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Pedágio EndPolioNow

24/03/2018

Clube
Interact Club de Braganca Paulista-Estância

Endereço
Bragança Paulista
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Bragança Paulista Estância

Objetivos

Instruir interactianos sobre o Movimento Rotário; oportunizar maior convívio entre os integrantes do clube; divulgar o Interact e Rotary para os motoristas e população ao redor; arrecadar fundos para o combate da Poliomielite; desenvolvimento de argúcia e esperteza dos Interactianos.



Metas

Confeccionar chaveiros e sacolinhas; definir quais serão os semaforos em que venderemos; vender a maior quantia possivel.



Beneficiários

Diretamente nosso Programa Mundial de Combate à Polio, por todo nosso apoio e arrecadação. Além das crianças que irão receber as vacinas, futuramente.



Descrição

Importância
Além do desenvolvimento administrativo e financeiro de nossos associados, tivemos também um aumento na participação dos mesmos neste projeto, arrecadamos uma quantia boa para EndPolio, e todo paleio dos interactianos no convencimento dos motoristas.

Desenvolvimento
Logo na primeira reunião da gestão (04/07/17), o presidente comentou sobre as principais datas comemorativas presentes no primeiro semestre (da gestão), as quais não poderiam passar em branco de maneira alguma – tanto por ser meta distrital quanto por ser algo de grande comoção populacional – sendo a uma delas o Dia Mundial de Combate a Poliomielite, a ser comemorado no dia 24/10 (24 de Outubro). O presidente começou contextualizando o assunto, fazendo um panorama, em ordem cronológica, desde o que é a poliomielite (paralisia infantil) até o papel fundamental do Rotary em seu constante processo de erradicação mundial (Campanha EndPolioNow). O presidente então resolveu fazer algo diferente, ao invés de pedir ideias e/ou sugestões para o projeto, comentou sobre um antigo projeto que foi realizado em comemoração a tal data comemorativa, que em suma, consistiu na venda de sacolas de lixo para carro (feitas a base de TNT) e chaveiros, ambos com o logo da campanha. Um pelo valor de R$2,00 e outro por R$4,00, respectivamente. Algumas dúvidas surgiram referentes aonde encomendar tais produtos – para que desta maneira possamos obter um preço menor, culminando em um maior lucro – e em qual semáforo seria realizada a venda, já que nas edições anteriores acidentes quase ocorreram, já que o local escolhido era uma avenida com saída próxima a uma rodovia (a qual leva até a cidade de Campinas - SP). Antes de começar a sanar as dúvidas supracitadas, o presidente sugeriu uma votação para definir qual seria de fato o projeto a ser realizado. Devido à falta de novas ideias e/ou sugestões, e também por decisão unânime, foi decidido que o projeto a ser realizado seria baseado nas edições anteriores, o qual foi carinhosamente apelidado de “Pedágio EndPolioNow”. Definido qual seria o projeto, o presidente explicou com todos os detalhes como foram desenvolvidas e aplicadas às últimas edições, já que ele havia feito apenas uma síntese do que ocorreu, para que houvesse pelo menos uma ideia de projeto. Começou explicando como foi definido: o projeto, os itens a serem vendidos e a escolha do semáforo; todos foram fortemente influenciados pela praticidade de executar o projeto, e a grande utilidade dos objetos em questão e a segurança da avenida. Em seguida o presidente levanta uma votação para definir se seriam encomendados outros itens além dos que foram vendidos nas edições anteriores. Por maioria simples, foi decidido manter apenas os chaveiros e sacolas de lixo, pois é algo venderia que muito fácil, já que todos que passarem pelo pedágio automaticamente teriam uma chave e um carro. Definidos os produtos, o presidente segue dizendo que há algumas sacolas guardadas, as quais precisariam ser contadas, mas não mais nenhum chaveiro em estoque. Ele disponibilizou-se a realizar a contagem das sacolas, e convocou/encarregou outros 3 associados de, junto a ele, cotar preços de chaveiros em diversos lugares. A quantidade de sacolas seria passada ao clube na próxima reunião (11/07/17), enquanto os valores seriam entregues entre o fim do mês de Agosto e o início do mês de Setembro, já que há diversos sites e lojas físicas existentes a serem consultados. Na reunião seguinte (11/07/17), o presidente cumpriu com sua responsabilidade e “levou” para o clube a quantidade de sacolas em estoque. Segundo o mesmo, há algo em torno de 650 sacolas. Então, o mesmo iniciou uma nova votação para determinar a compra, ou não, de novas sacolas. E por maioria simples, foi decidido não comprar mais sacolas, já que a empresa que fabrica essas sacolas, a “TNT PACKS”, trabalha com encomendas de 1000 unidades, o que acabaria por prejudicar um pouco o caixa, pois não há certeza se todas seriam vendidas. Durante a reunião foi sugerida uma votação para determinar o dia em que o projeto ocorreria, e a sugestão que obteve maior apoio e/ou “feedback” foi a de realizá-lo no dia 28/10, pois é o mais perto da data comemorativa. O projeto seria realizado com auxilio e apoio de nosso Rotary Club Patrocinador, porém, no meio do caminho, esse em questão passou a ser o responsável por sediar o projeto distrital  EndPolioNow. Com isso, passamos a ter um projeto praticamente independente, já que não poderíamos realizar a venda dos itens durante o novo projeto de nosso Rotary Club Patrocinador (uma caminhada a ser realizada em torno do principal lago da cidade, seguido de lanches e bebidas a serem entregues/vendidos na sede do clube). Uma das mudanças foi a alteração no dia em que o projeto seria realizado, já que a caminhada de nosso Rotary Club Patrocinador foi marcada para o dia 28/10. Com isso, o projeto acabou sendo deixado para o dia 09/11/17. Na primeira reunião do mês de Setembro (05/09/17), o presidente novamente cumpriu com suas responsabilidades e “levou” para o clube diversos preços, os quais foram consultados em dezenas de lojas, junto com outros 3 associados. Havia duas opções: a 1º que era de comprar chaveiros prontos, e a 2º que era de comprar eles desmontados. O presidente conscientizou a todos que o valor do chaveiro desmontado era 3 vezes menor que o do chaveiro pronto, e que não haveria a menor dificuldade em montar os chaveiros, já que há 50 associados oficialmente cadastrados no clube. Por meio de votação, foi decidido encomendar os chaveiros desmontados, e que seria marcado um dia para confecção dos chaveiros. Onde um pequeno grupo, com cerca de 10 associados, dirigir-se-ia até a residência de algum companheiro. Os chaveiros foram encomendados 400 chapinhas, 8 cartelas de adesivos (50 unidades por cartela), 4 pacotes de argola com corrente (100 unidades por pacotes); totalizando R$359,63 Com a entrega da encomenda, os associados encarregados da montagem dirigiram-se até a residência do presidente, onde foram confeccionados os chaveiros. Todos os 400 chaveiros foram feitos, porém vieram quantidades a mais, resultando na sobra de 17 adesivos e 10 chapinhas. No dia 09/11/17, fomos até os dois semáforos escolhidas anteriormente, e iniciamos as vendas. Cada um dos grupos divididos contou com a presença de dois adultos, sendo eles rotarianos e pais/mães. As vendas ocorreram bem rápido, e em pouco tempo já havíamos vendido a primeira parte. Foi arrecadado algo em torno de R$700,00.

