some image

Campanha da Pólio

15/09/2018

Clube
Interact Club de Três Lagoas

Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club Três Lagoas e Rotary Club Cidade das Águas

Objetivos

Conscientizar a população sobre a poliomelite, incentivando a vacinação infantil.



Metas

Conscientizar o máximo de cidadãos possível para que a vacinação alcançasse 95% da população infantil do município



Beneficiários

Toda a população treslagoense foi beneficiada com a ação, especialmente as crianças do município que encontram-se agora livres da doença.



Descrição

Importância
Os casos da doença, que estava quase erradicada no país, subiram consideravelmete devido à um surto do vírus, sendo de extrema importância a consciêntização dos moradores a respeito da vacinação infantil e como ela é necessária contra a pólio, evitando assim a proliferação dessa enfermidade.

Desenvolvimento
Inicialmente, ocorreram reuniões semanais durante todo o mês de agosto para, junto com os Rotarys e o Rotaract, decidirmos como seriam as mobilizações, os locais e como abordaríamos a população. Nos dias 11 e 25, o clube fez-se presente no centro da cidade para a realização da panfletagem sobre a doença. Os associados conversaram com a população durante a entrega dos panfletos e rodaram por algumas ruas próximas aos locais de vacinação. Ainda, houve a divulgação da campanha em todas as redes sociais do clube e dos interactianos, buscando alcançar o maior público possível. Ademais, o clube contribuiu com R$ 90,00 para o aluguel de um carro de som que rodaria a cidade anunciando os postos de vacinação. Alguns dos rapazes do clube se dispuseram a se fantasiarem de Zé Gotinhas para a interação com as crianças, a qual ocorreu no centro da cidade. Enquanto estavam fantasiados, os garotos dançavam e faziam brincadeiras nas faixas de pedestre (enquanto os sinais estavam fechados) para chamar ainda mais atenção para a causa, divertindo e conscientizando os motoristas. No dia 18, o dia D da vacinação, o clube em peso se dedicou a distribuição de mais panfletos e ao diálogo com a população, nos dividimos em grupos onde, acompanhados pelos nossos Rotarys padrinhos, rodamos a cidade visitando postinhos de saúde para o auxílio da vacinação e indo em bairros carentes para relembrar os moradores do dia D. Além disso, três interactianos se dispuseram novamente a serem os Zé Gotinhas, e foram, junto com a Secretaria de Saúde, em todos os postos da cidade. Ainda, alguns interactianos, juntamente com representantes do Rotary Cidade das Águas, compareceram à estação de uma das rádios local para falar sobre a doença e relembrar aos ouvintes a importância da vacinação. Por fim, no dia 01/09 houve o encerramento da campanha com a abertura de todos os postos para a vacinação, sendo este um último esforço para a erradicação da doença. Dessa forma, ao fim da campanha, conseguimos vacinar mais de 95% da população infantil treslagoense.

Desenvolvimento

Inicialmente, ocorreram reuniões semanais durante todo o mês de agosto para, junto com os Rotarys e o Rotaract, decidirmos como seriam as mobilizações, os locais e como abordaríamos a população. Nos dias 11 e 25, o clube fez-se presente no centro da cidade para a realização da panfletagem sobre a doença. Os associados conversaram com a população durante a entrega dos panfletos e rodaram por algumas ruas próximas aos locais de vacinação. Ainda, houve a divulgação da campanha em todas as redes sociais do clube e dos interactianos, buscando alcançar o maior público possível.

Ademais, o clube contribuiu com R$ 90,00 para o aluguel de um carro de som que rodaria a cidade anunciando os postos de vacinação. Alguns dos rapazes do clube se dispuseram a se fantasiarem de Zé Gotinhas para a interação com as crianças, a qual ocorreu no centro da cidade. Enquanto estavam fantasiados, os garotos dançavam e faziam brincadeiras nas faixas de pedestre (enquanto os sinais estavam fechados) para chamar ainda mais atenção para a causa, divertindo e conscientizando os motoristas.

No dia 18, o dia D da vacinação, o clube em peso se dedicou a distribuição de mais panfletos e ao diálogo com a população, nos dividimos em grupos onde, acompanhados pelos nossos Rotarys padrinhos, rodamos a cidade visitando postinhos de saúde para o auxílio da vacinação e indo em bairros carentes para relembrar os moradores do dia D. Além disso, três interactianos se dispuseram novamente a serem os Zé Gotinhas, e foram, junto com a Secretaria de Saúde, em todos os postos da cidade. Ainda, alguns interactianos, juntamente com representantes do Rotary Cidade das Águas, compareceram à estação de uma das rádios local para falar sobre a doença e relembrar aos ouvintes a importância da vacinação.

Por fim, no dia 01/09 houve o encerramento da campanha com a abertura de todos os postos para a vacinação, sendo este um último esforço para a erradicação da doença. Dessa forma, ao fim da campanha, conseguimos vacinar mais de 95% da população infantil treslagoense.



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas.



Impactos

A curto prazo, conseguimos alcançar quase 100% da população, consientiando-a sobre a poliomelite e conseguindo que a vacinação fosse feita na época correta. Já a longo prazo, garantimos que as crianças desta geração não contraiam a doença, evitando casos de paralisia infantil no local.



Outros Projetos