some image

Dia das Crianças

24/03/2018

Clube
Interact Club de Braganca Paulista-Estância

Endereço
Bragança Paulista
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Bragança Paulista Estância

Objetivos

Instruir interactianos sobre o Movimento Rotário; possibilitar momentos de felicidade integradores para estas crianças; desenvolver a conveniência dos Interactianos através das vendas dos “Tickets”; avultar interação com crianças.



Metas

Conversar com a instituição; negociar com a empresa de eventos; vender "convitinhos" suficientes para bancar o evento.



Beneficiários

 Diretamente beneficiadas foram às crianças, por todos os brinquedos, atenção e confraternização a elas oferecidas. Secundariamente a instituição, a qual recebeu forte divulgação e pode proporcionar divertimento ás crianças. E de forma terciária a Empresa que escolhemos para realizar este evento.



Descrição

Importância
Muitas crianças, como estas de orfanato, assistem propagandas, comerciais e notícias sobre o Dia das Crianças, ou simplesmente ouvem falar em suas escolas, vizinhança, e amigos. E a todo o momento se perguntam, “O que irei ganhar de Dia das Crianças?”. Por tratar-se de uma data comemorativa – e até meta distrital - deveras importante, e considerando o baixo interesse de diversas organizações, inclusive governamentais, em realizar algo destinado a tal data, resolvemos tomar à iniciativa da promover momentos de felicidade às crianças que não possuem condições financeiras e/ou familiares.

Desenvolvimento
Logo na primeira reunião da gestão (04/07/17), o presidente comentou sobre as principais datas comemorativas presentes no primeiro semestre (da gestão), as quais não poderiam passar em brancos de maneira alguma – tanto por ser meta distrital quanto por ser algo de grande comoção populacional – sendo a primeira delas o Dia das Crianças, a ser comemorado no dia 12/10 (12 de Outubro). Após contextualizar o assunto, o presidente sugeriu que os associados sugerissem datas para que o projeto fosse realizado, e por decisão unânime foi decidido fazer no próprio dia 12, já que era em uma quinta-feira, o primeiro dia de um feriado prolongado, o que facilitaria a presença dos associados. Decidido o dia, foram solicitadas novas ideias e/ou sugestões para definir o que seria feito nesse dia, ou seja, qual seria o projeto em si. Levando em consideração que realizamos projetos fixos, de maneira mensal, com dois orfanatos locais, grande parte dos associados fazer algo com tais instituições, já que são crianças que não possuem tantas condições sociais, econômicas e, principalmente, afetivas. O presidente diz que, além da questão continuar abrangente, não teria condição de realizar dois projetos em duas instituições diferentes, pois segundo ele, o ideal seria focar em apenas um local, para que assim o projeto seja melhor desenvolvido e mais efetivo. Logo, ele sugeriu uma votação para decidir qual orfanato receberia, caso aceita pela própria instituição, um projeto de Dia das Crianças. Por maioria simples, decidido realizar o projeto no orfanato “Lar da Benção”, já que em diversas datas comemorativas ele (Lar da Benção) acaba sendo esquecido, enquanto o outro orfanato (Sama) acaba recebendo diversas doações, entre outras maneiras de auxilio. Após ser decidido o local, o presidente pediu novas ideias para definir qual seria o projeto, e a ideia que recebeu um maior “feedback” foi a de retirar dinheiro do caixa do clube e contratar uma empresa de eventos infantis (brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca, algodão doce, entre outros), e no dia em questão, passássemos uma tarde brincando e interagindo com as crianças. Em seguida, um associado, para complementar a ideia do outro companheiro, sugeriu, para que não fosse retirado dinheiro do caixa, uma venda de “cartões” (como se fosse um cartão de visita, mas