some image

Senta que lá vem história

15/05/2019

Clube
Interact Club de Águas Belas

Endereço
Águas Belas
PE
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club Águas Belas

Orçamento Necessário
R$ 199,00

Objetivos

Visto a grande necessidade de incentivos educacionais no abrigo infantil da cidade, elaboramos um projeto que através de meios lúdicos pudesse despertar/incentivar o interesse pela escrita e leitura das crianças, esta habilidade tão importante no cotidiano e que acarreta diversos outros benefícios. Em paralelo, trabalhar as habilidades interpessoais que tanto ajudam na formação pessoal, como o trabalho em equipe e boa comunicação; além dos conceitos intrapessoais, como motivação, vontade de aprender e criatividade.



Metas

• Promover a integração em grupo.
• Incentivar o hábito da escrita e da leitura.
• Motivar o lado artístico da criança.
• Despertar a curiosidade e o conhecimento em assuntos diversos.



Beneficiários

Foram beneficiados os jovens do abrigo que participaram do projeto e que ao final, tinham um apego maior pela leitura, histórias e por expressar seus pensamentos de maneira artística.



Descrição

Importância
Ter conhecimento dessa problemática foi de extrema importância para o clube. Esse sendo o segundo projeto com impacto positivo que fazemos dentro da casa de acolhimento, foi um grande passo para nosso objetivo: ajudar gradativamente a melhorar as condições de vida dos que ali se encontram. Sabendo também que esse tipo de atividade pode trazer uma nova visão e perspectivas para um jovem que não costuma ver o lado bom da leitura e do conhecimento, intigando crianças a se esforçarem no ambiente escolar.

Desenvolvimento
Composto com 20 crianças de idades variadas, o abrigo infantil se encontra em uma situação precária quando se trata de educação. Apenas 5 crianças sabem ler e escrever, mesmo que estas participem atividades escolares. Visto isso, levamos o “senta que lá vem história” para o abrigo, sendo desenvolvido em quatro etapas. A primeira delas foi voltada à apresentação do que iríamos desenvolvedor com as crianças, realizamos uma dinâmica intitulada "Que cena é essa?", onde é contada uma história e, ao ser finalizada, cada um desenha sua parte preferida, apresentando ao grupo maior para que os mesmos descubram qual é a cena escolhida. Assim, trabalhamos a atenção, interação e o lado artístico da criança. Na segunda etapa era a vez de cada um deles nos contar uma história, criada pelos mesmos. Dividimos quatro grupos, cada um recebendo lápis de colorir e de escrever, em uma cartolina eles ilustraram e escreveram suas próprias histórias, quando prontas, cada grupo apresentou para os demais. A dinâmica veio com o intuito de trabalhar a criatividade, motivar o trabalho em grupo, a escrita e o lado artístico. Nesta mesma etapa, fizemos brincadeiras educativas, voltadas matemática e geografia, instigando seus conhecimentos e a curiosidade. Na terceira etapa, ensinamos arte e apresentamos pintores famosos no nordeste, como Tarsila do Amaral e Romero Britto, contamos suas histórias e apresentamos suas obras, para depois, cada um deles receber sua própria "tela" e recriar as obras de arte. Nesse mesmo dia, contamos histórias e os presenteamos com um "Varal da leitura", organizamos um pequeno espaço no abrigo com histórias para ler e também colorir, para não esquecerem o que foi ensinado durante esses três dias. A última etapa foi de observação, fizemos uma breve visita para conferir o impacto causado depois do projeto e entregar mais historinhas. O resultado foi gratificante, pois eles nos aguardavam com bastante alegria e pedindo por mais visitas, além de notarmos que todas as historinhas estavam pintadas e prontas para serem trocadas por novas.

Desenvolvimento

Composto com 20 crianças de idades variadas, o abrigo infantil se encontra em uma situação precária quando se trata de educação. Apenas 5 crianças sabem ler e escrever, mesmo que estas participem atividades escolares. Visto isso, levamos o “senta que lá vem história” para o abrigo, sendo desenvolvido em quatro etapas.

A primeira delas foi voltada à apresentação do que iríamos desenvolvedor com as crianças, realizamos uma dinâmica intitulada "Que cena é essa?", onde é contada uma história e, ao ser finalizada, cada um desenha sua parte preferida, apresentando ao grupo maior para que os mesmos descubram qual é a cena escolhida. Assim, trabalhamos a atenção, interação e o lado artístico da criança.

Na segunda etapa era a vez de cada um deles nos contar uma história, criada pelos mesmos. Dividimos quatro grupos, cada um recebendo lápis de colorir e de escrever, em uma cartolina eles ilustraram e escreveram suas próprias histórias, quando prontas, cada grupo apresentou para os demais. A dinâmica veio com o intuito de trabalhar a criatividade, motivar o trabalho em grupo, a escrita e o lado artístico. Nesta mesma etapa, fizemos brincadeiras educativas, voltadas matemática e geografia, instigando seus conhecimentos e a curiosidade.

Na terceira etapa, ensinamos arte e apresentamos pintores famosos no nordeste, como Tarsila do Amaral e Romero Britto, contamos suas histórias e apresentamos suas obras, para depois, cada um deles receber sua própria "tela" e recriar as obras de arte. Nesse mesmo dia, contamos histórias e os presenteamos com um "Varal da leitura", organizamos um pequeno espaço no abrigo com histórias para ler e também colorir, para não esquecerem o que foi ensinado durante esses três dias.

A última etapa foi de observação, fizemos uma breve visita para conferir o impacto causado depois do projeto e entregar mais historinhas. O resultado foi gratificante, pois eles nos aguardavam com bastante alegria e pedindo por mais visitas, além de notarmos que todas as historinhas estavam pintadas e prontas para serem trocadas por novas.



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas.



Impactos

O resultado nos mostrou o impacto positivo na vida das crianças do abrigo, que se esforçaram para aprender, participar e fazer o projeto acontecer da melhor maneira, além de levar os aprendizados para a vida, descobrindo possibilidades de expressões artísticas e de maneiras de adquirir conhecimentos pela leitura.



Outros Projetos