some image

Um motivo para sorrir

08/10/2018

Clube
Interact Club de Sananduva

Endereço
Sananduva
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Sananduva e Rotary Club Vale do Inhandava

Orçamento Necessário
R$ 5,00

Objetivos

O seguinte projeto teve como objetivo geral, a divulgação acerca da importância de conversar e alertar sobre a gravidade da prática do suicídio, sendo esse, um grave obstáculo que afronta a sociedade desde tempos primórdios. Desse modo, além de divulgarmos nosso clube e alertarmos sobre os perigos da problemática, incentivamos a procura de ajuda profissional e de promover consolo a amigos e familiares perturbados com o problema, intensificando o ideal de que apesar de tudo,  sempre há um motivo para sorrir. 



Metas

O projeto teve como meta principal, levar aos jovens entre as idades de 13 a 18 anos –faixa etária que abrange as principais vítimas de suicídio – uma mensagem de esperança, de que tudo possui uma solução, assim como diz a frase popular, que sempre há “uma luz no fim do túnel”, ou seja, sempre há motivos para sorrir, por mais que pareça não existir. Desse modo, despertar-lhes sobre a  gravidade do assunto, visto que esses, pudessem ajudar aos outros e a si mesmos a não caírem nesse terrível atentado contra a própria existência.



Beneficiários

Os beneficiários diretos foram os alunos, os estudantes que se encontravam nas escolas, os quais receberam nossa mensagem,  além de interagirem conosco em relação a problemática. Os professores, funcionários e todos os que estavam presentes.

Já os beneficiários indiretos foram os próprios companheiros interactianos, que puderam realizar esse lindo projeto inspirador, através de uma experiência de liderança, de oratória, de poder explanar sobre um assunto tão sério a dezenas de pessoas.  Além de estarem contribuindo com uma sociedade melhor. Também, os beneficiários indiretos, possivelmente serão os amigos e familiares dos ouvintes, visto que, os jovens que transmitirem nossa mensagem aos mesmos, serão suas inspirações e ajudas.



Descrição

Importância
A importância do projeto foi determinada, quando ao estarmos findando o mês de combate e prevenção ao suicídio – mês de setembro – percebemos o quão importante seria realizarmos algum projeto que envolvesse essa terrível problemática, tendo em vista a incindência de algumas tentativas de suicídio em nossa cidade.  Sendo assim, logo percebemos a grandiosidade da ação, dado que, com o passar dos anos, o número de suicídas apenas cresce, e nós como interactianos, temos o dever de zelar pelo bem estar social, “protegendo” a comunidade da forma como podemos, e nessa condição, ao explanar esse assunto, promovemos a aceitação e conscientização sobre a importância de tratar o suicídio como um problema de saúde pública e não mais um tabu.  

Desenvolvimento
Aos vinte e seis dias do mês de setembro de 2018, na barraca do Rotary no acampamento Farrapo João Pires de Lima, após uma série de discussões sobre possíveis projetos e problemas sociais, percebemos que estávamos findando um mês de muita importância, setembro, o mês de prevenção e combate ao suicídio. Logo, após diversas ideias serem colocadas em pauta, mas apenas uma fora sancionada e tida como relevante e de grande destaque. A importância de nós jovens Interactianos nos conscientizarmos, para que pudéssemos conscientizar mais pessoas, e que esses, contribuíssem na forma de auxiliarem mais pessoas, funcionaria como uma cadeia de sucesso e de total contribuição. Portanto, decidimos ir em locais de maior abrangência de jovens, aqueles que compõe a faixa etária com maiores indícios de suicídio, jovens de 13 a 20 anos. E como já estávamos findando o mês, precisávamos ser ageis e práticos. Logo, optamos por realizar o projeto na única escola do município a possuir o ensino médio, o Colégio Estadual de Sananduva,  além de ter a maioria de interactianos estudantes, portanto, seria um trabalho mais eficaz. Ademais, também o realizamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Amélia Lenzi Raymundi, com as turmas de 8 º e 9 º anos. Logo, a companheira Camila se dispôs a organizar e comprar os itens necessários para a realização do projeto. Fora confeccionado um grande cartaz com as respectivas cores, que possuiam significados. O cartaz possuia a cor azul, cor que simboliza o Interact, no momento, o Interact Club de Sananduva. Ao meio, o “laço” amarelo, a qual indica o “ Setembro Amarelo”, dedicado a prevenção do suicídio. Os post-its coloridos, simbolizam a alegria, os motivos de felicidade, motivos para sorrir, que cada um colocaria e abrilhantaria o cartaz inicial. Aos vinte e nove dias do mês de setembro, às 8 horas e 30 minutos, reunimo-nos no Colégio Estadual Sananduva, e passamos deixar o nosso recado em todas as turmas de ensino médio, além de 8 º e 9 º anos dessa, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Amélia Lenzi Raymundi. Ao longo do projeto, aproveitamos para divulgar o clube, deixar nossa mensagem de conscientização, prevenção e de esperança.  Ao findarmos nossa visita, concluimos nosso projeto ao deixarmos o nosso cartaz no mural do Colégio Estadual, dado que, toda vez que os estudantes passarem por lá, lembrem que sempre irá existir um motivo para sorrir.

