some image

Campanha de vacinação

31/10/2018

Clube
Interact Club de Flores da Cunha

Endereço
Flores da Cunha
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Flores da Cunha

Orçamento Necessário
R$ 5,00

Objetivos

O clube teve como principal objetivo alertar sobre a campanha de vacinação ocorrida no dia D e ajudar os profissionais de saúde a distribuirem as vacinas da polimielite e do sarampo, juntamente com toda a nossa família rotária.



Metas

O projeto teve como principal meta vacinar todas as crianças de nossa cidade que estvam dentro da faixa etária de risco das doenças poliomielite e sarampo e também aproximar ainda mais o nosso clube de nossa comunidade, tendo em vista que estávamos lá para acalmar as crianças que estavam recebendo as vacinas.



Beneficiários

Os beneficiários diretos são todas as crianças que receberam as vacinas, e os beneficiários indiretos são todas as crianças no futuro, pois elas não precisarãos mais tomar essa vacina poruqe a poliomielite terá sido erradicada.



Descrição

Importância
Tendo em vista a aproximação do dia D, resolvemos, juntamente com a família rotária, divulgar a campanha de vacinação realizada nas Unidades Básicas de Saúde de nossa cidade,  já que Rotarys Clubs de todo o mundo vêm tentando erradicar essa doença a mais de três décadas.

Desenvolvimento
Tendo em vista a aproximação do dia D, 18 de agosto, o Interact Club de Flores da Cunha se mobilizou para divulgar a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo realizada pelas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Flores da Cunha. Poliomielite é uma doença viral que afeta os nervos e leva a paralisia parcial ou total, ela também é chamada popularmente como doença da paralisia infantil. Essa mesma doença devastou nosso cenário mundial há alguns anos atrás, desde 1985, o Rotary vem ajudando a erradicar esta doença, tendo ajudado na queda de 99% do número de casos da doença em todo o mundo. Atualmente, o vírus continua endêmico em apena três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, sendo reagistrados apenas 20 casos de poliomielite no mundo todo. Por isso, com o intuito de divulgar a campanha, no dia 11 de agosto de 2018, fomos em alguns supermercados de nossa cidade, Supermercado Andreazza e Supermercado Vermelhão, para entregar alguns panfletos e divulgar a campanha de vacinação. No panfleto continha informações sobre o que era a poliomielite, a histório do Rotary com a erradicação da pólio até atingirmos o ponto atual e os principais postos de vacinação. Também com o intuito de divulgar ainda mais essa campanha, alguns sócios em duas rádios da cidade, Rádio Soláris e Rádio Amizade, no dia 17 de agosto no período da tarde. Nas rádios, comentamos sobre o que era o Rotary, sobre o que era a doença poliomielite e como devastou o mundo tempos atrás e depois comentamos sobre a relação do Rotary Club com essa doença, também falamos os locais onde estavam sendo disponibilizadas as vacinas. Comentamos sobre como os Rotarys de todo o mundo trabalharam juntos para que pudéssemos estar onde estamos hoje, com essa doença praticamente erradicada. E também, que mesmo não tendo mais casos desta doença no Brasil, é muito importante a realização da vacina para que a mesma não retorne. No mesmo dia algumas horas depois da entrevista, começamos a organização para o dia D. Nos encontramos na sede do Interat Club de Flores da Cunha para encher os balões e prepararo que iria ser distribuído. No dia que foi realizada a campanha, fomos nas Unidades Básicas de Saúde de nossa cidade para consolar as crianças que levavam a vacina do sarampo. Distribuímos balas, pirulitos, pipocas e balões personalizados com o tema da polio. Após a dose da gotinha, dávamos uma bala para que a criança não cuspisse devido ao gosto amargo, e após a realização da vacina contra o sarampo, entregávamos um balão e brincávamos com as crianças para fazer com que elas se destraíssem. Todos os objetos utilizados no dia (balões, pirulito, balas e pipocas), foram patrocinados pelo nosso Rotary Club patrocinador.

Desenvolvimento

Tendo em vista a aproximação do dia D, 18 de agosto, o Interact Club de Flores da Cunha se mobilizou para divulgar a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo realizada pelas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Flores da Cunha. Poliomielite é uma doença viral que afeta os nervos e leva a paralisia parcial ou total, ela também é chamada popularmente como doença da paralisia infantil. Essa mesma doença devastou nosso cenário mundial há alguns anos atrás, desde 1985, o Rotary vem ajudando a erradicar esta doença, tendo ajudado na queda de 99% do número de casos da doença em todo o mundo. Atualmente, o vírus continua endêmico em apena três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, sendo reagistrados apenas 20 casos de poliomielite no mundo todo.

Por isso, com o intuito de divulgar a campanha, no dia 11 de agosto de 2018, fomos em alguns supermercados de nossa cidade, Supermercado Andreazza e Supermercado Vermelhão, para entregar alguns panfletos e divulgar a campanha de vacinação. No panfleto continha informações sobre o que era a poliomielite, a histório do Rotary com a erradicação da pólio até atingirmos o ponto atual e os principais postos de vacinação.

Também com o intuito de divulgar ainda mais essa campanha, alguns sócios em duas rádios da cidade, Rádio Soláris e Rádio Amizade, no dia 17 de agosto no período da tarde. Nas rádios, comentamos sobre o que era o Rotary, sobre o que era a doença poliomielite e como devastou o mundo tempos atrás e depois comentamos sobre a relação do Rotary Club com essa doença, também falamos os locais onde estavam sendo disponibilizadas as vacinas. Comentamos sobre como os Rotarys de todo o mundo trabalharam juntos para que pudéssemos estar onde estamos hoje, com essa doença praticamente erradicada. E também, que mesmo não tendo mais casos desta doença no Brasil, é muito importante a realização da vacina para que a mesma não retorne. No mesmo dia algumas horas depois da entrevista, começamos a organização para o dia D. Nos encontramos na sede do Interat Club de Flores da Cunha para encher os balões e prepararo que iria ser distribuído.

No dia que foi realizada a campanha, fomos nas Unidades Básicas de Saúde de nossa cidade para consolar as crianças que levavam a vacina do sarampo. Distribuímos balas, pirulitos, pipocas e balões personalizados com o tema da polio. Após a dose da gotinha, dávamos uma bala para que a criança não cuspisse devido ao gosto amargo, e após a realização da vacina contra o sarampo, entregávamos um balão e brincávamos com as crianças para fazer com que elas se destraíssem.

Todos os objetos utilizados no dia (balões, pirulito, balas e pipocas), foram patrocinados pelo nosso Rotary Club patrocinador.



Impactos

A curto prazo, as crianças de nossa cidade não serão mais afetadas pela pólio, e a longo prazo, as crianças do mundo todo não serão mais afetadas por essa doença, tendo em vista que ela está prestes a ser erradicada.



Outros Projetos