Interact Club de Dracena
Endereço
Dracena
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Dracena
Objetivos
Desenvolver um projeto, para a Semana Distrital de Interact 2025, referente a categoria de serviços à comunidade, com o objetivo de doar itens de higiene básica para instituições da cidade de Dracena.
Metas
Definir o foco principal do projeto, levando em conta os itens que seriam doados. Determinar os pontos de arrecadação mais favoráveis para o sucesso do projeto. Estabelecer as instituições e/ou organizações não-governamentais mais necessitadas para receberem as doações. Deliberar funções para a comissão organizadora do projeto, visando facilitar o planejamento e a execução do mesmo.
Razão do Projeto
O clube identificou a necessidade de desenvolver esse projeto para participar de uma das sugestões da Semana Distrital de Interact 2025, focada na categoria de serviços à comunidade. Além disso, a familiaridade dos associados com projetos baseados em doações, fez com que os mesmos quisessem realizar uma arrecadação de itens de higiene pessoal.
Beneficiários
As mulheres acolhidas pelas organizações "Casa dos Velhos" e "Casa da Criança e do Adolescente"
Resumo do Projeto
No dia 8 de Março de 2025, o Interact Club de Dracena realizou uma arrecadação de itens de higiene feminina em três farmácias do município: "Drogazé", "Farmais" e "Droga Raia". Por fim, no dia 18 de Março de 2025, os associados realizaram a entrega das doações para duas organizações não-governamentais que alojam mulheres da cidade: "Casa dos Velhos" e "Casa da Criança e do Adolescente".
Resultados
Totalizando as arrecadações dos três pontos de coleta, cinco caixas de papelão grandes foram cheias com doações. Para a “Casa dos Velhos”, distribuiu-se três caixas com fraldas geriátricas, shampoos, condicionadores e sabonetes, enquanto para a “Casa da Criança e do Adolescente”, as duas caixas restantes contendo absorventes, giletes, sabonetes íntimos e cremes foram distribuídas. A imagem pública do clube foi significativamente fortalecida através da divulgação da arrecadação e das doações pelos interactianos e pelas redes sociais do Interact. Além disso, os associados sentiram-se gratificados com o sucesso do projeto, causando um aumento do comprometimento dos mesmos com o clube.
Descrição
Durante a vigésima sexta reunião ordinária do clube, no dia 31 de Janeiro, a Comissão de Projetos apresentou a ideia primordial deste projeto aos associados. Foi apontada a necessidade da realização de um projeto focado na categoria de serviços à comunidade, em prol da participação do clube em uma das sugestões de projetos da Semana Distrital de Interact 2025. Com isso, os interactianos sugeriram que o clube realizasse uma arrecadação de certos itens e, posteriormente, que estes fossem doados para instituições necessitadas desses produtos. Assim, na vigésima sétima reunião ordinária, no dia 7 de Fevereiro, o clube decidiu arrecadar itens de higiene feminina, visto a falta de produtos como absorventes e sabonetes íntimos em muitas organizações da cidade focadas no acolhimento de mulheres. Para isso, as farmácias “Drogazé”, “Farmais” e “Droga Raia”, as três mais movimentadas do município, foram escolhidas como pontos de arrecadação, enquanto as instituições “Casa dos Velhos” e “Casa da Criança e do Adolescente”, ambas apresentando mulheres alojadas em suas sedes, foram escolhidas para receberem as doações. Ademais, em consenso, o clube escolheu realizar o projeto no dia 08 de Março, por ser o Dia Internacional da Mulher, trazendo mais visibilidade ao mesmo. Então, a comissão organizadora do projeto deliberou tarefas específicas para cada associado, desde entrar em contato com as organizações parceiras até conseguir os objetos necessários para confecção de cartazes e caixas para coleta das doações, a fim de facilitar o processo de planejamento. Assim sendo, o clube desenvolveu ofícios, contendo as informações do projeto e o pedido de parceria no mesmo, para serem entregues às farmácias e às instituições escolhidas para auxiliarem no projeto. Por outro lado, os associados conseguiram, de forma gratuita em seus colégios, caixas de papelão em ótimos estados para serem utilizadas como depósitos dos itens arrecadados. Isto posto, na vigésima oitava reunião ordinária, no dia 21 de Fevereiro, o clube foi atualizado sobre a concordância de todas as organizações parceiras em participar do projeto e na aquisição das caixas de papelão pelos interactianos. Ainda nesse aspecto, houve uma discussão sobre os cartazes para a arrecadação, sobre as informações que estes deveriam constar e como os associados poderiam confeccionar os mesmos. Consequentemente, o clube concordou que cada interactiano deveria ajudar ao levar utensílios gráficos, como canetas, tesouras e réguas, no encontro semanal antecedente ao projeto, além de se utilizar três cartolinas, restantes de outro projeto realizado pelo clube, para montar os cartazes. Portanto, na trigésima reunião ordinária, no dia 07 de Março, os associados confeccionaram três cartazes, contendo o nome do clube e do projeto e os dados de quais itens poderiam ser doados para qual instituição. Ainda, a Comissão de Imagem Pública gravou um vídeo, postado nos stories do Instagram, com o presidente do clube divulgando os pontos de arrecadação e convidando a comunidade para contribuir com o projeto. Isto posto, o clube foi dividido em três grupos, cada um responsável por estabelecer-se em um dos três pontos de arrecadação. Desta maneira, na manhã do dia 08 de Março, os grupos se organizaram em frente às três farmácias do centro da cidade, com as caixas de papelão e os cartazes feitos no dia anterior. Os interactianos presentes, por volta de 75% do total de associados do clube, abordaram cuidadosamente as pessoas que entravam nos estabelecimentos, explicando de maneira breve, com o auxílio dos cartazes, o intuito do projeto e solicitando a doação de itens de higiene feminina. Ao fim do projeto, todas as caixas de papelão, contendo as doações, foram recolhidas e armazenadas na moradia do presidente do clube. À vista disso, no dia 18 de Março, os associados realizaram a entrega das arrecadações na “Casa dos Velhos” e na “Casa da Criança e do Adolescente”. Ambas as instituições agradeceram imensamente ao clube pela iniciativa e pelos produtos doados. Para finalizar, na trigésima segunda reunião ordinária, no dia 21 de Março, recebeu-se o feedback do projeto, com os agradecimentos das instituições parceiras e os depoimentos dos interactianos sobre o resultado da arrecadação.
Desafios
Em alguns momentos, quando os associados abordavam as pessoas que estavam entrando nas farmácias, o público-alvo não prestava atenção nas falas dos interactianos e nem nas informações dos cartazes. Por isso, o clube se sentiu desmotivado para continuar solicitando doações para outras pessoas, mas o incentivo do restante do grupo era suficiente para animar os associados novamente e continuarem as abordagens.
Metas Alcançadas
A meta principal do projeto foi alcançada, que era realizar com sucesso uma arrecadação de itens de higiene em farmácias e doar estes produtos à instituições carentes e necessitadas dos mesmos.
Impactos
O sentimento de ajudar o próximo sem pensar em si mesmo, relatado pelos associados, foi extremamente gratificante durante todas as etapas do projeto. As mulheres beneficiadas com as doações ficaram gratas pelo carinho e pelo cuidado dos jovens com a higiene feminina, mas os interactianos também agradeceram pela oportunidade de participar de um projeto inspirador como este.