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Cestas da Felicidade

24/03/2018

Clube
Interact Club de Braganca Paulista-Estância

Endereço
Bragança Paulista
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Bragança Paulista Estância

Objetivos

Instruir interactianos sobre o Movimento Rotário; possibilitar uma ceia natalina aos mais necessitados; fomentar o Espírito Natalino; realizar uma confraternização de final de ano com crianças e suas famílias, interactianos e voluntários da instituição.



Metas

Fazer arrecadações em bairros e condominios; confecionar 90 cestas de natal; realizar uma tarde de diversão e companheirismo com as familias e crianças, no dia da entrega das cestas.



Beneficiários

  Os beneficiários diretos deste projeto foram às crianças e famílias carentes auxiliadas, já que, como dito anteriormente, foram-lhes proporcionados momentos de felicidade, solidariedade, e itens para confecção de uma ceia natalina.

 Já no beneficiário indireto encontra-se a Instituição que recebeu o projeto (ECOA), pois foi possível fortalecer a relação com as famílias – demonstrando que podem ser realizados auxílios relevantes – e o fortalecimento de sua imagem pública,  já que o projeto obteve boa repercussão.

 



Descrição

Importância
  Por tratar-se de uma data comemorativa deveras importante, e considerando que a instituição em questão não receber ações natalinas de outras organizações. Resolvemos através de uma doação e confraternização promover o espírito natalino e, além de proporcionar momentos de felicidade, tornar possível a realização de uma ceia familiar, algo que muitas famílias não possuem fundos ou condições de realizar.  

Desenvolvimento
Durante a 2º reunião do mês de Novembro (14/11/17), o presidente perguntou aos associados se havia alguma idéia de projeto (a ser realizado ainda no 1º semestre do ano rotário), a qual eles não haviam comentado anteriormente. Um companheiro comentou sobre fazer um 2º projeto de Natal, em conjunto com o Espaço Comunitário de Aprendizagem (ECOA), a qual acolhe crianças carentes durante o dia, enquanto os pais trabalham. A ECOA havia entrado em contato com este determinado associado, pois um familiar possui contato direto com os diretores de tal instituição. A idéia era a de montar 90 cestas básicas, as quais seriam doadas às famílias dessas crianças carentes, para que elas pudessem ter uma boa e farta ceia de natal. A comemoração/entrega das cestas ocorreria no dia 16 de Dezembro (16/12/17). Em seguida, o presidente propôs uma votação para decidir se o projeto seria executado, e por decisão unânime o projeto foi aceito. Após contextualizar o projeto como um todo, o presidente solicitou idéias e/ou sugestões do que seria realizado para que, em 1 mês, montássemos 90 cestas básicas. Em meio a diversas idéias, as que possuíram um maior “feedback” foram as de mandar, para diversos estabelecimentos, ofícios solicitando doação e permissão para arrecadarmos em seu espaço externo. Ou seja, além de solicitarmos doações, tínhamos o interesse de arrecadar alimentos em portas de super-mercados, onde ficaríamos na porta do mesmo, e quando alguém individuo estivesse entrando, o abordaríamos, explicaríamos quem somos e o que estamos fazendo, e por fim solicitaríamos algum alimento, o qual seria comprado pelo individuo, e entregue a nós na saída. O presidente comprometeu-se a entregar os ofícios na semana seguinte, já com todas as quantidades necessárias. E, enquanto os ofícios não eram distribuídos, pediu para que os associados fizessem um contato prévio com esses estabelecimentos e conhecidos, para que eles já estivessem cientes do projeto e da causa. Na semana seguinte (21/11/17), o presidente cumpriu com sua responsabilidade e levou todos os ofícios. Os mesmos foram distribuídos para os associados, os quais se comprometeram a levá-los aos estabelecimentos o mais rápido possível, já que nosso tempo era escasso. Além de levar uma resposta já na reunião seguinte. Durante as duas ultimas reuniões, havia alguns rotarianos presentes, os quais se sentiram cativados pelo projeto, e após o término da reunião do dia 21/11/17, conversaram com o presidente e a companheira responsável pelo projeto, para que pudessem ter mais informações e levar o projeto para a reunião do Rotary Patrocinador, e determinar se poderia ser fornecido algum auxilio, e que a resposta seria dada na reunião seguinte. Na semana seguinte (28/11/17), obtivemos as respostas dos ofícios e também do nosso Rotary Club Patrocinador. Grande parte dos ofícios não foi aceita, porém conseguimos uma doação de 50 cestas básicas, o que facilitou mais da metade do “trabalho”. Nosso Rotary Club Patrocinador realizaria uma doação de 90 frangos inteiros (substituindo o peru e/ou chester, que são aves mais caras) e 90 panettones, ou seja, cada família receberia 1 frango e 1 panettone para compor a ceia. O presidente, levando em consideração que nossos ofícios não foram aceitos, solicitou idéias e/ou sugestões para que pudéssemos contornar este problema. A idéia mais sugerida foi a de realizar arrecadações em bairros e condomínios dos associados. Em seguida, o presidente pediu para que os associados se voluntariassem a formar pequenos grupos e fazer arrecadações de alimentos em seus bairros e/ou condomínios. Os grupos foram formados por afinidade e proximidade geográfica, pois assim seria mais fácil dos integrantes do grupo se reunir. Os dias e horários foram decididos de acordo com a disponibilidade dos integrantes. Foram realizadas arrecadações em 3 condomínios e 1 bairro: No primeiro condomínio, onde as arrecadações iniciaram-se a partir das 18h, foram 4 associados, sendo eles todos homens, e devido ao tamanho reduzido(cerca de 8 prédios), conseguimos passar por todos os prédios e apartamentos, o que gerou uma boa quantidade de alimentos. Em seguida, saímos pedindo alimentos no bairro onde localiza-se este condomínio. No segundo condomínio, onde as arrecadações iniciaram-se a partir das 18h30, foram cerca de 6 associados, sendo 2 homens e 4 mulheres, e por também possuir um tamanho reduzido (cerca de 13 prédios), conseguimos passar por todos os prédios e apartamentos, o que gerou uma boa quantidade de alimentos. No terceiro condomínio, onde as arrecadações iniciaram-se a partir das 16h, foram cerca de 5 associados, sendo 2 homens e 3 mulheres, e por ser muito grande (cerca de 25 prédios), não conseguimos passar por todos os prédios e apartamentos, mas também conseguimos boas doações, já que passamos por quase metade dos prédios. Além disso, foram realizadas, por parte voluntária e autônoma dos associados e seus responsáveis, algumas arrecadações internas. Após conseguirmos alimentos suficientes para montar as 40 cestas restantes, o que gerava algo em torno de 600kg de alimentos arrecadados, restava-nos apenas aguardar o dia 16/12/17. Chegado o dia do evento (16/12/17), os associados - os quais apenas alguns puderam participar, sendo eles os que estavam diretamente ligadas ao projeto e a instituição – chegaram na parte da manhã, e as crianças ainda estavam chegando neste momento. Inicialmente houve uma brincadeira rápida para “entrosar”, mas devido a chuva a brincadeira teve que acabar um pouco antes do previsto. Em seguida ocorreu um show de mágica. Logo após o show, as crianças foram divididas em dois grupos, onde o 1º grupo foi almoçar, enquanto o 2º grupo foi brincar nos brinquedos infláveis, posteriormente os grupos foram invertidos. Passamos o resto do dia brincando e interagindo com as crianças.  

