uma possível atuação destes como nos cargos escolhidos. O projeto foi executado em 3 etapas iguais, ou seja, perdurou por 3 semanas, e 3 trocas de cargos.



Descrição

Durante uma reunião ordinária, foi debatido a proposta de um projeto de internos e de Desenvolvimento do Quadro Associativo, no qual desenvolveria capacidades e encontraria novas lideranças dentro do clube. Essa ideia foi compreendida, e os atuantes da gestão atual, nos cargos do conselho diretor, como; presidente, vice-presidente, diretores de protocolo, secretários e tesoureiros foram responsáveis pela elaboração e treinamento dos associados. Aqueles que estavam presentes na reunião, tiveram oportunidade de escolher em que cargo gostariam de atuar por 1 dia. o Vice-Presidente Matheus Frasson, já eleito como presidente para a gestão 2025-2026 optou pela presidência. Um associado optou por ser vice-presidente, dois associados escolheram a secretaria, um  escolheu ser diretor de protocolo, três optaram pela tesouraria. A presidente da gestão 2024-2025, Catherine Argemi  atuou como auxiliar e avaliadora dessa dinâmica. Dessa forma, cada associado presente pôde ter uma experiência inovadora no clube. 



Desafios

Muitos associados encontraram dificuldade na adaptação dos cargos escolhidos, pois nunca atuaram nesta função. 



Metas Alcançadas

As metas alcançadas foram as máximas: conhecimento e evolução dos associados, empatia com o trabalho e as funções daqueles ue exercem, desenvolvimento e competências dos interactianos



Impactos

Cada interactiano pode vivenciar novas experiências, se colocando e assumindo responsabilidades de outros associados. Foi possível a visualização das difiuldades encontradas em cada função e propostas para enfrentá-las.



Outros Projetos