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Copa Pistão

27/06/2025

Clube
Interact Club de Araçuaí

Endereço
Araçuaí
MG
Brasil

Objetivos

O objetivo principal foi arrecadar o maior valor possível com os projetos, valor esse que
seria inteiramente doado para a fundação rotária.



Metas

As metas idealizadas para a realização dos projetos foram:
â— Vender no mínimo 350 rifas                                                                                                                                                    â— Conseguir que 3 empresas assinassem o contrato e se tornassem uma empresa
colaboradora interactiana
â— Vender todos os alfajores
â— Conseguir a participação de pelo menos metade associados em todos os projetos



Razão do Projeto

Já que os projetos realizados durante a copa pistão deveriam ser financeiros, pensamos em
realizar a venda de alfajores e rifas. Aproveitando que a páscoa acontece no mês de abril,
decidimos realizar uma rifa em que o prêmio seria uma cesta de chocolates, além disso a
venda de alfajores foi idealizada pois na maioria das vezes conseguimos um bom lucro
vendendo doces na feira municipal. Porém, para variar um pouco, dessa vez decidimos
fabricar alfajores ao invés de palhas italianas. Além disso, realizamos uma reunião com
alguns empresários da cidade, com o intuito de explicar à eles sobre as ECICs e
convencê-los a se tornarem uma.



Beneficiários

Foram beneficiados diretamente as empresas que se tornaram ECICs, a fundação rotária e
o clube. Por meio da contribuição das empresas com o interact, além de fortalecerem sua
marca, vão demonstrar para o público que são empresas com responsabilidade social
gerando assim, o aumento da confiança das pessoas em comprar os seus produtos. A
fundação rotária conseguiu mais doações possibilitando que ela apoie mais projetos e
campanhas mundiais como a de erradicação da poliomielite. Além disso, a partir do contrato
das empresas, o clube vai conseguir mais recursos financeiros para a realização de seus
projetos, fazendo com que eles sejam feitos de forma mais eficaz e que causem mais
impactos significativos tanto na comunidade, como também nos associados. Foram
beneficiados indiretamente a comunidade, os interactianos e rotarianos. A comunidade
ajudou na arrecadação do valor doado para a fundação rotária que financia projetos que
beneficiam principalmente as comunidades, ou seja, o valor investido por eles na compra de
alfajores e rifas, acaba retornando no futuro. Os interactianos conseguiram contribuir com a
fundação rotária doando o valor arrecadado para a organização, também conseguiram
melhorar sua oratória por meio de ações simples como a venda de alfajores e a
apresentação do slide sobre as ECICs e além disso, fortaleceram seus laços com o Rotary
Club patrocinador por meio da reunião do dia 15 de abril. Os rotarianos se aproximaram
ainda mais dos interactianos a partir do momento que estiveram juntos durante a reunião
com os empresários, fazendo com que eles se sintam cada vez mais engajados a
participarem das ações do Interact.



Resultados

Concluímos todos os projetos realizados durante a Copa Pistão no mês de abril. Obtivemos
um lucro de 1120,72 reais, arrecadado a partir da venda de 54 alfajores, 378 rifas e
contrato com 2 empresas locais. Os projetos foram concluídos com sucesso atingindo todas
as metas traçadas pelo clube.