Desenvolvimento

Durante a 2º reunião do mês de Novembro (14/11/17), o presidente perguntou aos associados se havia alguma idéia de projeto (a ser realizado ainda no 1º semestre do ano rotário), a qual eles não haviam comentado anteriormente.

Um companheiro comentou sobre fazer um 2º projeto de Natal, em conjunto com o Espaço Comunitário de Aprendizagem (ECOA), a qual acolhe crianças carentes durante o dia, enquanto os pais trabalham.

A ECOA havia entrado em contato com este determinado associado, pois um familiar possui contato direto com os diretores de tal instituição.

A idéia era a de montar 90 cestas básicas, as quais seriam doadas às famílias dessas crianças carentes, para que elas pudessem ter uma boa e farta ceia de natal. A comemoração/entrega das cestas ocorreria no dia 16 de Dezembro (16/12/17).

Em seguida, o presidente propôs uma votação para decidir se o projeto seria executado, e por decisão unânime o projeto foi aceito.

Após contextualizar o projeto como um todo, o presidente solicitou idéias e/ou sugestões do que seria realizado para que, em 1 mês, montássemos 90 cestas básicas. Em meio a diversas idéias, as que possuíram um maior “feedback” foram as de mandar, para diversos estabelecimentos, ofícios solicitando doação e permissão para arrecadarmos em seu espaço externo.

Ou seja, além de solicitarmos doações, tínhamos o interesse de arrecadar alimentos em portas de super-mercados, onde ficaríamos na porta do mesmo, e quando alguém individuo estivesse entrando, o abordaríamos, explicaríamos quem somos e o que estamos fazendo, e por fim solicitaríamos algum alimento, o qual seria comprado pelo individuo, e entregue a nós na saída.

