Interact Club de Três Lagoas
Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Três Lagoas
Orçamento Necessário
R$ 43,95
Objetivos
Promover o desenvolvimento da oratória entre adolescentes que estão se preparando para o mercado de trabalho, destacando sua importância tanto para o crescimento pessoal quanto como uma ferramenta essencial para se expressarem com confiança em público.
Metas
- Mostrar como a boa comunicação é importante para a vida escolar e para conseguir um bom emprego.
- Ensinar os conceitos básicos da oratória de forma fácil de entender.
- Fazer com que os participantes se envolvam em atividades em grupo e participem ativamente.
- Praticar a oratória com situações parecidas com as do dia a dia.
- Despertar o interesse pela Família Rotária como um apoio para o crescimento pessoal.
Razão do Projeto
A pouca valorização da oratória nas escolas públicas foi o principal motivo para a criação deste projeto, considerando que a habilidade de se comunicar bem é um pilar essencial não apenas para o desenvolvimento pessoal dos adolescentes, mas também para sua preparação e inserção no mercado de trabalho.
Beneficiários
Os principais beneficiários foram os adolescentes da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, que foram incentivados a desenvolver suas habilidades de oratória, preparando-se melhor para a vida adulta e profissional. A escola também foi beneficiada ao firmar uma parceria com o Interact para tratar de um tema tão relevante e pouco abordado no ambiente escolar. O Interact, por sua vez, fortaleceu sua imagem e divulgou seus projetos para a comunidade. Além disso, os próprios associados também foram beneficiados, pois colocaram em prática suas habilidades de oratória durante as apresentações, ganhando mais segurança e experiência na comunicação em público.
Resumo do Projeto
O projeto “Vozes do Amanhã: Oratória para a Vida” consistiu em um workshop com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Dom Aquino Corrêa, com foco no desenvolvimento da oratória como ferramenta para a vida adulta. A atividade contou com uma apresentação em slides e uma dinâmica prática de encenação de situações cotidianas, incentivando o uso da comunicação de forma confiante e eficaz.
Resultados
O projeto teve um impacto significativo nos estudantes, proporcionando-lhes uma oportunidade valiosa de aprimorar suas habilidades de oratória e desenvolvimento pessoal. Através de dinâmicas em grupo, os participantes puderam praticar a comunicação de forma prática e engajante, o que contribuiu para o aumento da autoconfiança e reflexão sobre a importância da comunicação na vida pessoal e profissional. Além disso, o projeto despertou o interesse dos alunos pelo Interact e pela Família Rotária, fortalecendo a conexão entre os jovens e a organização. O feedback positivo dos alunos e educadores destacou a eficácia da metodologia utilizada, e o trabalho em equipe entre os associados do clube foi reforçado. A parceria com a escola foi reconhecida como valiosa, abrindo portas para futuras colaborações, e o Interact se consolidou como um importante espaço de formação de líderes.
Descrição
Com a aproximação da Semana Nacional de Oratória (SNO), que este ano tem como tema “Arte que Transcende Fronteiras”, a companheira secretária Mirella Pedrosa organizou grupos para cada um dos cinco dias da semana, facilitando a divisão dos projetos. Assim que foi criado o grupo do quarto dia, com o tema “A Linguagem que Une”, Mirella compartilhou a cartilha com as propostas da MDIO para a SNO e apresentou a ideia de um workshop voltado para adolescentes do ensino médio, destacando como a oratória pode ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. O grupo, presidido por Manuela Lomba e formado por Júlia Crespo, Matheus Palhares, Eduarda Estácio, João Guilherme Viana e Rafael Sanches, gostou da proposta, mas ela ainda estava muito simples, o que levou o grupo a começar a desenvolver o projeto em conjunto.
A primeira sugestão de Manuela foi que a atividade fosse feita em uma escola pública, com alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, já que esse tipo de preparo nem sempre recebe a devida atenção nas escolas, e todos concordaram com a ideia. Depois, ela propôs incluir uma dinâmica para deixar o momento mais leve e participativo. Como ainda não havia nenhuma definida, todos foram convidados a procurar e trazer sugestões. No domingo, 9 de março, Manuela escreveu um relatório com as ideias reunidas até o momento, para deixar tudo mais claro e organizado.
Após isso, ela também sugeriu que o workshop fosse realizado no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, onde o Interact já havia feito projetos e foi bem recebido pelo público. A ideia foi bem aceita pelo grupo, e Manuela ficou responsável por entrar em contato com a instituição, apresentar a proposta e verificar a disponibilidade. Já na segunda-feira, depois de pensar bastante, Manuela criou uma dinâmica em que os alunos seriam divididos em grupos e cada um sorteava uma situação comunicativa, como uma sala de aula com professor e alunos. Eles teriam 10 minutos para montar uma pequena encenação, usando a oratória, e depois se apresentariam para os jurados do Interact Club de Três Lagoas. O grupo que se destacasse ganharia um prêmio como reconhecimento. O grupo logo aprovou a dinâmica e sugeriu que o prêmio fosse uma caixa de chocolate para o 1º lugar e pirulitos para os demais, como forma de agradecimento pela participação. Com a ideia e a dinâmica definidas, demos início à realização do projeto.