Desenvolvimento

Logo na primeira reunião da gestão (04/07/17), o presidente comentou sobre as principais datas comemorativas presentes no primeiro semestre (da gestão), as quais não poderiam passar em branco de maneira alguma – tanto por ser meta distrital quanto por ser algo de grande comoção populacional – sendo a uma delas o Dia Mundial de Combate a Poliomielite, a ser comemorado no dia 24/10 (24 de Outubro).

O presidente começou contextualizando o assunto, fazendo um panorama, em ordem cronológica, desde o que é a poliomielite (paralisia infantil) até o papel fundamental do Rotary em seu constante processo de erradicação mundial (Campanha EndPolioNow).

O presidente então resolveu fazer algo diferente, ao invés de pedir ideias e/ou sugestões para o projeto, comentou sobre um antigo projeto que foi realizado em comemoração a tal data comemorativa, que em suma, consistiu na venda de sacolas de lixo para carro (feitas a base de TNT) e chaveiros, ambos com o logo da campanha. Um pelo valor de R$2,00 e outro por R$4,00, respectivamente.

Algumas dúvidas surgiram referentes aonde encomendar tais produtos – para que desta maneira possamos obter um preço menor, culminando em um maior lucro – e em qual semáforo seria realizada a venda, já que nas edições anteriores acidentes quase ocorreram, já que o local escolhido era uma avenida com saída próxima a uma rodovia (a qual leva até a cidade de Campinas - SP).

Antes de começar a sanar as dúvidas supracitadas, o presidente sugeriu uma votação para definir qual seria de fato o projeto a ser realizado. Devido à falta de novas ideias e/ou sugestões, e também por decisão unânime, foi decidido que o projeto a ser realizado seria baseado nas edições anteriores, o qual foi carinhosamente apelidado de “Pedágio EndPolioNow”.

Definido qual seria o projeto, o presidente explicou com todos os detalhes como foram desenvolvidas e aplicadas às últimas edições, já que ele havia feito apenas uma síntese do que ocorreu, para que houvesse pelo menos uma ideia de projeto.

