some image

Costelada do Interact

17/04/2025

Clube
Interact Club de Guararapes

Endereço
Lara Oshiro
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Guararapes

Orçamento Necessário
R$ 20.000,00

Objetivos

O Interact Club de Guararapes foi eleito como sede de um evento distrital, então, esse fator demandou a realização de um projeto financeiro contendo os seguintes objetivos gerais: testar e aprimorar as habilidades de liderança e organização do clube para prepará-lo para a realização do evento distrital; gerar um fundo emergencial para possíveis demandas não previstas do evento; aproximar a Família Rotária Guararapense da família sanguínea dos interactianos; testar um novo projeto financeiro; mostrar o Interact Club de Guararapes trabalhando para a comunidade geral; instigar a redução da timidez nos associados mais novos através da venda dos convites e recolhimento de patrocínios; adquirir brindes suficientes de patrocinadores para a realização de um bingo; adquirir os produtos alimentícios com melhor custo-benefício; promover uma tarde agradável aos participantes.



Razão do Projeto

O clube identificou a necessidade do projeto a partir de uma alternativa ao caixa inicial para sediar o evento, o Interact Club de Guararapes idealizou um caixa reserva para quaisquer tipo de gastos adicionais sobre o evento, e a partir disso fora realizada o projeto de ideia da costelada, que com o apoio e experiência de evento do Rotary Club padrinho prontamente abraçou a ideia. Todos o lucro seria destinado ao caixa do evento e usado se assim fosse necessário.



Beneficiários

Os convidados foram beneficiados por usufruir de uma tarde prazerosa em meio a amigos e familiares. Para os familiares dos interactianos, foi uma oportunidade de conhecer a Família Rotária, bem como ver seus princípios de união e a Prova Quádrupla em ação. Vários pais relataram o sentimento de segurança em saber das boas amizades e boas condutas vindas do Interact.  O clube foi beneficiado principalmente pela autoconfiança atribuída com o êxito do projeto. Todos tiveram a confirmação da capacidade e empenho do clube, contribuindo para um engajamento ainda maior nos projetos seguintes e reuniões. Além de que o ganho financeiro (superior a dez mil reais) proporcionou um evento de qualidade e conforto ao D.4470.



Resumo do Projeto

Projeto no qual o Interact Club de Guararapes realizou uma costelada em conjunto de almoço e bingo em um domingo, para arrecadar dinheiro para o clube em casos de emergência perante a realização do evento ADIC Na Cidade Sorriso.



Descrição

No VI Encontro Distrital de Interact Clubs (ocorrido nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2024), o Interact Club de Guararapes foi eleito como clube sede da XXVI Assembleia Distrital de Interact Clubs, a ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de março de 2025. Assim, o Conselho Diretor ponderou as medidas necessárias para a ocorrência tranquila e prazerosa do evento, concluindo haver a necessidade de testar e aprimorar as habilidades de organização e liderança de todos 

associados para que todos tivessem a plena capacidade de realizar o evento. Ademais, estipulou-se a necessidade da criação de um reserva financeira emergencial de ao menos R$5.000,00 para suprir algum imprevisto do evento. Com base nesses fatores, a idealização desse projeto iniciou-se na última reunião antes do recesso de fim de ano, no dia 14 de dezembro de 2024. Na reunião em questão, o companheiro Vinícius Kendi sugeriu a realização de um projeto financeiro inédito para o clube: um almoço com bingo. O companheiro argumentou que outras instituições da cidade realizavam essas festividades com frequência, logo, era uma alternativa segura de adesão da comunidade. Além disso, era um projeto que poderia contar com a participação das famílias sanguíneas dos interactianos. Então, os associados debateram durante a reunião e optaram pela realização de um almoço com costela. Com isso, surgiu a “Costelada do Interact”. 

Logo na primeira reunião após o recesso (10/01/2025), discutiu-se o cardápio da festividade, sendo: costela, linguiça, arroz, saladas, molho de churrasco, farofa e bebidas diversas. Definiu-se também a data da Costelada, sendo dia 09 de janeiro de 2025 (data estrategicamente escolhida por ser no começo do mês, quando os participantes teriam mais dinheiro disponível para comprar os convites, bem como as cartelas de bingo). Em seguida, o companheiro Vinicius Kendi dividiu o clube em comissões responsáveis por cotar preço e organizar as seguintes partes: convites (responsáveis por controlar as vendas de cada associado e repassar o dinheiro para a 

tesouraria); alimentação (encarregados de cotar o preço dos produtos alimentícios); bebidas (incumbidos de analisar os valores desses produtos na região). Além disso, foram comprados 44 talões contendo 5 convites cada, os quais cada associado deveria vender um talão entre os dias 11 de janeiro e 07 de fevereiro de 2025 para atingir a meta de 200 convidados na ocasião e repassar o dinheiro à comissão de convites. Ao pagar o convite, o comprador receberia como brinde uma cartela de uma série extra do bingo, este sendo composto por 5 cartelas no total (Série A, Série B, Série C, Série Extra e Bingão) cada uma vendida por R$10,00. E, para adquirir os brindes, marcaram-se duas datas para os associados irem ao centro comercial pedir patrocínio dos prêmios, nos dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro. Com relação ao preparo da costela, dois rotarianos (um ex-conselheiro e um rotariano pai de um interactiano) experientes em churrascaria se voluntariam para assar as carnes e, com relação ao preparo dos demais alimentos, foram contratadas duas cozinheiras que fazem os jantares das reuniões do Rotary. Por fim, combinou-se que o Rotary seria informado de cada etapa semanalmente nas reuniões e estipulou-se duas datas para os interactianos irem ao centro comercial da cidade pedir brindes (sendo nos dias 25 de janeiro de 2025 e 1 de fevereiro de 2025). 

