Interact Club de Rio Pardo Tranqueira Invicta
Endereço
Rio Pardo
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Rio Pardo Tranqueira Invicta
Orçamento Necessário
R$ 3.628,00
Objetivos
O objetivo principal do Interact Club de Rio Pardo Tranqueira Invicta foi proporcionar um acompanhamento com meninas que vivem em vulnerabilidade social, levar a elas conhecimentos necessários para a fase da adolescência a qual estão passando, além disso proporcionar um momento especial na passagem pelos quinze anos, já que poucas teriam a oportunidade de realizar esse sonho.
Metas
Para a realização de todas as palestras, os interactianos se dispuseram a encontrar palestrantes que aceitassem fazer voluntariamente uma palestra sobre os assuntos mais necessários. Nos organizamos em um calendário de planejamento, no qual encaixamos por encontros quinzenais com as meninas.
Beneficiários
As jovens que puderam levar para a vida aprendizados e amizades, e ainda puderam vivenciar um momento tão especial em suas vidas.
Descrição
Importância
Levar aprendizados e conhecimento para meninas que estão na adolescência, informações sobre saúde, higiene, moda, beleza e empoderamento feminino são extremamente necessários. Assuntos como estes as vezes são pouco falados em escolas e até mesmo em casa, portanto falar sobre esses assuntos é tão significativo.
Desenvolvimento
No dia vinte e três de dezembro de dois mil e dezessete, durante uma a reunião extraordinária do Interact Club de Rio Pardo Tranqueira Invicta, foi decidido pelos interactianos que no ano de dois mil e dezoito seria realizada a segunda edição do projeto Um Sonho de Quinze Anos, um projeto sem fins lucrativos que visa proporcionar um baile de debutantes à meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social, então durante essa mesma reunião foi escolhido o companheiro Valentin como presidente da Comissão Central Organizadora do projeto.
Durante as primeiras reuniões no ano de dois mil e dezoito, foi definido que escolheríamos quinze meninas riopardenses para serem agraciadas durante o projeto, começamos a tratar dos primeiros passos e ver as parcerias que teríamos para a realização. Sendo este o segundo ano de execução do projeto, o clube ainda tinha contatos de apoiadores da edição anterior. Por conta disto, contatamos o decorador Paulo Bastos, o qual se propôs a realizar toda a decoração do baile sem custo algum. Além da decoração, conseguimos alguns dos vestidos necessários com o Ateliê de Alta Costura Sara Todente. Por termos total apoio de nosso Rotary Club padrinho, conseguimos sempre ter bom contato com nossos parceiros.
No mês de abril foram elaboradas, pela companheira Ana Laura, as fichas de inscrição e manual de regras para a participação do projeto, regras essas que apenas alertavam as meninas sobre o compromisso de comparecer aos encontros e palestras; sempre manter um bom relacionamento e diálogo com todos os interactianos, rotarianos e apoiadores do projeto; e, como as escolas de rede pública serviram de intermédio para encontrar estas meninas, uma das exigências era que estas meninas possuíssem bom comportamento no ambiente escolar. No início do mês de maio, alguns interactianos visitaram as escolas para fazerem a distribuição dos pôsteres de divulgação, a entrega das fichas de inscrição e explicarem o projeto para o SOE de cada uma das escolas, no mesmo mês após duas semanas foram recolhidas as fichas para análise e escolha das quinze meninas. Como havia apenas treze inscrições, todas as meninas que preencheram as fichas e se encaixaram nos pré-requisitos foram escolhidas para participar do projeto.
Nos meses seguintes, internamente, o Interact foi atrás de apoiadores para conseguir vestidos as debutantes para o baile. Além disso, foi determinado o local que aconteceria o evento, sendo o Sociedade Recreativa Taquari no dia dezessete do mês de agosto. E em nossas reuniões foi decidido que passaríamos a buscar patrocinadores, para ajudar nos gastos que teríamos com o projeto.