Desenvolvimento

Aos vinte e seis dias do mês de setembro de 2018, na barraca do Rotary no acampamento Farrapo João Pires de Lima, após uma série de discussões sobre possíveis projetos e problemas sociais, percebemos que estávamos findando um mês de muita importância, setembro, o mês de prevenção e combate ao suicídio. Logo, após diversas ideias serem colocadas em pauta, mas apenas uma fora sancionada e tida como relevante e de grande destaque. A importância de nós jovens Interactianos nos conscientizarmos, para que pudéssemos conscientizar mais pessoas, e que esses, contribuíssem na forma de auxiliarem mais pessoas, funcionaria como uma cadeia de sucesso e de total contribuição. Portanto, decidimos ir em locais de maior abrangência de jovens, aqueles que compõe a faixa etária com maiores indícios de suicídio, jovens de 13 a 20 anos. E como já estávamos findando o mês, precisávamos ser ageis e práticos. Logo, optamos por realizar o projeto na única escola do município a possuir o ensino médio, o Colégio Estadual de Sananduva,  além de ter a maioria de interactianos estudantes, portanto, seria um trabalho mais eficaz. Ademais, também o realizamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Amélia Lenzi Raymundi, com as turmas de 8 º e 9 º anos.

Logo, a companheira Camila se dispôs a organizar e comprar os itens necessários para a realização do projeto. Fora confeccionado um grande cartaz com as respectivas cores, que possuiam significados. O cartaz possuia a cor azul, cor que simboliza o Interact, no momento, o Interact Club de Sananduva. Ao meio, o “laço” amarelo, a qual indica o “ Setembro Amarelo”, dedicado a prevenção do suicídio. Os post-its coloridos, simbolizam a alegria, os motivos de felicidade, motivos para sorrir, que cada um colocaria e abrilhantaria o cartaz inicial.

Aos vinte e nove dias do mês de setembro, às 8 horas e 30 minutos, reunimo-nos no Colégio Estadual Sananduva, e passamos deixar o nosso recado em todas as turmas de ensino médio, além de 8 º e 9 º anos dessa, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Amélia Lenzi Raymundi. Ao longo do projeto, aproveitamos para divulgar o clube, deixar nossa mensagem de conscientização, prevenção e de esperança.

 Ao findarmos nossa visita, concluimos nosso projeto ao deixarmos o nosso cartaz no mural do Colégio Estadual, dado que, toda vez que os estudantes passarem por lá, lembrem que sempre irá existir um motivo para sorrir.



Metas Alcançadas

As metas sem dúvida alguma foram alcançadas. Pôde-se perceber o interesse dos alunos, professores e também interactianos das terríveis consequências que estamos propensos a observar na sociedade, seja apenas na mídia, nas ruas da própria cidade e também dentro de seu convívio social. Todos os envolvidos puderam seguir seu dia mais reflexivos, e assim pensar, se existem pessoas ao seu redor que enfrentam algum problema, e dessa forma, nosso projeto com certeza servirá de alento as escolhas posteriores.



Outros Projetos