O presidente comprometeu-se a entregar os ofícios na semana seguinte, já com todas as quantidades necessárias. E, enquanto os ofícios não eram distribuídos, pediu para que os associados fizessem um contato prévio com esses estabelecimentos e conhecidos, para que eles já estivessem cientes do projeto e da causa.

Na semana seguinte (21/11/17), o presidente cumpriu com sua responsabilidade e levou todos os ofícios. Os mesmos foram distribuídos para os associados, os quais se comprometeram a levá-los aos estabelecimentos o mais rápido possível, já que nosso tempo era escasso. Além de levar uma resposta já na reunião seguinte.

Durante as duas ultimas reuniões, havia alguns rotarianos presentes, os quais se sentiram cativados pelo projeto, e após o término da reunião do dia 21/11/17, conversaram com o presidente e a companheira responsável pelo projeto, para que pudessem ter mais informações e levar o projeto para a reunião do Rotary Patrocinador, e determinar se poderia ser fornecido algum auxilio, e que a resposta seria dada na reunião seguinte.

Na semana seguinte (28/11/17), obtivemos as respostas dos ofícios e também do nosso Rotary Club Patrocinador. Grande parte dos ofícios não foi aceita, porém conseguimos uma doação de 50 cestas básicas, o que facilitou mais da metade do “trabalho”. Nosso Rotary Club Patrocinador realizaria uma doação de 90 frangos inteiros (substituindo o peru e/ou chester, que são aves mais caras) e 90 panettones, ou seja, cada família receberia 1 frango e 1 panettone para compor a ceia.

O presidente, levando em consideração que nossos ofícios não foram aceitos, solicitou idéias e/ou sugestões para que pudéssemos contornar este problema. A idéia mais sugerida foi a de realizar arrecadações em bairros e condomínios dos associados.

Em seguida, o presidente pediu para que os associados se voluntariassem a formar pequenos grupos e fazer arrecadações de alimentos em seus bairros e/ou condomínios. Os grupos foram formados por afinidade e proximidade geográfica, pois assim seria mais fácil dos integrantes do grupo se reunir. Os dias e horários foram decididos de acordo com a disponibilidade dos integrantes.

Foram realizadas arrecadações em 3 condomínios e 1 bairro:

No primeiro condomínio, onde as arrecadações iniciaram-se a partir das 18h, foram 4 associados, sendo eles todos homens, e devido ao tamanho reduzido(cerca de 8 prédios), conseguimos passar por todos os prédios e apartamentos, o que gerou uma boa quantidade de alimentos. Em seguida, saímos pedindo alimentos no bairro onde localiza-se este condomínio.

No segundo condomínio, onde as arrecadações iniciaram-se a partir das 18h30, foram cerca de 6 associados, sendo 2 homens e 4 mulheres, e por também possuir um tamanho reduzido (cerca de 13 prédios), conseguimos passar por todos os prédios e apartamentos, o que gerou uma boa quantidade de alimentos.

No terceiro condomínio, onde as arrecadações iniciaram-se a partir das 16h, foram cerca de 5 associados, sendo 2 homens e 3 mulheres, e por ser muito grande (cerca de 25 prédios), não conseguimos passar por todos os prédios e apartamentos, mas também conseguimos boas doações, já que passamos por quase metade dos prédios.

Além disso, foram realizadas, por parte voluntária e autônoma dos associados e seus responsáveis, algumas arrecadações internas.

Após conseguirmos alimentos suficientes para montar as 40 cestas restantes, o que gerava algo em torno de 600kg de alimentos arrecadados, restava-nos apenas aguardar o dia 16/12/17.

Chegado o dia do evento (16/12/17), os associados - os quais apenas alguns puderam participar, sendo eles os que estavam diretamente ligadas ao projeto e a instituição – chegaram na parte da manhã, e as crianças ainda estavam chegando neste momento.

Inicialmente houve uma brincadeira rápida para “entrosar”, mas devido a chuva a brincadeira teve que acabar um pouco antes do previsto. Em seguida ocorreu um show de mágica. Logo após o show, as crianças foram divididas em dois grupos, onde o 1º grupo foi almoçar, enquanto o 2º grupo foi brincar nos brinquedos infláveis, posteriormente os grupos foram invertidos. Passamos o resto do dia brincando e interagindo com as crianças.

 



Metas Alcançadas

Todas as metas traçadas foram alcançadas.



Impactos

A curto prazo proporcionamos momentos de felicidade e alegria às crianças e suas familias, além de garantir um ceia de natal digna.

A longo prazo podemos observar crianças mais calmas e recptivas, além de fomentarem o espirito natalino.



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