No dia dezenove do mês de maio o companheiro Valentin informa ao clube que o Clube Recreativo Taquari, onde faríamos o baile, está com interdições judiciais, por conta disso o Interact teria de esperar por uma reunião interna dos responsáveis pelo estabelecimento para saber o que faria depois. No dia vinte e seis de maio durante uma de nossas reuniões Valentin, presidente do projeto, comenta que em reunião ficou claro que o clube Sociedade Recreativa Taquari não poderá ser locado para a festa das debutantes, portanto teríamos de entrar em contato com o Clube Literário e Recreativo. Durante a semana, Valentin informa pela rede social WhatsApp que conseguiu reservar o Clube Literário e Recreativo para o dia seis de setembro.
Na reunião do dia dois de junho, os interactianos confirmam a data do baile que seria realizado no dia seis do mês de setembro no Club Literário e Recreativo, na mesma reunião Valentin já informa que a primeira reunião a ser realizada com as meninas e seus responsáveis acontecerá no Centro Regional de Cultura mas ainda não havia data definida, e também na mesma reunião é exposta uma tabela de patrocinadores, com valores e métodos de divulgação dos patrocinadores um plano para organizar empresas que queiram ajudar com o valores e que receberiam o retorno em divulgação. Na mesma reunião fica decidido que será servido um coquetel, e que os interactianos devem fazer um levantamento de preços de salgados.
No dia nove do mês de junho, decidimos que o primeiro encontro com as meninas, citado acima, seria no dia dezessete do mês de junho; além disso a responsável pelos vestidos, companheira Tanizi, informa que temos uma parceira, mas que ainda não temos todos os vestidos. Todos os interactianos nesse dia também foram comunicados das meninas as quais serão comunicadores, assim cada interactiano ficou responsável por conversar com uma menina, levar as informações do clube para elas e delas para o clube, facilitando a comunicação. Na mesma reunião foi decidido que daríamos anéis simbólicos para essas meninas, a companheira rotariana Beatriz conseguiria com uma joalheria da cidade. E ainda, foi aberta a possibilidade de pessoas da comunidade doarem salgados para o coquetel.
Ainda na reunião do dia nove, foi planejado o valor base para os ingressos, sendo doze reais por pessoa, os ingressos seriam cobrados dos familiares e pessoas da comunidade que prestigiassem o baile de debutantes. Ficou decidido também que as meninas não pagariam seu ingresso, e ainda receberiam quatro ingressos destinados aos responsáveis e ao par.
Durante a semana a companheira rotariana Beatriz Moraes organizou a segunda palestra, que aconteceu no dia quinze de julho, o tema da palestra foi beleza, dada pela cabeleireira Nara e sua filha estilista de sobrancelha e maquiadora profissional.
Na reunião ordinária no dia vinte e um de julho, foi decidido fazer revistas de fotos para as meninas, para que levassem os momentos que passaram para a vida. Na mesma reunião foi informado que a palestra sobre higiene e saúde aconteceria no dia vinte e cinco de julho. O presidente do projeto, comunica que em contato com uma fotógrafos, conseguiu uma produtora que faria as fotos no dia do baile sem custo algum, e que produziria fotos com descontos, tornando o valor mais acessível para todas as meninas, além disso, nos foi comunicado que o Club Literario e Recreativo recebeu interdições judiciais, então buscamos novamente a Sociedade Recreativa Taquari.
Na mesma reunião, a companheira Tanizi, responsável por ver os vestidos para as debutantes, comenta que na cidade não conseguiu todos, portanto, foi decidido que iriamos a procura nas cidades vizinhas.
Na reunião do dia vinte e oito de julho, Valentin informa que o baile tem novo local e data, sendo na Sociedade Recreativa Taquari no dia cinco de outubro. Valentin também informa das desistências de meninas, que se deram por motivos pessoais, portanto, fechamos em nove meninas que continuariam no projeto.
Na reunião do dia vinte e cinco de agosto, foi combinado o próximo encontro que aconteceu no dia primeiro de setembro, no qual as meninas ganharam uma sessão de fotos, as quais serviria para preencher suas revistas, como esse encontro levaria mais tempo, já que as meninas também seriam maquiadas no local, por maquiadoras profissionais que se voluntariaram, seria servido um almoço para as meninas. Na mesma reunião Valentin informa que a Sociedade Recreativa Taquari foi interditada novamente, portanto o novo local e data para o baile, seria no Club Literário e Recreativo que já avia resolvido suas pendencias, e que o dia definido para o evento seria no dia doze de outubro.