Primeiramente, cada comissão cotou os preços dos produtos referentes e foram comprados os de maior custo-benefício (valores disponíveis no relatório financeiro). Nas datas 

estipuladas para a arrecadação de brindes, os companheiros se reuniram na praça central e dividiram-se em grupos para passar em todas as lojas da cidade. Ao final, 44 lojas fizeram doações variadas (haviam relógios, espelhos, jogos de pratos, cestas de frutas, fones de ouvido, vestimentas, calçados, vale compras, cortes de cabelo, design de sobrancelha, pelúcias, tapetes, panelas elétricas de arroz, ventiladores, sanduicheiras...). Além disso, vários companheiros rotarianos fizeram doações de eletrodomésticos (ventiladores, cafeteiras e panelas de arroz elétricas, sanduicheiras...) e cinco rotarianos doaram uma bicicleta em conjunto. Durante a execução como um todo, o Rotary Club de Guararapes se fez presente, nos apoiou inúmeras vezes com transporte de mercadorias, doações de brindes e trabalhos durante o almoço. Na véspera do almoço (08 de fevereiro de 2025), os interactianos se reuniram na sede da Casa da Amizade, local da festividade, para organizar as mesas, cadeiras, copos, pratos e talheres, bem como dividir as funções de cada um durante o almoço. As comissões para a tarde foram as seguintes: limpeza (retirar pratos após a refeição e garrafas e latas vazias em cima das mesas); venda de bingo; aparadouro (reposição dos alimentos no aparadouro); mesa do bingo (auxiliar a senhora da Casa da Amizade que estava cantando o bingo e chamar um interactiano a cada vez que um brinde era dado para fazer a entrega); recepção (dar baixa nos convites e alocar as pessoas); garçons (servir as mesas). Além desses setores, companheiros rotaractianos trabalharam no bar, entregando bebidas e dois companheiros rotarianos se responsabilizaram pelo controle das vendas das bebidas. Chegado o grande dia, a presidente Bruna Stringhetta abriu a sede às 6h para as cozinheiras iniciarem o preparo; às 8h, os churrasqueiros chegaram; e às 9h, o restante do clube chegou para finalizar os preparativos finais do espaço. Montou-se uma mesa para recepção e os brindes (ao todo, eram mais de, haviam mais de 60) foram posicionados e separados segundo a cartela referente, sob as instruções de uma companheira da casa da amizade. Os convidados chegaram entre 12h e 13h, nesse período, o clube se mobilizou e cada um assumiu sua função. Às 12h30min, realizou-se um serviço protocolar, onde foi tocado o hino nacional e a presidente agradeceu a participação e presença de todos, e foi servido o almoço. Nesse período, o talentoso companheiro interactiano João Paulo doou seu serviço como cantor e violeiro, tocando e cantando música ao vivo durante o almoço. O bingo teve início por volta das 14h e terminou por volta das 16h e, após seu término, a companheira presidente agradeceu novamente a presença de todos, os convidados retornaram às suas casas e os interactianos arrumaram o salão. Assim, concluiu-se com sucesso e sem grandes imprevistos a primeira Costelada do Interact. 

Posteriormente, o presidente do Rotary compareceu à reunião seguinte para elogiar a organização. O Rotary Club de Guararapes já realizou eventos semelhantes e surpreenderam-se com a organização e proporção do êxito do projeto, assumiram ter aprendido conosco durante o planejamento e execução, bem como se divertiram estando em contato com a “energia da juventude”. Ainda sob o viés rotário, a Costelada aproximou o Rotary e Rotaract do Interact, o projeto proporcionou a aproximação espontânea desses clubes. Durante a festividade, os clubes trabalharam descontraidamente e trocaram muitas risadas. Por parte dos convidados, a tarde foi tida como prazerosa e confortável. Gostaram do ambiente e a ideia de jovens trabalhando visivelmente gerou um ar de felicidade. O bingo foi abertamente aclamado e até hoje há comentários positivos a respeito dele. Constantemente perguntam sobre quando será a próxima edição, fator esse responsável pela repetição desse projeto que passará a ser anual. Sob a perspectiva familiar, o projeto gerou a aproximação das famílias sanguíneas com a família rotária. Os pais, responsáveis e familiares conheceram as demais famílias e interactianos. Fator esse que gerou um significativo e emocionante apoio dos pais ao Interact. Durante a XXVI ADIC, por exemplo, os pais se fizeram presentes doando bolos e vigiando os interactianos justamente por terem se aproximado da Família Rotária e entre si na Costelada. Internamente, o projeto evidenciou o preparo dos associados. Em todos os momentos, todos estavam trabalhando e sempre eram proativos perguntando o que precisava ser feito. Na reunião seguinte após o projeto, a presidente pediu para todos irem à tribuna dar um feedback e, por unanimidade, o projeto foi tido como divertido e motivador, apesar do esforço demandado. Foi perceptível a aproximação e animação desse projeto. O êxito da Costelada motivou empenho dos associados para sediar o evento e, proporcionando autoconfiança aos associados mais novos e orgulho aos mais velhos. Por fim, o lucro superou largamente o objetivado, sendo de R$10.272,58.



Desafios

As maiores dificuldades durante a realização fora a arrecadação de brindes para o bingo. Eventos como este são comuns na comunidade guararapense, o que trouxe a insegurança e incerteza de que a comunidade doaria e seria parceira do evento na proporção esperada. Em surpresa, a sociedade guararapense abraçou o projeto de maneira acolhedora e empática e o resultado foi a participação de mais de 40 lojas nos produtos que fizeram parte do bingo.



Outros Projetos