Descrição

Seguindo o guia da copa pistão, a primeira semana de março era dedicada ao treinamento
e preparação dos clubes para a realização do projeto. Então, no dia 8 de março, os
associados Arthur, Giovanna, Maria Clara e Ana Beatriz participaram do treinamento
preparado pelo distrito. Nele, os interactianos entenderam mais sobre a proposta do projeto
e além disso, aprenderam sobre a fundação rotária, as empresas colaboradoras
interactianas e como planejar projetos financeiros. Durante a segunda semana, ou seja, na
semana do dia 10 de março, realizamos uma dose rotária. No dia 11, o clube havia
realizado o concurso interno de oratória e logo após a finalização do mesmo, o associado
Arthur Ribeiro compartilhou com os demais interactianos uma curiosidade sobre o Rotary.
As semanas 3 e 4 eram dedicadas à elaboração e planejamento dos projetos financeiros.
Então, durante a II reunião extraordinária do clube, realizada no dia 17 de março, discutimos
sobre a copa pistão e os projetos que poderíamos realizar em abril. Nessa mesma reunião,
conversamos sobre a possibilidade de vender alfajor na feira municipal e também sobre as
ECICs. Nas semanas 5, 6, 7 e 8 iríamos realizar os projetos. No dia 1 de abril, durante a
XXIII reunião ordinária, decidimos que iríamos realizar uma rifa de páscoa em que o prêmio
seria uma cesta de chocolates, além disso iríamos realizar a venda de alfajor, porém não
tínhamos um local para realizar a fabricação dos mesmos. Nessa mesma reunião,
discutimos sobre a possibilidade de marcar um dia para explicarmos sobre as ECICs para alguns empresários da cidade. Depois, no dia 8 de abril, durante a XXIV reunião ordinária,
cerca de 310 rifas impressas por algumas interactianas foram entregues aos demais. Cada
rifa era 2 reais e o sorteio seria realizado no dia 29 de abril, a ideia era que os associados
que vendessem todas as suas rifas antes do dia do sorteio, deveriam enviar mensagem
para a presidente para que ela pudesse imprimir e entregar mais rifas para eles. Nesse
mesmo dia, marcamos a reunião com os empresários para o dia 15 de abril, às 19:30. Ficou
decidido que a presidente Giovanna, juntamente com os associados Matheus, Isabella,
Brenda e Ana Beatriz iriam apresentar sobre as ECICs no dia marcado, além disso os
interactianos deram sugestões de empresas que poderiam ser convidadas para o dia. Ainda
no dia 8 de abril, a associada Brenda disponibilizou sua casa para realização dos alfajores,
marcando também a data para a sua fabricação para o dia 23 de abril, às 14 horas.
Posteriormente, no dia 9 de abril, a comissão de imagem pública fez um convite, o qual foi
divulgado no instagram do clube, convidando as empresas locais para a reunião. Durante
os 13 e 14 de abril, os interactianos responsáveis pela apresentação do dia 15 decidiram
os tópicos que seriam apresentados, sendo eles “o que é o interact?”, “projetos que já
realizamos”, “o que é ECIC?”, “Fundação Rotária”, “qual o destino do dinheiro arrecadado?”,
“quais os benefícios desse programa para o empresário?” e “quais os planos ofertados?”.
Além disso, também tiveram a ideia de servir um lanche após a apresentação, então a
presidente e o tesoureiro se encarregaram de comprar algumas comidas e bebidas. O
lanche serviria para proporcionar um momento de descontração e interação entre
rotarianos, empresários e interactianos. Posteriormente, no dia 15 de abril, a presidente
enviou mensagem no grupo de WhatsApp do clube pedindo a presença de todos às 19:15
para fazerem a organização do local. No horário marcado, os interactianos foram chegando
e organizando as cadeiras e os lanches. Após alguns minutos, com a presença dos
rotarianos e empresários, o presidente do Rotary Club deu início a reunião. Concluídos os
serviços protocolares e da secretaria do Rotary, o presidente, Geraldo Rodrigues, passou a
palavra para a presidente do Interact Club de Araçuaí que pediu para todos virarem suas
cadeiras, para que ficassem de frente para a parede que seria exibida a apresentação. A
associada Isabella que fez o slide, ligou o projetor e começou a apresentar. Então, os
associados Matheus, Giovanna, Brenda e Ana Beatriz apresentaram sobre todos os tópicos
citados anteriormente. Após a finalização da apresentação do slide, a presidente, Giovanna
Vieira, agradeceu a presença e atenção de todos, deixando os presentes à vontade para a
realização de perguntas. Logo após o momento de tirar as dúvidas ser finalizado, o lanche
foi servido. Esse momento foi essencial para o fortalecimento dos laços entre Rotary e
Interact, além de permitir que os empresários conhecessem melhor os interactianos e
rotarianos. Também havíamos imprimido uma lista de presença, que além do espaço para
nomes havia também espaço para que os empresários escrevessem o nome da sua
empresa e número de telefone, fazendo com que tivéssemos acesso ao número dos
empresários possibilitando que enviássemos mensagem para eles posteriormente para
perguntar se tinham interesse em realizar um contrato. Estiveram presentes os interactianos