Durante a mesma semana por intermédio de redes socias as meninas foram informadas que o próximo encontro aconteceria no dia 9 de setembro, a palestra seria sobre moda com a estilista Sara Todente.
Na reunião do dia vinte e nove de setembro, foram separadas as comissões que atuaram em diferentes áreas no dia do baile. Foi informado que conseguimos o restante dos vestidos na cidade de Santa Cruz do Sul, as cabeleireiras que atenderiam as meninas antes do baile também foram confirmadas, e todas a meninas puderam se arrumar em salões de beleza antes da festa. Foi iniciada a contabilidade de salgados que tínhamos até o momento, e durante as últimas semanas ainda buscávamos patrocinadores.
Na reunião do dia seis de outubro foram decididos os últimos detalhes, onde os interactianos ficariam responsáveis pelo cerimonial do baile, e toda a organização do coquetel. Ainda na mesma reunião a companheira Tanizi, informou que as meninas ainda ganhariam coroas e brincos para usarem durante o baile.
No decorrer da semana os interactianos foram em busca dos últimos detalhes, a decoração, vestidos, salgados, sonorização e iluminação do evento estavam todos vistos, só precisávamos ir atrás de mais patrocinadores que nos ajudariam a custear todo o baile.
O baile aconteceu no dia doce de outubro com início as dezenove e trinta horas, no Club Literário e Recreativo, os interactianos e rotarianos ficaram responsáveis por toda organização na hora do evento, o Rotary Club Padrinho ficou responsável por comercializar as bebidas do evento. Durante a cerimônia, a comunidade e familiares prestigiaram um momento lindo para as nove meninas, junto ao cerimonial foi servido coquetel, os interactianos acabaram se assuntando com a quantidade de salgados que parecia pouco ao fim da chamada de mesas, sendo assim iniciaram o corte do bolo, o qual foi servido evitando a falta de salgados. Ao final da cerimônia, houve um baile dançante e a celebração encerrou as três horas da manhã do dia treze de setembro.
No dia dezessete de setembro, aconteceu a reunião de encerramento onde inicialmente contabilizamos os gastos e lucros com o baile. E no fim do mês de novembro, esses valores foram firmados com exatidão.
Na reunião do dia oito de dezembro, foram divulgados todos os valores, o ganho com patrocínios foi de quatro mil duzentos e vinte e oito reais, tivemos gastos de três mil seiscentos e vinte oito reais, contabilizando em seiscentos reais de lucro, e somado com o valor da copa, conseguimos mil duzentos e quinze reais com vinte centavos. Na mesma reunião ficou decidido que após janeira marcaremos um novo encontro com as meninas, para não perder o contato com elas.
Desenvolvimento
No dia vinte e três de dezembro de dois mil e dezessete, durante uma a reunião extraordinária do Interact Club de Rio Pardo Tranqueira Invicta, foi decidido pelos interactianos que no ano de dois mil e dezoito seria realizada a segunda edição do projeto Um Sonho de Quinze Anos, um projeto sem fins lucrativos que visa proporcionar um baile de debutantes à meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social, então durante essa mesma reunião foi escolhido o companheiro Valentin como presidente da Comissão Central Organizadora do projeto.
Durante as primeiras reuniões no ano de dois mil e dezoito, foi definido que escolheríamos quinze meninas riopardenses para serem agraciadas durante o projeto, começamos a tratar dos primeiros passos e ver as parcerias que teríamos para a realização. Sendo este o segundo ano de execução do projeto, o clube ainda tinha contatos de apoiadores da edição anterior. Por conta disto, contatamos o decorador Paulo Bastos, o qual se propôs a realizar toda a decoração do baile sem custo algum. Além da decoração, conseguimos alguns dos vestidos necessários com o Ateliê de Alta Costura Sara Todente. Por termos total apoio de nosso Rotary Club padrinho, conseguimos sempre ter bom contato com nossos parceiros.
