Interact Club de Penápolis
Endereço
PENÁPOLIS
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club De Penápolis
Objetivos
O objetivo do projeto Soletraract foi desenvolver uma competição que incentivasse a leitura, visto que os alunos leram o livro “O avião fantasma” do qual as palavras foram selecionadas, estimular a superação de desafios por meio da educação, além de destacar a importância da língua portuguesa. O projeto também cria perspectiva aos participantes de um futuro melhor por meio da educação e leitura.
Metas
Metas do projeto:
-Incentivo à leitura
-Incentivo ao estudo da gramática
-Apresentar o aprendizado da língua portuguesa de forma divertida
-Premiar o esforço dos participantes
-Incluir crianças com baixa condição socioeconômica em atividades que as proporcionam perspectiva de um futuro melhor por meio da educação
-Arrecadação de alimentos pra instituições carentes da cidade
Beneficiários
Os beneficiários diretos são os alunos participantes, pelo incentivo à leitura e estudo dinâmico proporcionado, e os indiretos são as escolas que obtiveram alunos mais envolvidos e interessados e a escola do aluno vencedor que ganhou um computador, beneficiando todos os estudantes da instituição.
Descrição
Importância
A importância do projeto foi determinada a partir da observação do nosso clube da grande desvalorização da leitura pelo público infantil e falta de valorização da língua portuguesa como divertida e dinâmica.
O foco foi atingir as crianças com menor condição socioeconômica e estudantes das escolas públicas municipais, que geralmente possuem menor contato com leitura e atividades que incentivam o aprendizado.
Desenvolvimento
No dia 26 de setembro a companheira Carolina Borba, Diretora da Comissão de Projetos Humanitários, apresentou ao clube sua ideia do projeto Soletraract e por meio de discussão com o clube, foi decidido que o projeto iria incluir os quintos anos das 10 escolas públicas municipais da cidade, com dois alunos de cada escola, totalizando 20 alunos para a competição. Foi decidido que seriam entregues medalhas para os três primeiros colocados, certificados de participação a todos os alunos e escolas participantes, um vaso de flor para as professoras que orientaram os alunos e para a Secretária da educação de Penápolis. Além disso, a escola do vencedor (primeiro lugar) ganharia um computador, o aluno vencedor um tablet, o segundo lugar uma bicicleta e um vale livro e o terceiro lugar uma bicicleta. Também foi montada a comissão organizadora do projeto, contendo a presidente, vice presidente,1ª e 2ª protocolo, diretor de imagem pública e diretora da comissão de projetos humanitários, a comissão que ficaria responsável por fazer orçamentos do som e iluminação -composta por quatro associados- e a comissão que faria o orçamento do lanche dado aos participantes e jurados( pão com presunto e queijo, água, maçã e suco de uva).
Na semana seguinte, foram decididos mais detalhes, como o livro que os participantes leriam, “O avião fantasma” do autor Thomás Brezina (emprestado pela biblioteca de uma escola particular de Penápolis), o Secretário do clube mandou e-mail aos Capítulos Demolay de Penápolis convidando-os para participar do projeto, foi apresentada e aprovada a ideia à prefeitura de Penápolis e à Secretaria de Educação, foi feito o contato com três jornais da cidade e região para divulgação do projeto, feito o contato com as escolas que iriam participar e o envio dos regulamentos, inscrições e detalhes do projeto no e-mail das mesmas. Também, duas associadas foram à reunião do Rotary club de Penápolis no dia 3 de outubro para falar sobre o projeto e procurar patrocinadores, foi conseguido 850 reais, uma bicicleta, o local para a competição “Espaço Garden” que um dos rotarianos é dono, e um computador de doação dos companheiros rotarianos.
Na segunda e terceira semana de Outubro foram entregues os livros a todas as escolas, e enviado pelas mesmas as inscrições dos alunos participantes (dois de cada escola). Os integrantes da Comissão organizadora do projeto entraram em contato com quatro professores de língua portuguesa de Penápolis para propor que os mesmos fossem jurados da competição. Um companheiro foi até a Livraria Sophia e conseguiu a contribuição da mesma com um vale livro de 50 reais para a premiação do segundo lugar da competição.
Na reunião do dia 17 de Outubro o Diretor de Imagem Pública mostrou ao clube a arte de divulgação do projeto, dos certificados, crachás (para todos os participantes, plateia, professores, jurados e associados do clube) e medalhas.
Nas reuniões dos dias 24 e 31 de Outubro foi apresentado, respectivamente, o orçamento do som e iluminação pela respectiva comissão e decidido quem contrataríamos e o orçamento dos lanches pela comissão responsável.
Na primeira semana do mês de Novembro foi publicado sobre o projeto na página do Facebook da Prefeitura de Penápolis e nos jornais Diário de Penápolis, Jornal Interior e Jornal Regional.
No dia 7 de Novembro a Comissão organizadora do projeto se reuniu para selecionar as palavras do livro “O avião fantasma” que iriam para competição, além de seus sinônimos, definição, aplicação em uma frase e classificação gramatical.
No dia 10 de Novembro ocorreu a competição de soletração no Espaço Garden, das 14 horas até as 18 horas, com vinte participantes. A primeira colocada foi a aluna Julia Tereza Martins Milani da escola Professor Harume Kubota da Silva, o segundo colocado o aluno Benjamin de Carvalho Sonsino também da escola Professor Harume Kubota da Silva e o terceiro colocado o estudante Kauã Gabriel Borges da escola Marcos Trench. Fizeram parte do júri convidado os professores Gislene Soler, Mariângela do Nascimento, João Luís dos Santos e João Luiz Gaspar. Os livros foram devolvidos pelos participantes e o projeto foi apresentado pela 2ª Protocolo Gabriela Tonello.Todos os associados do Interact Club de Penápolis chegaram ao local de realização do projeto 9 horas da manhã para a montagem do palco, colocação de cadeiras, preenchimento dos crachás e certificados e organização dos últimos detalhes. Para a entrada no recinto foi pedido 1 kg de alimento não perecível, doado para instituições necessitadas da cidade.