A primeira tentativa foi entrar em contato com o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, mas, mesmo após várias mensagens, não obtivemos resposta. Diante disso, a companheira Júlia Crespo ficou responsável por buscar outras opções de escolas. Ela trouxe alguns nomes e números de telefone, mas todos exigiam contato por ligação, pois não possuíam WhatsApp. Ainda com esperança de conseguir realizar o projeto no Salesiano, tentamos ligar para lá novamente, mas continuamos sem retorno. Foi então que, no dia 24 de março, uma segunda-feira, pedimos ajuda ao nosso conselheiro Reinaldo Cândido, que também fazia parte do grupo, para que entrasse em contato com algumas diretoras que ele conhecia. Ele prontamente ligou para a diretora da Escola Estadual Luís Lopes e do Colégio Dom Aquino Corrêa. A primeira disse que precisaria de mais tempo para liberar o projeto, e como estávamos com o prazo apertado, seguimos com o Dom Aquino. Após explicarmos toda a proposta, no dia 25 de março, uma terça-feira, o colégio aprovou a realização do workshop, e começamos a discutir qual seria a melhor data.
A quarta-feira não funcionava para os conselheiros por motivos pessoais, e na quinta-feira, dia 28, que era justamente o quarto dia da SNO, no qual o projeto já deveria estar pronto para ser postado, seria muito em cima da hora, além de termos reunião marcada. A única opção viável era a própria terça, o que nos levou a acelerar tudo que ainda estava pendente. A diretora do dia, Manuela Lomba, avisou o grupo e pediu o apoio de todos os associados, destacando a importância da presença de cada um. Ela também informou que o horário ainda estava sendo alinhado com a escola. Com a data confirmada, Manuela iniciou a produção dos slides que seriam usados na apresentação sobre o tema “A oratória no mercado de trabalho”. Para isso, dividiu os tópicos entre os membros do grupo: Júlia Crespo ficou responsável por “A importância da oratória no mercado de trabalho”; Eduarda Estácio, com “O papel do Interact no desenvolvimento da oratória”; e João Guilherme, com “Dicas para aprimorar sua oratória”. Manuela também acrescentou os tópicos “O que é oratória”, “O que é o Interact” e “O que é a SNO”, para facilitar a compreensão dos alunos.
Com os slides finalizados, ainda restava providenciar os prêmios e imprimir os certificados de participação que seriam entregues aos alunos, tarefa que ficou sob responsabilidade da companheira Eduarda Estácio. Em seguida, o conselheiro Reinaldo Cândido nos informou que a escola havia confirmado o horário das 19h30 para a realização do projeto. Logo depois, o horário foi repassado ao clube, e uma lista de presença foi criada para organizar melhor a participação dos associados na atividade.
Prestes a iniciar o projeto, o Interact, junto com os conselheiros Reinaldo Cândido e Simone Sanches, organizou o espaço no refeitório do Colégio Dom Aquino para receber os alunos. Segundo o diretor, duas turmas do 3º ano participariam da atividade, totalizando cerca de 80 estudantes. Com o projetor e os slides prontos, e todos os associados da lista presentes, as turmas foram chamadas para darmos início ao projeto. A abertura foi feita por Eduarda Estácio, que deu as boas-vindas e passou a palavra para os associados se apresentarem, criando um primeiro contato com os alunos.
Logo depois, Manuela Lomba iniciou o conteúdo da apresentação, explicando o que é o Interact e a SNO. Na sequência, Mirella Pedrosa falou sobre a oratória de forma geral. Julia Crespo e Duda Estácio abordaram a importância da oratória no mercado de trabalho e como a Família Rotary contribui nesse desenvolvimento. Giovana Presaniuk e Millena Pedrosa seguiram com dicas de como aprimorar a oratória, e Rafael Sanches encerrou a apresentação com um resumo dos principais pontos discutidos. Para concluir, Manuela Lomba complementou a apresentação, agradeceu a atenção dos alunos e anunciou a realização da dinâmica. Foi então solicitado que se organizassem em grupos.
Apesar de alguns alunos optarem por não participar, o que foi respeitado, já que a dinâmica foi proposta como opcional, conseguimos formar dois grupos com aproximadamente nove integrantes cada. Em seguida, após explicarmos como funcionaria a atividade, realizamos o sorteio das situações comunicativas de cada grupo. As opções eram: sala de aula, entrevista de emprego, reunião de condomínio, jornal ao vivo, debate entre gerações, roda de amigos, turistas perdidos, discussão de família, tribunal e reunião de pais. O grupo 1 ficou com a situação “reunião de condomínio”, enquanto o grupo 2 recebeu o tema “jornal ao vivo”.