Raul, Giovanna, Arthur, Maria Clara, Matheus, Isabella, Brenda e Ana Beatriz, os visitantes
Pedro Antônio, Ana Júlia e Enzo, os rotarianos Geraldo, Juliana, Rackscilene, Pedro, Paulo,
Marcos, Luiz, Joaquim, Jorge, Nilma, Sérima e Cleuber, os convidados Kelly, Girlane e
Maria das Graças. Além dos 3 empresários convidados, muitos rotarianos também possuem
empresas, então tivemos a presença de 10 empresários representando 9 empresas (os
convidados Kelly e Girlane representavam a mesma empresa). O projeto foi finalizado no
dia 15 de abril, por volta das 20:50. No dia seguinte, ou seja, no dia 16 de abril, a comissão
de imagem pública publicou nos stories do instagram do clube uma mensagem de
agradecimento a todos os presentes no projeto. Além disso, a presidente mandou
mensagem para os empresários que estavam presentes no dia anterior, perguntando se
eles tinham interesse em assinar algum plano. No dia 22 de abril, durante a XXV reunião
ordinária, a presidente lembrou os associados da confecção dos alfajores que aconteceria no dia 23 de abril. Além disso, marcou as vendas para o dia 26 de abril, às 8:00, reforçando
a importância da presença de todos nesse dia. Ainda no dia 22 de abril, o restaurante TITITI
assinou o contrato nível ouro por 6 meses. Seguidamente, no dia 23 de abril, os associados
Guilherme, Roviane, Giovanna, Brenda e Ana Beatriz, as aspirantes Tainá e Mayara se
encontraram, às 14:00, na casa da Brenda. Então, dividimos as tarefas entre os
interactianos presentes e começamos a fazer os doces. Fabricamos e embalamos 54
alfajores até às 15:30. Nesse mesmo dia, já conseguimos vender 6 restando somente 48
doces para vendermos na feira. 24 alfajores foram deixados na casa da Brenda e outros 24
foram levados para a casa da presidente. No início, havíamos pensado em vender cada
alfajor por 4 reais, mas algumas pessoas deram a sugestão aumentarmos o valor para 5
reais, então decidimos alterar o valor. Se a pessoa comprasse um alfajor ela teria q pagar 5
reais, mas se comprasse dois, eles sairiam por 8 reais. No dia 26 de abril, às 8:00, nos
encontramos em frente a Indiana, uma farmácia que fica no centro, perto da feira municipal.
Estiveram presentes os associados Arthur, Ana Beatriz, Raul, Brenda, Giovanna, Guilherme
e Isabella. Em um projeto realizado anteriormente pelo clube havíamos imprimido e
plastificado o qr code do pix do clube, porém perdemos ele. Então, antes de iniciarmos as
vendas, Giovanna, Isabella e Ana Beatriz foram em uma papelaria para imprimir e plastificar
dois qr codes. Logo após, começamos as vendas. Andamos pelo centro oferecendo os
doces em lojas e para pessoas que passavam pelas ruas. Felizmente, às 9:30, finalizamos
o projeto com a venda de todos os alfajores. Aproveitamos o resto da manhã para comprar
as coisas utilizadas para o prêmio da rifa de páscoa. Primeiro, fomos até o supermercado e
lá compramos 2 caixas de bombons, 1 bis de oreo, 1 barra de chocolate ao leite, 1 barra de
chocolate de cookies in cream e uma caixa de biscoito look. Depois, fomos até uma loja de
doces e embalagens e lá compramos 12 mini finis, uma cesta, um saco plástico e um laço.
Por último, fomos até uma papelaria e compramos um papel seda. Todos esses materiais
ficaram com a presidente, responsável por montar a cesta. Nesse mesmo dia, ela colocou o
papel seda no fundo da cesta, logo após colocou a caixa de bombom, o biscoito look, o bis,
as duas barras de chocolate e as finis. Posteriormente, abriu a segunda caixa de bombom,
colocando todos eles junto com os outros doces. Para finalizar, embrulhou toda a cesta com
o saco plástico e colocou o laço. Antes do início da XXVI reunião ordinária, realizada no dia
29 de abril, todos os interactianos entregaram as rifas e o dinheiro para o tesoureiro. Logo
após a finalização da reunião, os papeis com os nomes das pessoas foram colocados em
uma ecobag e então, foi gravado um vídeo em que a presidente realizou o sorteio. A
vencedora foi a Ana Júlia Loyola. Esse vídeo foi postado no instagram do clube junto com
um agradecimento às pessoas que nos ajudaram comprando as rifas. No outro dia, ou seja,
no dia 30 de abril, a cesta foi entregue à ganhadora, a qual ficou bastante feliz com o
prêmio. Depois da reunião com os empresários, os donos da empresa Irrigações Cardoso
se mostraram interessados em assinar o contrato. Então, no dia 6 de maio, o associado
Arthur, sobrinho dos empresários, pegou o contrato com a presidente e levou para os tios.
No dia 13 de maio, Girlane, dono da empresa, assinou o contrato nível ouro por 6 meses.



Desafios

O único desafio encontrado foi que havíamos perdido o qr code do pix do clube, porém isso
não impediu a venda dos alfajores. Antes de iniciarmos o projeto, imprimimos 2 novos qr
codes.



Impactos

Os projetos impactaram significativamente a comunidade que será beneficiada a partir de
projetos mais eficazes do clube. E também a fundação rotária que receberá uma quantia
que poderá ser usada para a realização de mais projetos que ajudem as pessoas ao redor
do mundo.



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