some image

Venda de Pizzas: Dar de Si sem Pensar em Si

07/05/2025

Clube
Interact Club de Dracena

Endereço
Dracena
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Dracena

Orçamento Necessário
R$ 200,00

Objetivos

 

Buscar um produto com baixo custo de produção, possibilitando a venda relativamente favorável do mesmo. Elaborar métodos eficazes de comercializar o produto escolhido. Examinar possíveis empresas parceiras no projeto, a fim de diminuir os custos e aumentar os lucros do mesmo.

 

 



Metas

 

Desenvolver um projeto financeiro mais viável que os realizados anteriormente pelo clube, visando a conquista de fundos para futuras atividades do Interact.

 

 



Razão do Projeto

O clube identificou a necessidade de desenvolver esse projeto ao perceber que o projeto financeiro que era realizado anteriormente, o Pedágio Solidário, não estava mais sendo viável. Todos os meses, o lucro deste projeto era baixo,  além do que a participação e o interesse dos interactianos pelo projeto foi diminuindo ao decorrer do tempo. O caixa do clube estava sempre baixo, impossibilitando o mesmo de desenvolver projetos mais elaborados e eficazes. Por isso, houve uma discussão sobre outra alternativa para conseguir fundos para futuras atividades, surgindo a ideia da venda de pizzas.



Beneficiários

As pessoas que colaboraram com o projeto ao comprar as pizzas, mas principalmente o caixa interno de clube.



Resumo do Projeto

Venda de 130 pizzas, em parceria com o Merka Frios de Dracena, em prol da arrecadação de fundos para futuras atividades do clube.



Resultados

O caixa do clube aumentou em R$2.500,00, possibilitando a realização de projetos mais bem elaborados e da participação do clube em eventos distritais.



Descrição

Após o recesso de fim de ano, o clube conversou sobre métodos de conseguir fundos sem a realização do projeto “Pedágio Solidário” (que se tornou inviável), surgindo a ideia de vender algo. Em reuniões futuras, escolheu-se as pizzas como produto e discutiu-se sobre conseguir parcerias com locais da cidade para a confecção das pizzas, dos talões de venda e dos cartões de brinde. Após a discussão, os associados entraram em consenso de contatar o Merka Frios e a Gráfica Pontual, estabelecimentos de Dracena, que aceitaram a proposta para colaborarem no projeto. Então, o clube escolheu vender 125 pizzas, cada uma por R$45,00 e conseguindo R$20,00 de lucro por unidade, já que a confecção de cada uma era de R$25,00. O dia 26 de Abril foi escolhido para realizar a retirada das pizzas diretamente no Merka Frios, estas que teriam cartões de brinde anexados em cada unidade. Estes cartões continham palavras de agradecimento às pessoas que colaboraram no projeto ao comprar as pizzas, um QR Code redirecionado às redes sociais do Interact, números de telefone do presidente e da conselheira do clube para contato, sementes de girassol e um pirulito. Cada interactiano teve aproximadamente um mês para vender cinco pizzas, podendo pegar mais um talão caso conseguisse vender mais unidades. No dia 26 de Abril, das 11h às 14h, ocorreu a entrega das pizzas. Os interactianos se organizaram em grupos, de cinco pessoas ou mais, para permanecer no local em turnos de uma hora por grupo, auxiliando as pessoas que chegavam para retirar suas pizzas e entregando os cartões de brinde. Ao fim do projeto, 100% das pizzas foram vendidas e retiradas no Merka Frios com sucesso. As vendas renderam R$2.600,00 de lucro, valor extremamente gratificante ao clube, que se esforçou muito nas vendas e que alcançou seus objetivos. 



Desafios

Em alguns momentos, o comprometimento dos interactianos com as vendas não foi como esperado. Enquanto algumas pessoas conseguiram vender até mais de cinco pizzas, outras não se esforçaram tanto, vendendo apenas duas ou três unidades. Porém, após a mesa diretora discutir sobre isso em reunião, as vendas foram melhorando, contribuindo para o sucesso do projeto.



Metas Alcançadas

Desenvolver um projeto financeiro para aumentar o caixa interno do clube, podendo ter continuidade em gestões futuras.



Impactos

 

A imagem pública do clube foi significativamente fortalecida através da divulgação das vendas pelos interactianos e pelo Instagram do clube, além da melhora na comunicação e nas relações de amizade entre os associados.

 

 



Outros Projetos