No mês de abril foram elaboradas, pela companheira Ana Laura, as fichas de inscrição e manual de regras para a participação do projeto, regras essas que apenas alertavam as meninas sobre o compromisso de comparecer aos encontros e palestras; sempre manter um bom relacionamento e diálogo com todos os interactianos, rotarianos e apoiadores do projeto; e, como as escolas de rede pública serviram de intermédio para encontrar estas meninas, uma das exigências era que estas meninas possuíssem bom comportamento no ambiente escolar. No início do mês de maio, alguns interactianos visitaram as escolas para fazerem a distribuição dos pôsteres de divulgação, a entrega das fichas de inscrição e explicarem o projeto para o SOE de cada uma das escolas, no mesmo mês após duas semanas foram recolhidas as fichas para análise e escolha das quinze meninas. Como havia apenas treze inscrições, todas as meninas que preencheram as fichas e se encaixaram nos pré-requisitos foram escolhidas para participar do projeto.
Nos meses seguintes, internamente, o Interact foi atrás de apoiadores para conseguir vestidos as debutantes para o baile. Além disso, foi determinado o local que aconteceria o evento, sendo o Sociedade Recreativa Taquari no dia dezessete do mês de agosto. E em nossas reuniões foi decidido que passaríamos a buscar patrocinadores, para ajudar nos gastos que teríamos com o projeto.
No dia dezenove do mês de maio o companheiro Valentin informa ao clube que o Clube Recreativo Taquari, onde faríamos o baile, está com interdições judiciais, por conta disso o Interact teria de esperar por uma reunião interna dos responsáveis pelo estabelecimento para saber o que faria depois. No dia vinte e seis de maio durante uma de nossas reuniões Valentin, presidente do projeto, comenta que em reunião ficou claro que o clube Sociedade Recreativa Taquari não poderá ser locado para a festa das debutantes, portanto teríamos de entrar em contato com o Clube Literário e Recreativo. Durante a semana, Valentin informa pela rede social WhatsApp que conseguiu reservar o Clube Literário e Recreativo para o dia seis de setembro.
Na reunião do dia dois de junho, os interactianos confirmam a data do baile que seria realizado no dia seis do mês de setembro no Club Literário e Recreativo, na mesma reunião Valentin já informa que a primeira reunião a ser realizada com as meninas e seus responsáveis acontecerá no Centro Regional de Cultura mas ainda não havia data definida, e também na mesma reunião é exposta uma tabela de patrocinadores, com valores e métodos de divulgação dos patrocinadores um plano para organizar empresas que queiram ajudar com o valores e que receberiam o retorno em divulgação. Na mesma reunião fica decidido que será servido um coquetel, e que os interactianos devem fazer um levantamento de preços de salgados.
No dia nove do mês de junho, decidimos que o primeiro encontro com as meninas, citado acima, seria no dia dezessete do mês de junho; além disso a responsável pelos vestidos, companheira Tanizi, informa que temos uma parceira, mas que ainda não temos todos os vestidos. Todos os interactianos nesse dia também foram comunicados das meninas as quais serão comunicadores, assim cada interactiano ficou responsável por conversar com uma menina, levar as informações do clube para elas e delas para o clube, facilitando a comunicação. Na mesma reunião foi decidido que daríamos anéis simbólicos para essas meninas, a companheira rotariana Beatriz conseguiria com uma joalheria da cidade. E ainda, foi aberta a possibilidade de pessoas da comunidade doarem salgados para o coquetel.
Ainda na reunião do dia nove, foi planejado o valor base para os ingressos, sendo doze reais por pessoa, os ingressos seriam cobrados dos familiares e pessoas da comunidade que prestigiassem o baile de debutantes. Ficou decidido também que as meninas não pagariam seu ingresso, e ainda receberiam quatro ingressos destinados aos responsáveis e ao par.
Durante a semana a companheira rotariana Beatriz Moraes organizou a segunda palestra, que aconteceu no dia quinze de julho, o tema da palestra foi beleza, dada pela cabeleireira Nara e sua filha estilista de sobrancelha e maquiadora profissional.
Na reunião ordinária no dia vinte e um de julho, foi decidido fazer revistas de fotos para as meninas, para que levassem os momentos que passaram para a vida. Na mesma reunião foi informado que a palestra sobre higiene e saúde aconteceria no dia vinte e cinco de julho. O presidente do projeto, comunica que em contato com uma fotógrafos, conseguiu uma produtora que faria as fotos no dia do baile sem custo algum, e que produziria fotos com descontos, tornando o valor mais acessível para todas as meninas, além disso, nos foi comunicado que o Club Literario e Recreativo recebeu interdições judiciais, então buscamos novamente a Sociedade Recreativa Taquari.
