Interact Club de Braganca Paulista-Estância
Endereço
Bragança Paulista
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Bragança Paulista Estância
Objetivos
Instruir interactianos sobre o Movimento Rotário; oportunizar maior convívio entre os integrantes do clube; divulgar a família Rotária, e seus serviços, como um todo; desenvolver oratória dos associados.
Metas
Preparar um texto explicativo sobre a familia rotária; destacar principais qualidades e caracteristicas do interact; desenvolver a oratória dos associados.
Beneficiários
Os beneficiários diretos foram todos os integrantes da família rotária, os quais tiveram suas ações e serviços divulgados para centenas de pessoas.
Os beneficiários indireto foi a sociedade como um todo, que, futuramente, poderá desfrutar de projetos ainda maiores e mais impactantes.
Descrição
Importância
Considerando que a imagem da família rotária não possui tamanho conhecimento em todas as comunidades, resolvemos fazer algo para que seus serviços e ações fossem mais conhecidos/divulgados. O que possibilitaria a confecção de novos, e maiores projetos, os quais poderiam contar com novos apoiadores/colaboradores.
Desenvolvimento
Assim que as metas foram liberadas (22/07/17), o presidente as passou para o clube o clube (25/07/17), e as debateu com o clube, para que, superficialmente, fossem definidas algumas ações para atingir tais metas. A meta que teria maior prestígio seria a de realizar um projeto de divulgação, já que a gestão 17-18 tinha como principal objetivo a imagem pública.
Então o presidente disse que futuramente traria mais informações sobre um projeto de divulgação, e esse assunto seria debatido entre os diretores de projeto e os diretores de imagem pública. Com o término da reunião (do Interact), assim que todos os envolvidos chegaram a suas residências, o presidente cumpriu com o que propôs e começou a debater a ideai com, primeiramente, a diretoria de projetos.
Após diversas ideias (como divulgações nas redes sociais, panfletagem, palestras em escolas, carros de som, etc), o presidente comentou sobre a possibilidade de montarmos um stand na “Feira do Conhecimento”, a qual consiste em uma feira cultural, que já está em sua 29º edição, realizada anualmente no mês de Setembro pelo Colégio Objetivo Bragança, onde reúne projetos, feito pelos alunos, sobre diversas áreas, sendo elas acadêmicas, musicais, cientifica, sociais, políticas, etc. Além de atrações musicais, culinárias, etc.
A ideia possui um “feedback” muito positivo já que, assim como o club, a maioria dos diretores de projeto estudam no Colégio Objetivo Bragança, e sabem que a feira em questão, por sua tradição e também do colégio, atraem milhares de pessoas em todas as suas edições, então seria o local perfeito para divulgarmos nossa imagem e serviços.
Após a ideia ser aprovada pela diretoria de projetos, a ideia foi encaminhada para a diretoria de imagem pública. Onde o presidente explicou todos os motivos supracitados, e novamente, pela maioria da diretoria estudar no Colégio Objetivo, a ideia foi aprovada por unanimidade.
Em seguida, antes de levar a ideia para votação em reunião, o presidente achou melhor agilizar todas as partes desse projeto. Desta maneira, ele fez um oficio, o qual foi encaminhado para a diretoria do Colégio Objetivo Bragança. Em suma, este ofício pedia permissão para montarmos um stand na XXIII Feira do conhecimento, e explicava o que era o Interact e o projeto. O oficio foi encaminhado na primeira semana de Agosto, juntamente com o retorno das aulas.
Enquanto não obtínhamos a resposta do colégio em questão, o presidente, junto com uma comissão, debateu o como o stand seria estruturado e como seria organizado, e depois de algumas horas foi definido que utilizaríamos: um banner explicativo, um banner da EndPolioNow, uma faixa com o logo do Interact, camisetas e canecas de clubs/eventos. Após definir o que estaria presente no stand, a comissão foi atrás todos os banners supracitados: As camisetas e canecas seriam pegas com os próprios associados, pois há associados que foram em eventos mais antigos, ou que visitaram outros clubs, etc. Assim teríamos uma boa quantia de objetos de clubs e eventos, demonstrando o quão grande é o Interact. O banner da EndPolio foi encontrado, juntamente com a faixa com o logo, na sede do Rotary Club Patrocinador (local onde ocorrem nossas reuniões). Já o banner explicativo não foi encontrado.