Tudo ocorreu como planejado no projeto Soletraract e os prêmios foram entregues nas casas dos participantes na última semana de Novembro
Desenvolvimento
No dia 26 de setembro a companheira Carolina Borba, Diretora da Comissão de Projetos Humanitários, apresentou ao clube sua ideia do projeto Soletraract e por meio de discussão com o clube, foi decidido que o projeto iria incluir os quintos anos das 10 escolas públicas municipais da cidade, com dois alunos de cada escola, totalizando 20 alunos para a competição. Foi decidido que seriam entregues medalhas para os três primeiros colocados, certificados de participação a todos os alunos e escolas participantes, um vaso de flor para as professoras que orientaram os alunos e para a Secretária da educação de Penápolis. Além disso, a escola do vencedor (primeiro lugar) ganharia um computador, o aluno vencedor um tablet, o segundo lugar uma bicicleta e um vale livro e o terceiro lugar uma bicicleta. Também foi montada a comissão organizadora do projeto, contendo a presidente, vice presidente,1ª e 2ª protocolo, diretor de imagem pública e diretora da comissão de projetos humanitários, a comissão que ficaria responsável por fazer orçamentos do som e iluminação -composta por quatro associados- e a comissão que faria o orçamento do lanche dado aos participantes e jurados( pão com presunto e queijo, água, maçã e suco de uva).
Na semana seguinte, foram decididos mais detalhes, como o livro que os participantes leriam, “O avião fantasma” do autor Thomás Brezina (emprestado pela biblioteca de uma escola particular de Penápolis), o Secretário do clube mandou e-mail aos Capítulos Demolay de Penápolis convidando-os para participar do projeto, foi apresentada e aprovada a ideia à prefeitura de Penápolis e à Secretaria de Educação, foi feito o contato com três jornais da cidade e região para divulgação do projeto, feito o contato com as escolas que iriam participar e o envio dos regulamentos, inscrições e detalhes do projeto no e-mail das mesmas. Também, duas associadas foram à reunião do Rotary club de Penápolis no dia 3 de outubro para falar sobre o projeto e procurar patrocinadores, foi conseguido 850 reais, uma bicicleta, o local para a competição “Espaço Garden” que um dos rotarianos é dono, e um computador de doação dos companheiros rotarianos.
Na segunda e terceira semana de Outubro foram entregues os livros a todas as escolas, e enviado pelas mesmas as inscrições dos alunos participantes (dois de cada escola). Os integrantes da Comissão organizadora do projeto entraram em contato com quatro professores de língua portuguesa de Penápolis para propor que os mesmos fossem jurados da competição. Um companheiro foi até a Livraria Sophia e conseguiu a contribuição da mesma com um vale livro de 50 reais para a premiação do segundo lugar da competição.
Na reunião do dia 17 de Outubro o Diretor de Imagem Pública mostrou ao clube a arte de divulgação do projeto, dos certificados, crachás (para todos os participantes, plateia, professores, jurados e associados do clube) e medalhas.
Nas reuniões dos dias 24 e 31 de Outubro foi apresentado, respectivamente, o orçamento do som e iluminação pela respectiva comissão e decidido quem contrataríamos e o orçamento dos lanches pela comissão responsável.
Na primeira semana do mês de Novembro foi publicado sobre o projeto na página do Facebook da Prefeitura de Penápolis e nos jornais Diário de Penápolis, Jornal Interior e Jornal Regional.
No dia 7 de Novembro a Comissão organizadora do projeto se reuniu para selecionar as palavras do livro “O avião fantasma” que iriam para competição, além de seus sinônimos, definição, aplicação em uma frase e classificação gramatical.
No dia 10 de Novembro ocorreu a competição de soletração no Espaço Garden, das 14 horas até as 18 horas, com vinte participantes. A primeira colocada foi a aluna Julia Tereza Martins Milani da escola Professor Harume Kubota da Silva, o segundo colocado o aluno Benjamin de Carvalho Sonsino também da escola Professor Harume Kubota da Silva e o terceiro colocado o estudante Kauã Gabriel Borges da escola Marcos Trench. Fizeram parte do júri convidado os professores Gislene Soler, Mariângela do Nascimento, João Luís dos Santos e João Luiz Gaspar. Os livros foram devolvidos pelos participantes e o projeto foi apresentado pela 2ª Protocolo Gabriela Tonello.Todos os associados do Interact Club de Penápolis chegaram ao local de realização do projeto 9 horas da manhã para a montagem do palco, colocação de cadeiras, preenchimento dos crachás e certificados e organização dos últimos detalhes. Para a entrada no recinto foi pedido 1 kg de alimento não perecível, doado para instituições necessitadas da cidade.
Tudo ocorreu como planejado no projeto Soletraract e os prêmios foram entregues nas casas dos participantes na última semana de Novembro
Metas Alcançadas
Todas as metas foram alcançadas
Impactos
A curto prazo, o envolvimento das crianças participantes com o universo lúdico do livro disponibilizado, o alcance dos objetivos das mesmas por meio do estudo, as premiações e os alimentos arrecadados e doados.
A longo prazo, os benefícios que o computador pode trazer a todos os alunos da escola Harume Kubota e o tablet ao aluno vencedor, as bicicletas podem ser, aos ganhadores, para recreação e meio de transporte. Além disso, o amor e valorização da leitura que pode ter sido despertado nos estudantes e o reconhecimento do estudo como meio de ascensão.