Na mesma reunião, a companheira Tanizi, responsável por ver os vestidos para as debutantes, comenta que na cidade não conseguiu todos, portanto, foi decidido que iriamos a procura nas cidades vizinhas.
Na reunião do dia vinte e oito de julho, Valentin informa que o baile tem novo local e data, sendo na Sociedade Recreativa Taquari no dia cinco de outubro. Valentin também informa das desistências de meninas, que se deram por motivos pessoais, portanto, fechamos em nove meninas que continuariam no projeto.
Na reunião do dia vinte e cinco de agosto, foi combinado o próximo encontro que aconteceu no dia primeiro de setembro, no qual as meninas ganharam uma sessão de fotos, as quais serviria para preencher suas revistas, como esse encontro levaria mais tempo, já que as meninas também seriam maquiadas no local, por maquiadoras profissionais que se voluntariaram, seria servido um almoço para as meninas. Na mesma reunião Valentin informa que a Sociedade Recreativa Taquari foi interditada novamente, portanto o novo local e data para o baile, seria no Club Literário e Recreativo que já avia resolvido suas pendencias, e que o dia definido para o evento seria no dia doze de outubro.
Durante a mesma semana por intermédio de redes socias as meninas foram informadas que o próximo encontro aconteceria no dia 9 de setembro, a palestra seria sobre moda com a estilista Sara Todente.
Na reunião do dia vinte e nove de setembro, foram separadas as comissões que atuaram em diferentes áreas no dia do baile. Foi informado que conseguimos o restante dos vestidos na cidade de Santa Cruz do Sul, as cabeleireiras que atenderiam as meninas antes do baile também foram confirmadas, e todas a meninas puderam se arrumar em salões de beleza antes da festa. Foi iniciada a contabilidade de salgados que tínhamos até o momento, e durante as últimas semanas ainda buscávamos patrocinadores.
Na reunião do dia seis de outubro foram decididos os últimos detalhes, onde os interactianos ficariam responsáveis pelo cerimonial do baile, e toda a organização do coquetel. Ainda na mesma reunião a companheira Tanizi, informou que as meninas ainda ganhariam coroas e brincos para usarem durante o baile.
No decorrer da semana os interactianos foram em busca dos últimos detalhes, a decoração, vestidos, salgados, sonorização e iluminação do evento estavam todos vistos, só precisávamos ir atrás de mais patrocinadores que nos ajudariam a custear todo o baile.
O baile aconteceu no dia doce de outubro com início as dezenove e trinta horas, no Club Literário e Recreativo, os interactianos e rotarianos ficaram responsáveis por toda organização na hora do evento, o Rotary Club Padrinho ficou responsável por comercializar as bebidas do evento. Durante a cerimônia, a comunidade e familiares prestigiaram um momento lindo para as nove meninas, junto ao cerimonial foi servido coquetel, os interactianos acabaram se assuntando com a quantidade de salgados que parecia pouco ao fim da chamada de mesas, sendo assim iniciaram o corte do bolo, o qual foi servido evitando a falta de salgados. Ao final da cerimônia, houve um baile dançante e a celebração encerrou as três horas da manhã do dia treze de setembro.
No dia dezessete de setembro, aconteceu a reunião de encerramento onde inicialmente contabilizamos os gastos e lucros com o baile. E no fim do mês de novembro, esses valores foram firmados com exatidão.
Na reunião do dia oito de dezembro, foram divulgados todos os valores, o ganho com patrocínios foi de quatro mil duzentos e vinte e oito reais, tivemos gastos de três mil seiscentos e vinte oito reais, contabilizando em seiscentos reais de lucro, e somado com o valor da copa, conseguimos mil duzentos e quinze reais com vinte centavos. Na mesma reunião ficou decidido que após janeira marcaremos um novo encontro com as meninas, para não perder o contato com elas.
Metas Alcançadas
As meninas presenciaram todas as palestras, que ocorreram da melhor forma possivel, e assim levaram aprendizados para as suas vidas.
Impactos
As meninas puderam levra aprendizados e amizades para a vida.