some image

Campanha: Adote uma Bucha Vegetal

25/05/2025

Clube
Interact Club de Ribeirão Preto-Norte

Endereço
Ribeirão Preto, SP
SP
Brazil

Clube Patrocinador
Rotary Club Ribeirão Preto - Norte

Objetivos

Encorajar pessoas a substituirem a bucha de lavar louça sintética pela vegetal.



Metas

Criar um movimento em prol do uso de recursos sustentáveis e não poluentes



Razão do Projeto

Conscientização da necessidade de reduzir o consumo de plásticos. 



Beneficiários

A comunidade e sociedade como um todo. No limite, gerações futuras.



Resumo do Projeto

Os membros do interact fizeram uma apresentação citando a questão da poluição ambiental em todos os níveis, mas focando principalmente na poluição causadas por plásticos. O foco foi a bucha sintética usada atualmente para lavar louças. Os jovens apresentados dados mostrando os malefícios não apenas para o meio ambiente mas também para saúde human, considerando a dificuldade de higienização. Uma opção ecológica foi apresentada. Todos as pessoas presentes na reunião festiva do Rotary Club Norte receberam uma bucha e encorajados a aderir à campanha.  

A campanha segue no Instagram.



Resultados

No geral, o lançamento da campanha foi bem recebido pelo companheiros do club. Os jovens falaram muito bem e todos os presentes se animaram com a proposta de substituir a bucha de louça sintética. A campanha ainda permanece nas redes sociais. 



Descrição

Os jovens trabalharam, com o apoio da conselheira, no desenvolvimento de uma apresentação em que foram apresentados dados concretos sobre a poluição do meio ambiente por materiais sintéticos, principalmente plásticos. Foram compradas buchas vegetais que receberam um tratamento (higienização, preparação) e foram distribuídas para todos os presentes. 



Desafios

O engajamento dos jovens é dificultado por uma questão de logísitica. Eles tem dificuldade de se locomover e fazer a compra de materiais, o que demanda do apoio de adultos. 



Impactos

Ainda é cedo para medirmos o impacto da campanha. Esperamos mais adesão nas mídias sociais, o que nos dará uma ideia do engajamento do público. Por isso, ainda não entendemos que as metas foram atendidas.



Outros Projetos