explicando o projeto, dia, local, valor, etc), no valor de R$10,00, os quais funcionariam como um “recibo pela doação”. Por meio de votação unânime, foi decidido seguir a ideia da venda de “cartões”. Logo, o presidente disponibilizou-se a fazer a arte dos cartões e levar a uma gráfica para que eles fossem impressos, e que os traria prontos na 1º reunião do mês seguinte (Agosto), pois assim os associados teriam mais de dois meses para vender os cartões. Restava então decidir quais os brinquedos e alimentos que seriam levados e/ou alugados. E por meio de votação foi definido que seria alugado: 1 cama elásticas grande, 1 pula-pula, 1 escorregador inflável grande, 1 carrinho de algodão doce, 1 carrinho de pipoca e 1 carrinho de sorvetes. Após definido qual seria o projeto, o presidente encarregou dois associados: um para esse entrasse em contato com o orfanato em questão, e averiguar a possibilidade de realizar o projeto em conjunto com o mesmo; e outro para entrar em contato com diversas empresas que trabalhem com eventos infantis, para cotar diversos preços. A resposta do orfanato deveria ser levada ao clube na próxima reunião (18/07/17), enquanto os valores deveriam levados ao clube na primeira reunião do mês seguinte (01/08/17) Na semana seguinte (11/07/17), o encarregado de entrar em contato com o orfanato cumpriu com suas responsabilidades e levou tal informação, o orfanato aceitou e agradeceu o convite para participar do projeto, e a única exigência foi: no máximo 10 associados poderiam estar presentes no dia do projeto, para que assim eles tivessem um melhor controle de quem está envolvido no projeto. Então, para decidir quem estaria presente no projeto, o presidente realizou 3 etapas: 1º pediu para que todos os interessados levantassem as mãos, em segundo pediu para que o que participaram do último projeto abaixassem a mão, 3º o restante, que coincidentemente foram exatamente 10, participaria do projeto. Pois desta maneira ocorreria um rodízio na participação dos associados, para que todos estivessem igualmente entusiasmados e envolvidos nas ações do clube. Na primeira reunião do mês de Agosto (04/07/17), foram levados para a reunião tanto os valores dos alugueis quanto os cartões impressos. Sobre os cartões: foram impressas 200 cópias, o que custou R$50,00, e seriam distribuídas 4 por associado (já que o clube possuía 50 associados cadastrados no sistema). Porém, havia cerca de 30 associados presentes, então o presidente resolveu distribuir apenas 3 cópias por associados, pois isso seria o suficiente para sanar as dívidas e ainda sobraria dinheiro para o caixa. Sobre os valores: a empresa que cobraria o menor valor para todos os itens supracitados seria “Mundo Mágico”, que seria R$600,00, e todos os itens acompanhariam monitores. Após os valores serem aprovados, pagamos, com dinheiro do caixa, metade deste em questão para a empresa, para que pudéssemos realizar uma pré-reserva dos brinquedos, para que assim não corrêssemos o risco dá empresa alugar os itens em questão para outra pessoa. Após todas as quantidades e valores serem definidos, o presidente disse que os associados deveriam trazer o dinheiro da venda dos cartões na primeira reunião do mês de Outubro (03/10/17), para que pudéssemos finalizar as vendas e pagar as dívidas. Na primeira reunião de Outubro (03/10/17) os associados cumpriram com suas responsabilidades e levaram o dinheiro da venda dos cartões. Foram vendidos 91 cartões, totalizando R$910,00, ou seja, teríamos R$310,00 de lucro para o caixa. Chegado o dia do projeto (12/10/17), todos os 10 associados estavam presentes, a empresa chegou 30 minutos antes do início do projeto, para que pudessem deixar tudo pronto. Pagamos a outra metade do valor (R$300,00), e demos continuidade ao dia. Passamos cerca de 4 horas dentro da instituição e tudo ocorreu segundo o planejado.

