some image

A força é a nova beleza

10/05/2019

Clube
Interact Club de Santa Rosa

Endereço
Santa Rosa
RS
Brasil

Objetivos

Esse projeto tem como objetivo melhorar a autoestima das mulheres, resgatar a essência que cada mulher carrega em si através da fotografia, da maquiagem e da palestra motivacional. Impactar de forma positiva a comunidade e inspirar.



Metas

As metas foram proporcionar dias especiais, melhorar a autoestima e dar visibilidade ao Grupo Mama Viva.



Beneficiários

Os beneficiários iniciais foram os alunos do SENAC que puderam ter a prática do curso, seguidos pelas 6 mulheres que receberam o dia de beleza e posteriormente o ensaio fotográfico. A fotógrafa, Victória Klein, por ser iniciante no ramo, teve sua primeira experiência com um projeto de voluntariado. E o público que teve a excelente palestra ministrada pela coach Claudia Schulz.



Descrição

Importância
Esse projeto foi realizado visto que o câncer de mama é um dos cânceres com maior incidência em todo o mundo e uma característica das mulheres que passam por essa condição é a baixa autoestima, devido as alterações na imagem corporal e sensação de incerteza. O Grupo Mama Viva tem visibilidade na comunidade Santa-Rosense por s acolher mulheres com câncer de mama e promover a prevenção, possuindo reuniões mensais para ajuda-mútua. 

Desenvolvimento
O projeto teve sua fase de planejamento desde a  reunião do dia 01/12/2018 em meio a pauta a companheira Maria Andres sugeriu proporcionar um dia de beleza com intuito de melhorar a autoestima das mulheres que passaram por leucemia. As companheiras Luisa Gollin e Valentina Klein estiveram em contato com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no mês de fevereiro e propuseram para que os alunos do Curso de maquiagem fossem parceiros do projeto, maquiando as mulheres beneficiadas. No mês de março companheira Valentina Klein contatou a fotografa Victoria Klein para que ela fotografasse as mulheres e também reservou o Sindilojas, local para a realização da palestra.A rotariana Daiana da Rocha convidou a coach Claudia Schulz em dezembro para realizar a palestra, a mesma ministrou de forma voluntária e aderiu com entusiasmo a proposta. Após o planejamento aconteceu a execução das etapas: A 1ª Etapa foi a realização do Dia de Beleza, no dia 15/04/2019 seis mulheres do grupo Mama Viva foram produzidas e maquiadas por alunos do Curso de Maquiagem no SENAC. Além das mulheres, os maquiadores puderam aplicar as técnicas aprendidas durante o curso sendo assim um benefício para ambos. Toda a etapa foi realizada em parceria com o SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, instituição presente em todo Brasil e o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País. No mesmo dia ocorreu a 2ª etapa, um ensaio fotográfico realizado pela Victoria Klein, de forma voluntária e o local escolhido foi o Parque Municipal de Exposições. A fotógrafa buscou capturar a essência de cada mulher e através da fotografia, a possibilidade de elas reencontrarem a própria identidade, com sentimento de empoderamento e amor próprio. Além disso, algumas mulheres relataram em vídeos curtos sua trajetória, dificuldades e também como lidaram com a doença. 3ª Etapa aconteceu no dia 26/04/2019 e foi a realização da palestra com a coach Claudia Schulz, os assuntos abordados foram; autoestima, amor próprio, a trajetória da mulher até os dias de hoje e motivação.Cerca de 50 pessoas estiveram presentes. No ambiente houve a exposição do ensaio fotográfico, um espaço organizado e decorado com a parceria da Elisandra Decorações e pelos interactianos.  4ª Etapa doação dos alimentos Foi arrecadado alimentos na entrada da palestra os alimentos foram destinados a uma família em situação vulnerável, indicada pela companheira Vanessa Keppel, fazendo parte o projeto Mês Feliz. Com isso, foi possível auxiliar uma família que estava passando por necessidade.

Desenvolvimento

O projeto teve sua fase de planejamento desde a  reunião do dia 01/12/2018 em meio a pauta a companheira Maria Andres sugeriu proporcionar um dia de beleza com intuito de melhorar a autoestima das mulheres que passaram por leucemia. As companheiras Luisa Gollin e Valentina Klein estiveram em contato com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no mês de fevereiro e propuseram para que os alunos do Curso de maquiagem fossem parceiros do projeto, maquiando as mulheres beneficiadas. No mês de março companheira Valentina Klein contatou a fotografa Victoria Klein para que ela fotografasse as mulheres e também reservou o Sindilojas, local para a realização da palestra.A rotariana Daiana da Rocha convidou a coach Claudia Schulz em dezembro para realizar a palestra, a mesma ministrou de forma voluntária e aderiu com entusiasmo a proposta.

Após o planejamento aconteceu a execução das etapas:

A 1ª Etapa foi a realização do Dia de Beleza, no dia 15/04/2019 seis mulheres do grupo Mama Viva foram produzidas e maquiadas por alunos do Curso de Maquiagem no SENAC. Além das mulheres, os maquiadores puderam aplicar as técnicas aprendidas durante o curso sendo assim um benefício para ambos. Toda a etapa foi realizada em parceria com o SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, instituição presente em todo Brasil e o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País.

No mesmo dia ocorreu a 2ª etapa, um ensaio fotográfico realizado pela Victoria Klein, de forma voluntária e o local escolhido foi o Parque Municipal de Exposições. A fotógrafa buscou capturar a essência de cada mulher e através da fotografia, a possibilidade de elas reencontrarem a própria identidade, com sentimento de empoderamento e amor próprio. Além disso, algumas mulheres relataram em vídeos curtos sua trajetória, dificuldades e também como lidaram com a doença.

3ª Etapa aconteceu no dia 26/04/2019 e foi a realização da palestra com a coach Claudia Schulz, os assuntos abordados foram; autoestima, amor próprio, a trajetória da mulher até os dias de hoje e motivação.Cerca de 50 pessoas estiveram presentes. No ambiente houve a exposição do ensaio fotográfico, um espaço organizado e decorado com a parceria da Elisandra Decorações e pelos interactianos. 

4ª Etapa doação dos alimentos Foi arrecadado alimentos na entrada da palestra os alimentos foram destinados a uma família em situação vulnerável, indicada pela companheira Vanessa Keppel, fazendo parte o projeto Mês Feliz. Com isso, foi possível auxiliar uma família que estava passando por necessidade.



Outros Projetos