Devido à esse imprevisto, o presidente entrou em contato com o Interact Club de Socorro, e questionou sobre a possibilidade deles nos emprestarem seu banner explicativo, já que o nosso não foi encontrado. Eles (Interact Club de Socorro) aceitaram sem hesitar, com isso o presidente foi até a cidade de Socorro para buscar tal banner. Além disso, nosso Rotary Club Patrocinador nos deu um rolo de tecido TNT azul escuro, para que pudéssemos cercar a tenda, não apenas para deixá-la mais bonita, mas também para proteger-nos do sol.
Em seguida. o presidente preparou o que seria “falado” para os visitantes do stand. Essas falas continham: definição do Interact/Rotary, surgimento, benefícios, 3 tipos de desenvolvimento (social, comunitário e global), maneiras de participar. Todas as informações foram retiradas de páginas e sites destinados ao Interact, além da própria experiência pessoal do presidente. A resposta para o ofício veio na primeira semana de Setembro, e nos foi informado que seria disponibilizada uma tenda para montarmos nosso stand, e que, no dia da feira, ela já estaria montada para nós.
Na semana seguinte, uma semana antes da feira (16/09/17), o presidente definiu quais associados participariam do projeto. Isso foi feito utilizando o critério de participação, onde os associados que não participaram dos projetos mais recentes, seriam escolhidos, pois assim todos os associados podem participar, sem que aja perda de interesse/motivação.
Assim que os participantes foram definidos, o presidente os dividiu em 2 turnos, cada turno tinha 3 pessoas. Com isso as “falas” foram divididas em 3 partes: a 1º sobre definições e surgimento, a 2º sobre benefícios e desenvolvimento, a 3º sobre projetos globais e como participar do Interact.
Na semana seguinte, no exato dia da feira, fomos no colégio na parte da manhã (entre 9h e 12h), para que pudéssemos organizar o stand, tendo em vista que a feira teria início as 14h. Cerca de 6 associados foram ajudar a preparar o Stand, sendo eles 3 homens e 3 mulheres, eles levaram: tesoura, barbante, estilete, fita adesiva, fita Silver Tape, alfinetes, e abraçadeiras de nylon. Com isso, cercamos 3 lados da tenda com o TNT, e penduramos os 3 banners, além de espalharmos pelo stand as canecas e camisetas. No período da tarde todos os 6 participantes estavam presentes, sendo eles 3 garotos e 3 garotas.
Os turnos foram firmemente cumpridos, os associados falaram de maneira clara, para todos os que vieram conhecer nosso stand. A feira foi, novamente, um sucesso, atraindo mais de 2000 pessoas. Com isso nosso objetivo acabou por ser atingido, tanto por termos conseguido divulgar nossa imagem quanto por trabalhar a oratória dos associados.
Desenvolvimento
Assim que as metas foram liberadas (22/07/17), o presidente as passou para o clube o clube (25/07/17), e as debateu com o clube, para que, superficialmente, fossem definidas algumas ações para atingir tais metas. A meta que teria maior prestígio seria a de realizar um projeto de divulgação, já que a gestão 17-18 tinha como principal objetivo a imagem pública.
Então o presidente disse que futuramente traria mais informações sobre um projeto de divulgação, e esse assunto seria debatido entre os diretores de projeto e os diretores de imagem pública. Com o término da reunião (do Interact), assim que todos os envolvidos chegaram a suas residências, o presidente cumpriu com o que propôs e começou a debater a ideai com, primeiramente, a diretoria de projetos.
Após diversas ideias (como divulgações nas redes sociais, panfletagem, palestras em escolas, carros de som, etc), o presidente comentou sobre a possibilidade de montarmos um stand na “Feira do Conhecimento”, a qual consiste em uma feira cultural, que já está em sua 29º edição, realizada anualmente no mês de Setembro pelo Colégio Objetivo Bragança, onde reúne projetos, feito pelos alunos, sobre diversas áreas, sendo elas acadêmicas, musicais, cientifica, sociais, políticas, etc. Além de atrações musicais, culinárias, etc.
A ideia possui um “feedback” muito positivo já que, assim como o club, a maioria dos diretores de projeto estudam no Colégio Objetivo Bragança, e sabem que a feira em questão, por sua tradição e também do colégio, atraem milhares de pessoas em todas as suas edições, então seria o local perfeito para divulgarmos nossa imagem e serviços.
Após a ideia ser aprovada pela diretoria de projetos, a ideia foi encaminhada para a diretoria de imagem pública. Onde o presidente explicou todos os motivos supracitados, e novamente, pela maioria da diretoria estudar no Colégio Objetivo, a ideia foi aprovada por unanimidade.