Desenvolvimento

Logo na primeira reunião da gestão (04/07/17), o presidente comentou sobre as principais datas comemorativas presentes no primeiro semestre (da gestão), as quais não poderiam passar em brancos de maneira alguma – tanto por ser meta distrital quanto por ser algo de grande comoção populacional – sendo a primeira delas o Dia das Crianças, a ser comemorado no dia 12/10 (12 de Outubro). Após contextualizar o assunto, o presidente sugeriu que os associados sugerissem datas para que o projeto fosse realizado, e por decisão unânime foi decidido fazer no próprio dia 12, já que era em uma quinta-feira, o primeiro dia de um feriado prolongado, o que facilitaria a presença dos associados. Decidido o dia, foram solicitadas novas ideias e/ou sugestões para definir o que seria feito nesse dia, ou seja, qual seria o projeto em si. Levando em consideração que realizamos projetos fixos, de maneira mensal, com dois orfanatos locais, grande parte dos associados fazer algo com tais instituições, já que são crianças que não possuem tantas condições sociais, econômicas e, principalmente, afetivas. O presidente diz que, além da questão continuar abrangente, não teria condição de realizar dois projetos em duas instituições diferentes, pois segundo ele, o ideal seria focar em apenas um local, para que assim o projeto seja melhor desenvolvido e mais efetivo. Logo, ele sugeriu uma votação para decidir qual orfanato receberia, caso aceita pela própria instituição, um projeto de Dia das Crianças. Por maioria simples, decidido realizar o projeto no orfanato “Lar da Benção”, já que em diversas datas comemorativas ele (Lar da Benção) acaba sendo esquecido, enquanto o outro orfanato (Sama) acaba recebendo diversas doações, entre outras maneiras de auxilio. Após ser decidido o local, o presidente pediu novas ideias para definir qual seria o projeto, e a ideia que recebeu um maior “feedback” foi a de retirar dinheiro do caixa do clube e contratar uma empresa de eventos infantis (brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca, algodão doce, entre outros), e no dia em questão, passássemos uma tarde brincando e interagindo com as crianças. Em seguida, um associado, para complementar a ideia do outro companheiro, sugeriu, para que não fosse retirado dinheiro do caixa, uma venda de “cartões” (como se fosse um cartão de visita, mas explicando o projeto, dia, local, valor, etc), no valor de R$10,00, os quais funcionariam como um “recibo pela doação”. Por meio de votação unânime, foi decidido seguir a ideia da venda de “cartões”. Logo, o presidente disponibilizou-se a fazer a arte dos cartões e levar a uma gráfica para que eles fossem impressos, e que os traria prontos na 1º reunião do mês seguinte (Agosto), pois assim os associados teriam mais de dois meses para vender os cartões. Restava então decidir quais os brinquedos e alimentos que seriam levados e/ou alugados. E por meio de votação foi definido que seria alugado: 1 cama elásticas grande, 1 pula-pula, 1 escorregador inflável grande, 1 carrinho de algodão doce, 1 carrinho de pipoca e 1 carrinho de sorvetes. Após definido qual seria o projeto, o presidente encarregou dois associados: um para esse entrasse em contato com o orfanato em questão, e averiguar a possibilidade de realizar o projeto em conjunto com o mesmo; e outro para entrar em contato com diversas empresas que trabalhem com eventos infantis, para cotar diversos preços. A resposta do orfanato deveria ser levada ao clube na próxima reunião (18/07/17), enquanto os valores deveriam levados ao clube na primeira reunião do mês seguinte (01/08/17) Na semana seguinte (11/07/17), o encarregado de entrar em contato com o orfanato cumpriu com suas responsabilidades e levou tal informação, o orfanato aceitou e agradeceu o convite para participar do projeto, e a única exigência foi: no máximo 10 associados poderiam estar presentes no dia do projeto, para que assim eles tivessem um melhor controle de quem está envolvido no projeto. Então, para decidir quem estaria presente no projeto, o presidente realizou 3 etapas: 1º pediu para que todos os interessados levantassem as mãos, em segundo pediu para que o que participaram do último projeto abaixassem a mão, 3º o restante, que coincidentemente foram exatamente 10, participaria do projeto. Pois desta maneira ocorreria um rodízio na participação dos associados, para que todos estivessem igualmente entusiasmados e envolvidos nas ações do clube. Na primeira reunião do mês de Agosto (04/07/17), foram levados para a reunião tanto os valores dos alugueis quanto os cartões impressos. Sobre os cartões: foram impressas 200 cópias, o que custou R$50,00, e seriam distribuídas 4 por associado (já que o clube possuía 50 associados cadastrados no sistema). Porém, havia cerca de 30 associados presentes, então o presidente resolveu distribuir apenas 3 cópias por associados, pois isso seria o suficiente para sanar as dívidas e ainda sobraria dinheiro para o caixa. Sobre os valores: a empresa que cobraria o menor valor para todos os itens supracitados seria “Mundo Mágico”, que seria R$600,00, e todos os itens acompanhariam monitores. Após os valores serem aprovados, pagamos, com dinheiro do caixa, metade deste em questão para a empresa, para que pudéssemos realizar uma pré-reserva dos brinquedos, para que assim não corrêssemos o risco dá empresa alugar os itens em questão para outra pessoa. Após todas as quantidades e valores serem definidos, o presidente disse que os associados deveriam trazer o dinheiro da venda dos cartões na primeira reunião do mês de Outubro (03/10/17), para que pudéssemos finalizar as vendas e pagar as dívidas. Na primeira reunião de Outubro (03/10/17) os associados cumpriram com suas responsabilidades e levaram o dinheiro da venda dos cartões. Foram vendidos 91 cartões, totalizando R$910,00, ou seja, teríamos R$310,00 de lucro para o caixa. Chegado o dia do projeto (12/10/17), todos os 10 associados estavam presentes, a empresa chegou 30 minutos antes do início do projeto, para que pudessem deixar tudo pronto. Pagamos a outra metade do valor (R$300,00), e demos continuidade ao dia. Passamos cerca de 4 horas dentro da instituição e tudo ocorreu segundo o planejado.



Metas Alcançadas

Todas as metas traçadas foram alcançadas.



Impactos

A curto prazo proporcionamos momentos de felicidade e alegria para as crianças.

A longo prazo temos crianças mais calmas e receptiveis.



Outros Projetos