Começou explicando como foi definido: o projeto, os itens a serem vendidos e a escolha do semáforo; todos foram fortemente influenciados pela praticidade de executar o projeto, e a grande utilidade dos objetos em questão e a segurança da avenida.

Em seguida o presidente levanta uma votação para definir se seriam encomendados outros itens além dos que foram vendidos nas edições anteriores. Por maioria simples, foi decidido manter apenas os chaveiros e sacolas de lixo, pois é algo venderia que muito fácil, já que todos que passarem pelo pedágio automaticamente teriam uma chave e um carro.

Definidos os produtos, o presidente segue dizendo que há algumas sacolas guardadas, as quais precisariam ser contadas, mas não mais nenhum chaveiro em estoque.

Ele disponibilizou-se a realizar a contagem das sacolas, e convocou/encarregou outros 3 associados de, junto a ele, cotar preços de chaveiros em diversos lugares. A quantidade de sacolas seria passada ao clube na próxima reunião (11/07/17), enquanto os valores seriam entregues entre o fim do mês de Agosto e o início do mês de Setembro, já que há diversos sites e lojas físicas existentes a serem consultados.

Na reunião seguinte (11/07/17), o presidente cumpriu com sua responsabilidade e “levou” para o clube a quantidade de sacolas em estoque. Segundo o mesmo, há algo em torno de 650 sacolas. Então, o mesmo iniciou uma nova votação para determinar a compra, ou não, de novas sacolas. E por maioria simples, foi decidido não comprar mais sacolas, já que a empresa que fabrica essas sacolas, a “TNT PACKS”, trabalha com encomendas de 1000 unidades, o que acabaria por prejudicar um pouco o caixa, pois não há certeza se todas seriam vendidas.

Durante a reunião foi sugerida uma votação para determinar o dia em que o projeto ocorreria, e a sugestão que obteve maior apoio e/ou “feedback” foi a de realizá-lo no dia 28/10, pois é o mais perto da data comemorativa.

O projeto seria realizado com auxilio e apoio de nosso Rotary Club Patrocinador, porém, no meio do caminho, esse em questão passou a ser o responsável por sediar o projeto distrital  EndPolioNow. Com isso, passamos a ter um projeto praticamente independente, já que não poderíamos realizar a venda dos itens durante o novo projeto de nosso Rotary Club Patrocinador (uma caminhada a ser realizada em torno do principal lago da cidade, seguido de lanches e bebidas a serem entregues/vendidos na sede do clube).

Uma das mudanças foi a alteração no dia em que o projeto seria realizado, já que a caminhada de nosso Rotary Club Patrocinador foi marcada para o dia 28/10. Com isso, o projeto acabou sendo deixado para o dia 09/11/17.

Na primeira reunião do mês de Setembro (05/09/17), o presidente novamente cumpriu com suas responsabilidades e “levou” para o clube diversos preços, os quais foram consultados em dezenas de lojas, junto com outros 3 associados.

Havia duas opções: a 1º que era de comprar chaveiros prontos, e a 2º que era de comprar eles desmontados. O presidente conscientizou a todos que o valor do chaveiro desmontado era 3 vezes menor que o do chaveiro pronto, e que não haveria a menor dificuldade em montar os chaveiros, já que há 50 associados oficialmente cadastrados no clube.

Por meio de votação, foi decidido encomendar os chaveiros desmontados, e que seria marcado um dia para confecção dos chaveiros. Onde um pequeno grupo, com cerca de 10 associados, dirigir-se-ia até a residência de algum companheiro.

Os chaveiros foram encomendados 400 chapinhas, 8 cartelas de adesivos (50 unidades por cartela), 4 pacotes de argola com corrente (100 unidades por pacotes); totalizando R$359,63

Com a entrega da encomenda, os associados encarregados da montagem dirigiram-se até a residência do presidente, onde foram confeccionados os chaveiros. Todos os 400 chaveiros foram feitos, porém vieram quantidades a mais, resultando na sobra de 17 adesivos e 10 chapinhas.

No dia 09/11/17, fomos até os dois semáforos escolhidas anteriormente, e iniciamos as vendas. Cada um dos grupos divididos contou com a presença de dois adultos, sendo eles rotarianos e pais/mães. As vendas ocorreram bem rápido, e em pouco tempo já havíamos vendido a primeira parte. Foi arrecadado algo em torno de R$700,00.



Metas Alcançadas

Todas as metas trraçadas foram alcançadas.



Impactos

A curto prazo observamo o desenvolvimento da oratória e "coragem" dos associados.

A longo prazo podemos ter a erradicação da poliomielite.



Outros Projetos