Em seguida, antes de levar a ideia para votação em reunião, o presidente achou melhor agilizar todas as partes desse projeto. Desta maneira, ele fez um oficio, o qual foi encaminhado para a diretoria do Colégio Objetivo Bragança. Em suma, este ofício pedia permissão para montarmos um stand na XXIII Feira do conhecimento, e explicava o que era o Interact e o projeto. O oficio foi encaminhado na primeira semana de Agosto, juntamente com o retorno das aulas.
Enquanto não obtínhamos a resposta do colégio em questão, o presidente, junto com uma comissão, debateu o como o stand seria estruturado e como seria organizado, e depois de algumas horas foi definido que utilizaríamos: um banner explicativo, um banner da EndPolioNow, uma faixa com o logo do Interact, camisetas e canecas de clubs/eventos. Após definir o que estaria presente no stand, a comissão foi atrás todos os banners supracitados: As camisetas e canecas seriam pegas com os próprios associados, pois há associados que foram em eventos mais antigos, ou que visitaram outros clubs, etc. Assim teríamos uma boa quantia de objetos de clubs e eventos, demonstrando o quão grande é o Interact. O banner da EndPolio foi encontrado, juntamente com a faixa com o logo, na sede do Rotary Club Patrocinador (local onde ocorrem nossas reuniões). Já o banner explicativo não foi encontrado.
Devido à esse imprevisto, o presidente entrou em contato com o Interact Club de Socorro, e questionou sobre a possibilidade deles nos emprestarem seu banner explicativo, já que o nosso não foi encontrado. Eles (Interact Club de Socorro) aceitaram sem hesitar, com isso o presidente foi até a cidade de Socorro para buscar tal banner. Além disso, nosso Rotary Club Patrocinador nos deu um rolo de tecido TNT azul escuro, para que pudéssemos cercar a tenda, não apenas para deixá-la mais bonita, mas também para proteger-nos do sol.
Em seguida. o presidente preparou o que seria “falado” para os visitantes do stand. Essas falas continham: definição do Interact/Rotary, surgimento, benefícios, 3 tipos de desenvolvimento (social, comunitário e global), maneiras de participar. Todas as informações foram retiradas de páginas e sites destinados ao Interact, além da própria experiência pessoal do presidente. A resposta para o ofício veio na primeira semana de Setembro, e nos foi informado que seria disponibilizada uma tenda para montarmos nosso stand, e que, no dia da feira, ela já estaria montada para nós.
Na semana seguinte, uma semana antes da feira (16/09/17), o presidente definiu quais associados participariam do projeto. Isso foi feito utilizando o critério de participação, onde os associados que não participaram dos projetos mais recentes, seriam escolhidos, pois assim todos os associados podem participar, sem que aja perda de interesse/motivação.
Assim que os participantes foram definidos, o presidente os dividiu em 2 turnos, cada turno tinha 3 pessoas. Com isso as “falas” foram divididas em 3 partes: a 1º sobre definições e surgimento, a 2º sobre benefícios e desenvolvimento, a 3º sobre projetos globais e como participar do Interact.
Na semana seguinte, no exato dia da feira, fomos no colégio na parte da manhã (entre 9h e 12h), para que pudéssemos organizar o stand, tendo em vista que a feira teria início as 14h. Cerca de 6 associados foram ajudar a preparar o Stand, sendo eles 3 homens e 3 mulheres, eles levaram: tesoura, barbante, estilete, fita adesiva, fita Silver Tape, alfinetes, e abraçadeiras de nylon. Com isso, cercamos 3 lados da tenda com o TNT, e penduramos os 3 banners, além de espalharmos pelo stand as canecas e camisetas. No período da tarde todos os 6 participantes estavam presentes, sendo eles 3 garotos e 3 garotas.
Os turnos foram firmemente cumpridos, os associados falaram de maneira clara, para todos os que vieram conhecer nosso stand. A feira foi, novamente, um sucesso, atraindo mais de 2000 pessoas. Com isso nosso objetivo acabou por ser atingido, tanto por termos conseguido divulgar nossa imagem quanto por trabalhar a oratória dos associados.
Metas Alcançadas
Todas as metas traçadas foram alcançadas.
Impactos
A curto prazo observamos o desenvolvimento da oratória dos associados além de uma divulgação prévia da familia rotária.
A longo prazo temos um conhecimento exponencial da imagem dos integrantes da familia rotária.