some image

Interação Cultural com o Peru

10/09/2018

Clube
Interact Club de Bambuí

Endereço
Bambuí
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Bambuí

Orçamento Necessário
R$ 5,00

Objetivos

Nós tinhamos como objetivo, criar uma ligação entre o Interact Club de La Perla y Sullana (Peru) e o Interact Club de Bambuí a partir de interações entre os dois clubes. Além dessa relação interna entre Interacts Clubs nós tinhamos o objetivo de passar um pouco de conhecimento sobre o Peru para a população local através de entrevistas com pessoas da nossa comunidade, essas entrevistas seriam gravadas e editadas para que o público adquirisse mais conhecimentos sobre o país do nosso clube parceiro.



Metas


Nós tinhamos definido no inicio do projeto duas metas principais para o projeto: A primeira consistia em fazer contato com algum clube do Peru (país definido pelos membros da comissão) e a segunda em fazer entrevistas nas ruas para descobrir: "O que brasileiro sabe sobre o Peru?" as entrevistas seriam gravadas, editadas e postadas em nossas redes sociais com intuito de levar o conhecimento à população.



Beneficiários

Os beneficiários diretos são os interactianos dos clubes de Bambuí e La Perla y Sullana, que através deste projeto tiveram a possibilidade de entender um pouco mais sobre a cultura de outro país a partir de um contato mais direto com os interactianos do clube parceiro. Outros beneficiários diretos foram os entrevistados que ao não saber a resposta certa, o entrevistador dizia qual era ensinando-o dessa forma. De forma indireta foi o público dos vídeos que ao mesmo tempo que davam risada do vídeo estavam aprendendo algo sobre o Peru. E toda a população no geral, a qual foi beneficiada com o progresso rumo à paz munidal, esse projeto é um pequeno avanço para tal.



Descrição

Importância
A importância de um projeto feito com um clube de outro país é principalmente entender a cultura do país do nosso clube parceiro e passar um pouco da nossa cultura à eles. Assim combatendo a desinformação e principalmente os estereótipos que cercam ambos países. Outra importância é que através desse contato com um clube de outro país é que ao criar laços com eles estamos mais próximos uns dos outros e assim contribuímos um pouco com a paz mundial.

Desenvolvimento
A primeira fase do projeto foi entrar em contato com algum clube do Peru, não foi uma tarefa muito complicada tendo em vista que os companheiros peruanos são usuários frequentes das redes sociais e toparam de cara participar do projeto conosco. A segunda fase era fazer a interação de fato. Então decidimos fazer ela em três partes:  A primeira nós iriamos trocarmos videos mandando saludos (saudações em espanhol) uns aos outros, então nós gravamos nosso vídeo e enviamos à eles e eles gravaram um vídeo e mandaram para nós. Cada clube postou o vídeo do clube parceiro em suas redes sociais. A segunda etapa foi fazer um grupo de What's App onde haviam os associados dos dois clubes para haver uma melhor interação entre os associados dos dois clubes. A terceira etapa consistia em cada clube fazer um quiz sobre o país do clube parceiro na sua própria reunião, para que cada associado mostrasse seus conhecimentos sobre o país do clube parceiro e se não soubesse aprendesse um pouco mais. A terceira fase do projeto consistia em o nosso clube fez um vídeo visando entretenimento a partir de entrevistas na rua com pessoas aleatórias fazendo perguntas sobre o Peru, por mais que objetivo do vídeo fosse fazer uma sátira quanto a desinformação do nosso país quanto aos nossos vizinhos, essas entrevistas também trouxeram conhecimento aos próprios entrevistados e as pessoas que assistiram o vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=Pcq9WgThUP4&t=150s

Desenvolvimento

A primeira fase do projeto foi entrar em contato com algum clube do Peru, não foi uma tarefa muito complicada tendo em vista que os companheiros peruanos são usuários frequentes das redes sociais e toparam de cara participar do projeto conosco. A segunda fase era fazer a interação de fato. Então decidimos fazer ela em três partes:  A primeira nós iriamos trocarmos videos mandando saludos (saudações em espanhol) uns aos outros, então nós gravamos nosso vídeo e enviamos à eles e eles gravaram um vídeo e mandaram para nós. Cada clube postou o vídeo do clube parceiro em suas redes sociais. A segunda etapa foi fazer um grupo de What's App onde haviam os associados dos dois clubes para haver uma melhor interação entre os associados dos dois clubes. A terceira etapa consistia em cada clube fazer um quiz sobre o país do clube parceiro na sua própria reunião, para que cada associado mostrasse seus conhecimentos sobre o país do clube parceiro e se não soubesse aprendesse um pouco mais. A terceira fase do projeto consistia em o nosso clube fez um vídeo visando entretenimento a partir de entrevistas na rua com pessoas aleatórias fazendo perguntas sobre o Peru, por mais que objetivo do vídeo fosse fazer uma sátira quanto a desinformação do nosso país quanto aos nossos vizinhos, essas entrevistas também trouxeram conhecimento aos próprios entrevistados e as pessoas que assistiram o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=Pcq9WgThUP4&t=150s



Metas Alcançadas

Nós antigimos as metas que traçamos no inicio do projeto, que eram fazer um contato com um clube de outro país e fazer uma entrevista com os brasileiros para ver o quanto nós sabemos sobre o país desse clube parceiro. O contato superou as espectativas tanto que o fizemos de três formas e foi mais do que satisfatório e a entrevista atingiu seu objetivo de cômica e ao mesmo tempo ter o seu ar educativo, dadas suas devidas proporções.



Impactos

A curto prazo foi a questão do conhecimento adquirido seja os interactianos de La Perla e de Bambuí, seja dos entrevistados ou seja do publico do vídeo que o projeto proporcionou. Na vontade que todos acabaram por ter de um dia conhecer o Peru e suas maravilhas em especial Machu Picchu que foi muito citada. E a longo prazo creio em umarelação cada vez mais próxima entre os dois clubes de Interact e quem sabe uma visita, nunca se sabe.



Outros Projetos