Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Objetivos
Os objetivos visaram não apenas preparar os alunos para o ENEM, mas também incentivá-los a se tornarem escritores mais confiantes e competentes.
Metas
-Desenvolver habilidades
-Identificar dificuldades: Reconhecer as áreas que precisam de mais atenção.
-Motivar e aumentar a confiança: Estimular o interesse pela matemática e a autoconfiança.
-Orientar sobre o ENEM: Dar informações sobre a estrutura da prova e gestão do tempo.
-Preparar emocionalmente: Oferecer estratégias para lidar com a ansiedade antes da prova.
Razão do Projeto
A razão do projeto de um aulão de redação foi preparar os alunos para o ENEM. Equipar os alunos com habilidades práticas de elaboração de textos e argumentação, fundamentais para enfrentar as questões desafiadoras da prova. O projeto visou transformar a experiência de aprendizado em algo mais acessível e motivador, contribuindo para um desempenho positivo no ENEM e no futuro acadêmico dos alunos
Beneficiários
Os principais beneficiários desse projeto são os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma abordagem prática e interativa da disciplina.
Resumo do Projeto
No dia 28 de novembro de 2024, o Interact Club de Rosário do Sul Serra do Ceverá uniu-se à Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro e à professora Cleia Machado para realizar um projeto que teve como objetivo principal motivar os alunos para o Enem. Com a aproximação da época dos vestibulares, a iniciativa buscou incentivar os estudantes a se prepararem adequadamente para esse importante período. O evento contou com a participação ativa dos membros do clube e da professora, que se dedicaram intensamente para garantir o sucesso do projeto.
Resultados
A iniciativa foi um verdadeiro exemplo de como o trabalho em equipe pode fazer a diferença na vida dos jovens, proporcionando-lhes confiança e motivação para alcançar seus objetivos acadêmicos. Através dessa parceria, os participantes puderam perceber que, juntos, é possível superar obstáculos e criar um ambiente de apoio mútuo.
Descrição
No dia 18 de outubro de 2024, foi planejado um projeto pelo Interact Club Serra do Caverá, sob a liderança da presidente Isadora Rodrigues. O projeto consistiu em um aulão de “carta aberta e artigo de opinião” focado na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado no dia 28 de novembro de 2024, na Escola Estadual de Ensino Médio Plástico de Castro, em parceria com a professora Cleia Machado.
O objetivo principal do aulão era oferecer uma revisão dos conteúdos considerados essenciais para o ENEM, além de desenvolver habilidades práticas que ajudassem os alunos a construir seus textos para a prova. O evento começou com uma abertura conduzida pelos interactianos, que enfatizaram a entrada com 1kg de alimento não perecível, e a importância do ENEM e o papel fundamental da redação nesse exame.
Durante o aulão, as atividades incluíram a apresentação de diversas estratégias para a elaboração de textos do ENEM, como técnicas de estruturação e gestão do tempo durante a prova.
O encerramento do aulão trouxe orientações finais sobre como manter a calma e a concentração no dia do exame, além de dicas sobre a importância da alimentação e descanso adequados antes da prova.
O sucesso do aulão foi evidente na participação engajada dos estudantes, dispostos a aprender e colaborar uns com os outros. A parceria com a professora Cleia foi fundamental para enriquecer as atividades propostas. Com isso, o Interact Club Serra do Caverá reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento dos jovens na comunidade local, contribuindo para um futuro mais promissor.
Desafios
Contribuição com os alimentos.
Metas Alcançadas
O projeto do Interact Club Serra do Caverá alcançou as metas, com a participação ativa dos alunos e melhorias nas habilidades.
Impactos
Os impactos mostraram que, através de dinâmicas envolventes, e atividades interativas, foram abordadas técnicas de estudo e estratégias para enfrentar os desafios do Enem. Essa colaboração reforçou não apenas a importância da educação, mas também os valores de união e empatia, essenciais em tempos desafiadores.