Após o sorteio, cada grupo teve 10 minutos para se organizar e preparar sua apresentação para os jurados e os demais presentes. Durante esse intervalo, a companheira Mariana Tiago sugeriu que, além dos votos dos jurados, também fossem considerados os votos dos alunos que não estavam participando diretamente da dinâmica. Ela ainda propôs que os jurados fossem pessoas que atuam na própria escola. A ideia foi bem recebida, e, assim, convidamos uma professora e o coordenador do Ensino Médio para compor a banca, juntamente com a própria Mariana Tiago.
Vale destacar que todos os integrantes dos grupos deveriam utilizar a oratória durante a apresentação. Além disso, foi incentivado o uso da criatividade, permitindo que os grupos escolhessem livremente o gênero de sua encenação, fosse comédia, crítica, romance ou outro estilo. Após os 10 minutos de preparação, foi feito um par ou ímpar entre um representante de cada grupo para decidir quem se apresentaria primeiro. O grupo do “Jornal ao Vivo” perdeu e iniciou as apresentações, contando a história de dois alunos que, em sala de aula, brigavam pelo sumiço de um apontador, enquanto um jornalista tentava entender a situação e explicar ao público o que estava acontecendo. A apresentação foi bem engraçada, e os integrantes entraram totalmente no personagem, mostrando dedicação e esforço coletivo.
Em seguida, o grupo da “Reunião de Condomínio” se apresentou, abordando uma discussão sobre música alta entre moradores, e chamou a atenção por usar o Interact como parte da solução do conflito, reforçando que tudo pode ser resolvido com diálogo e trabalho em grupo. Ambas as apresentações foram ótimas e divertidas, e ficou claro o quanto cada um se dedicou para que seu grupo tivesse um bom desempenho. Ao final das apresentações, os jurados entregaram a ficha de avaliação com os critérios de Oratória, Conteúdo, Argumentos, Mensagem, Organização, Entonação, Postura e Linguagem Corporal para a companheira Mariana Tiago, que somou os votos e, em seguida, pediu o voto do público.
Com o resultado em mãos, fizemos um suspense batendo as mãos na mesa e nas pernas até anunciar o grupo vencedor: “Reunião de Condomínio”, com 28,5 pontos, que recebeu uma caixa de chocolates como prêmio. Tiramos fotos com os grupos para registrar o momento, entregamos pirulitos e certificados de participação para todos, conforme planejado, e nos despedimos agradecendo o envolvimento de cada um, organizando as coisas para ir embora. Foi emocionante ver tantas pessoas se interessando não só pela oratória, mas também pela Família Rotária. Muitos adolescentes pediram nosso Instagram e demonstraram interesse pelo nosso trabalho; como muitos tinham mais de 18 anos, também indicamos o perfil do Rotaract de Três Lagoas.
Por fim, no dia 28 de março, quarto dia da SNO, fizemos uma publicação em nossa página, finalizando a primeira escola com esse projeto. Afinal, nossa intenção é continuar levando essa ação para outras escolas, abrindo ainda mais portas com a oratória.
Desafios
Uma das principais dificuldades enfrentadas foi a falta de retorno e de interesse das escolas contatadas, o que provavelmente reflete a pouca valorização da oratória no contexto escolar. Além disso, a dinâmica teve menos participantes do que o esperado, o que fez com que apenas 2 das 10 situações comunicativas preparadas fossem utilizadas. No entanto, decidimos manter a atividade como opcional para garantir um ambiente acolhedor, respeitando o tempo e as preferências de cada aluno.
Metas Alcançadas
As metas do projeto foram amplamente alcançadas. Conseguimos mostrar aos participantes a importância da boa comunicação tanto na vida escolar quanto no mercado de trabalho, destacando como a oratória pode influenciar essas áreas. Introduzimos os conceitos básicos de oratória de maneira clara e acessível, permitindo que os jovens compreendessem o tema de forma simples. A participação ativa foi estimulada por meio de dinâmicas em grupo, nas quais os alunos puderam praticar a oratória em situações cotidianas. Além disso, despertamos o interesse dos participantes pela Família Rotária, mostrando como essa rede pode ser um importante apoio no desenvolvimento pessoal e profissional.
Impactos
O projeto impactou diretamente os adolescentes ao proporcionar conhecimentos sobre oratória, incentivando a valorização desse tema nas escolas e ajudando a formar uma nova perspectiva sobre a comunicação. Para o clube, o impacto foi positivo ao fortalecer sua imagem como espaço de desenvolvimento pessoal e formação de líderes, além de proporcionar aos associados a oportunidade de aprimorar suas habilidades de oratória e engajamento com a Família Rotária.