some image

I Concurso Interno de Oratória

10/05/2019

Clube
Interact Club de Flores da Cunha

Endereço
Flores da Cunha
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Flores da Cunha

Objetivos

O projeto teve como principal objetivo desenvolver a oratória dentro do Interact Club de Flores da Cunha. Com esse projeto, também tivemos o objetivo de integrar mais os nossos associados com o Rotaract Club de Flores da Cunha.



Metas

Desenvolver a oratória dentro do clube; Desenvolver o pensamento crítico dos associados; Integrar os associados do clube; Integrar o Interact Club com o Rotaract Club; Criar mais interesse nos associados com este tipo de projeto que desenvolve alguma habilidade no associado.



Beneficiários

Os beneficiários diretos são os interactianos, pois com esse projeto eles puderam desenvolver um pouco mais a sua oralidade. E os beneficiários indiretos são todas as pessoas da nossa sociedade, pois por meio de um bom discurso é possível mudar o mundo a sua volta.



Descrição

Importância
Este projeto foi de extrema importância para o clube pois com ele pudemos desenvolver a oratória dentro de nosso clube, criando futuros líderes em nossa sociedade. Também foi importante pois conseguimos integrar mais ainda o nosso clube e nos aproximarmos do Rotaract Club de nossa cidade.

Desenvolvimento
Na reunião do dia 06 de abril de 2019, o clube decidiu realizar um projeto interno, chamado de Acamparact, que seria um acampamento de nosso Interact Club com o intuito de integrar o mesmo. Neste mesmo dia,  decidimos algumas coisas que seriam realizadas neste acampamento, uma delas foi o O Concurso Interno de Oratória. Este projeto é sugerido pelo distrito 4700 para ser realizado ao longo da gestão. Tendo como o objetivo incentivar as pessoas a participarem mais desses projetos promovidos pelo distrito e pela MDIO Interact Brasil. Tendo isso em mente, decidimos realizar este projeto no dia do acampamento. Para a organização deste projeto, o clube pediu ajuda ao Rotaract Club de Flores da Cunha para que, assim, pudéssemos unir ainda mais os dois clubes e todos os sócios teriam o direito de participar, sem nenhuma exclusão. Este projeto foi organizado nos mesmos moldes do Concurso Distrital de Oratória: foi dado um tema com uma semana de antecedência para que os associados pudessem pensar no mesmo; os candidatos tiveram entre 3 a 10 minutos para falar sobre o tema, em seguida, foram selecionados 3 participantes para a segunda etapa, o tema foi dado na hora, os candidatos tiveram alguns minutos para pensar e, logo após apresentaram sobre o mesmo. Todos os participantes ganharam um certificado de participação e os três primeiros um certificado indicando a sua posição. O grupo de jurados foi composto pelas rotaractianas Fernanda Sozo, que organizou o concurso, Shaiane Piazza, que já participou de um concurso distrital e Gabriele Dani por ser nossa conselheira. O concurso ocorreu no dia 04 de maio de 2019, no período da tarde, às 14:00. O primeiro tema abordado foi: "Qual o impacto da retirada das faculdades de Filosofia e Sociologia para a sociedade brasileira?". Dentro disso, tinha que se abordar qual é o impacto dessa decisão a curto e a longo prazo, quais são os desafios, perdas e/ou ganhos com essa decisão e como os profissionais dessas áreas serão afetados futuramente. Tendo que explicar isso dentro de contextos históricos, sociais e socioeconômicos. Contamos com a participação de 7 interactianos neste projeto. A colocação foi: em terceiro lugar, a sócia Luana Cenci, em segundo, Eduardo Paludo Mascarello e em primeiro lugar, Isabela Sotoriva De Bastiani. O ganhador irá representar o Interact Club de Flores da Cunha no Concurso Distrital de Oratória. 

Desenvolvimento

Na reunião do dia 06 de abril de 2019, o clube decidiu realizar um projeto interno, chamado de Acamparact, que seria um acampamento de nosso Interact Club com o intuito de integrar o mesmo. Neste mesmo dia,  decidimos algumas coisas que seriam realizadas neste acampamento, uma delas foi o O Concurso Interno de Oratória. Este projeto é sugerido pelo distrito 4700 para ser realizado ao longo da gestão. Tendo como o objetivo incentivar as pessoas a participarem mais desses projetos promovidos pelo distrito e pela MDIO Interact Brasil. Tendo isso em mente, decidimos realizar este projeto no dia do acampamento.

Para a organização deste projeto, o clube pediu ajuda ao Rotaract Club de Flores da Cunha para que, assim, pudéssemos unir ainda mais os dois clubes e todos os sócios teriam o direito de participar, sem nenhuma exclusão. Este projeto foi organizado nos mesmos moldes do Concurso Distrital de Oratória: foi dado um tema com uma semana de antecedência para que os associados pudessem pensar no mesmo; os candidatos tiveram entre 3 a 10 minutos para falar sobre o tema, em seguida, foram selecionados 3 participantes para a segunda etapa, o tema foi dado na hora, os candidatos tiveram alguns minutos para pensar e, logo após apresentaram sobre o mesmo. Todos os participantes ganharam um certificado de participação e os três primeiros um certificado indicando a sua posição. O grupo de jurados foi composto pelas rotaractianas Fernanda Sozo, que organizou o concurso, Shaiane Piazza, que já participou de um concurso distrital e Gabriele Dani por ser nossa conselheira.

O concurso ocorreu no dia 04 de maio de 2019, no período da tarde, às 14:00. O primeiro tema abordado foi: "Qual o impacto da retirada das faculdades de Filosofia e Sociologia para a sociedade brasileira?". Dentro disso, tinha que se abordar qual é o impacto dessa decisão a curto e a longo prazo, quais são os desafios, perdas e/ou ganhos com essa decisão e como os profissionais dessas áreas serão afetados futuramente. Tendo que explicar isso dentro de contextos históricos, sociais e socioeconômicos.

Contamos com a participação de 7 interactianos neste projeto. A colocação foi: em terceiro lugar, a sócia Luana Cenci, em segundo, Eduardo Paludo Mascarello e em primeiro lugar, Isabela Sotoriva De Bastiani. O ganhador irá representar o Interact Club de Flores da Cunha no Concurso Distrital de Oratória. 



Metas Alcançadas

Concurso interno de oratória.



Impactos

A curto prazo este projeto ajudou os interactianos a se comunicarem melhor com as pessoas, serem mais extrovertidos e até mesmo apresentarem melhores trabalhos em suas escolas. Já a longo prazo, este projeto implicará na vida profissional desses interactianos, pois.com este projeto eles se tornaram mais extrovertidos, perdendo o medo do público e isso pode fazer com que eles se destaquem na carreira que futuramente pretendem exercer.



Outros Projetos