Interact Club de Dracena
Endereço
Dracena
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Dracena
Orçamento Necessário
R$ 150,00
Objetivos
Identificar um produto de baixo custo e fácil produção para alcançar um público mais amplo, elaborar métodos eficazes de comercializar o produto escolhido e tornar este projeto contínuo em gestões futuras.
Metas
Desenvolver um projeto para a participação do clube em uma das propostas da Semana Mundial de Interact 2024, este focado na categoria de Fundação Rotária. Assim, focando na venda de algum produto para realizar uma doação à Fundação Rotária com 80% do lucro da comercialização deste alimento.
Razão do Projeto
Ao observar a carência na realização de projetos relacionados a Fundação Rotária, o clube decidiu utilizar da Semana Mundial de Interact 2024 como um incentivo para o desenvolvimento de uma atividade assim.
Beneficiários
Os consumidores que adquiriram os brigadeiros, mas especificamente o caixa interno do clube, já que o objetivo do projeto era doar 80% do lucro total das vendas para a Fundação Rotária.
Resumo do Projeto
Venda de brigadeiros no centro da cidade, a fim de doar 80% do lucro final do projeto ao fundo Pólio Plus da Fundação Rotária.
Resultados
O projeto gerou R$154,00 de lucro e R$125,00 em doação para a Fundação Rotária.
Descrição
A Comissão de Projetos apresentou, em reunião ordinária, a necessidade de realizar um projeto relacionado à Fundação Rotária para a Semana Mundial do Interact de 2024. Os associados consideraram a possibilidade de realizar a venda de um produto, destinando 80% do lucro à Fundação Rotária, especialmente ao Fundo Pólio Plus. O item escolhido foi o brigadeiro, por ser fácil de preparar e vender. O clube, após discutir o projeto com os associados, aprovou a proposta. Em seguida, foram realizadas duas reuniões para planejar a execução do projeto, com a troca de ideias entre os membros. Um acordo foi firmado e os itens para a produção dos brigadeiros foram adquiridos em mercados da cidade. Três receitas foram preparadas na residência de um dos interactianos e, durante a reunião antecedente ao projeto, os membros auxiliaram na produção, enrolando, granulando e colocando os doces em formas. Em seguida, organizaram os brigadeiros, colocando quatro unidades em um pequeno pote. A equipe foi ao centro da cidade, onde há maior movimento de pessoas, para alcançar um número maior de potenciais compradores. Abordaram as pessoas explicando o que é o Interact, o motivo da venda e que os recursos seriam destinados à erradicação da poliomielite no mundo, oferecendo um pote por R$ 8,00 e dois por R$ 14,00.
Desafios
Uma dificuldade encontrada foi a escolha do item para venda. No entanto, esse desafio foi superado com a colaboração de todos os membros do clube, por meio de um processo de brainstorming. Outro obstáculo surgiu durante as vendas, quando alguns indivíduos se mostraram relutantes em adquirir o produto, seja por questões de preço ou por falta de interesse. Essa dificuldade foi contornada com a insistência na abordagem de potenciais clientes e com a busca por um público maior. Considerando que a ação ocorreu em uma manhã de sábado, momento em que havia um fluxo intenso de pessoas nas ruas, o esforço conjunto e a concentração na venda foram cruciais para superar esse desafio.
Metas Alcançadas
A realização de um projeto focado na venda de um produto, com 80% do lucro da comercialização deste sendo doado à Fundação Rotária. Além disso, a possibilidade de continuidade do projeto em gestões futuras.
Impactos
A imagem pública do clube foi significativamente fortalecida através da divulgação das vendas pelos interactianos e pelo Instagram do clube, além da melhora na comunicação e nas relações de amizade entre os associados.