Interact Club de Santiago
Endereço
Santiago
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Santiago
Objetivos
O objetivo principal do projeto foi realizar um momento de integração entre os associados e os participantes da APAE com a culminância do desenvolvimento dos alunos da instituição. Além disso, como objetivo específico, tivemos o fornecimento de apoio a APAE, através da distribuição de lanches, destaca-se também o desenvolvimento de parcerias com a finalidade da instituição conseguir recursos e auxílios, além de promover momentos de afeto e escuta aos alunos.
Metas
- Desenvolver os alunos da APAE;
- Criação de laços entre os alunos e os interactianos;
- Melhorar a relação entre os associados .
Razão do Projeto
O projeto foi pensado a partir da percepção da necessidade da aproximação entre os associados do Interact Club de Santiago e os participantes da APAE, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades para os alunos da instituição, e a prestação de apoio à APAE. Além disso, buscava-se um projeto que incentivasse os associados a estarem ativamente na comunidade e desenvolvessem laços entre si e com os alunos da APAE, reforçando o compromisso social do Interact com a população. Nesse contexto, o clube também procurava um projeto em prol da sociedade que se tornasse permanente dentro do Interact e que se perpetuasse para as próximas gerações do clube.
Beneficiários
Os principais beneficiados foram os próprios participantes da APAE, que poderão desenvolver habilidades, como o aperfeiçoamento da psicomotricidade e desenvolvimento de relações interpessoais, que contribuirão nas vidas privadas dos alunos. Além disso, o projeto também conta com momentos com a interação dos interactianos com os alunos da APAE, com objetivo de escutá-los e proporcioná-los um momento de carinho e afeto.
Resumo do Projeto
O projeto "Sexta na APAE 2.0", sugerido pelo conselheiro Rubem Denovam, consiste em uma visita mensal do Interact Club de Santiago à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santiago-RS, com o objetivo de realizar dinâmicas que incentivam o desenvolvimento da psicomotricidade e socialização dos alunos da instituição, além de ações de integração, como lanches e momentos de descontração. As ações contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Santiago e a Secretaria de Esportes da cidade, além da tradicional parceria com o Rotary Club de Santiago. Com isso, pretende-se criar um vínculo efetivo e duradouro entre os associados visitantes e os participantes da APAE. Dessa forma, o projeto perpetua-se ao longo de ano rotário, sendo realizado toda última sexta-feira do mês, tornando-se marca registrada do clube na comunidade santiaguense.
Resultados
Os resultados quantitativos consistiram no impacto das atividades para em média 25 alunos da APAE de Santiago-RS. Em relação aos resultados qualitativos, destacam-se o desenvolvimento de habilidades aos alunos da instituição, que contribuirão na vida pessoal deles. Além disso, com o convívio, houve a criação de laços com os interactianos, com momentos de escuta e troca de afetos, além tardes de descontração, com a alegria dos alunos e dos interactianos, com as dinâmicas realizadas e os lanches fornecidos. Destaca-se também o melhoramento do convívio entre os interactianos e a empolgação para a criação de novos projetos na avenida de serviços à comunidade.
Descrição
O projeto "Sexta na APAE 2.0" proposto pelo conselheiro do clube e aderido por todos os membros do Interact Club de Santiago vem sendo desenvolvido à 11 meses pelo clube. Dessa forma, para sua consolidação, o projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santiago e da Secretaria do Esporte da cidade. Nesse sentido, a ideia de criação dessa ação pelo clube, pelo companheiro Rubem Donovam, houve excelente aceitação do clube com a ideia, já que tal projeto traria inúmeros benefícios tanto para os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), principalmente, pelo desenvolvimento de habilidades esportivas incentivo ao movimento, aprimoramento da psicomotricidade dos alunos, engajamento da formação de relações sociais entre os alunos e beneficiamento ao alunos através da entrega de presentes, como no natal, e distribuição de
cachorros-quentes. Além disso, os associados também beneficiam-se com o projeto, pois é um privilégio participar de uma experiência tão enriquecedora. No dia 28 de junho, às 13:30 da tarde, os associados foram até à APAE e todos realizaram um momento de integração para que pudessem se reencontrar com as alunos da APAE, já que essa é a segunda edição do projeto, mas que contou com muitas novidades, como as parcerias já citadas e a distribuição de cachorros-quentes e bombons. Além disso, foi feita a apresentação do projeto, firmando o compromisso de que em toda última sexta feira de cada mês, o Interact Club de Santiago realizará uma visita, levando consigo dinâmicas a fim de desenvolver fatores propostos pela família rotária tanto para os associados quanto para os membros da APAE participantes.
Desafios
Não houveram desafios encontrados.