some image

Setembro Amarelo: uma campanha em prol da vida.

15/05/2019

Clube
Interact Club de São Miguel

Endereço
São Miguel
RN
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de São Miguel

Objetivos

Devido a grande popularidade das campanhas realizadas mensalmente no nosso país, o Interact Club de São Miguel decidiu realizar um projeto no dito "Setembro Amarelo", o projeto que por sua vez divulga a imagem do clube, enquanto apoiador da causa, além da informação passada para diversas pessoas, mas além disso, vemos que existe um trabalho necessário, que mostra as verdadeiras preocupações do clube e o sentimento de preocupação do Interact para a sociedade.
Essa preocupação surgiu, pois em pleno século XXI, é crível que o suicídio vem atingindo uma parcela considerável da população brasileira e mundial. Visto isso, tal afirmação pode ser comprovada por um dado divulgado pela Organização Mundial da Saúde, que diz que em 2012, foram registrados 800 mil casos do já citado ato no mundo (fonte: www.rdnews.com.br). Dado o exposto, o Interact Club de São Miguel, visualizando tamanho impasse, resolveu criar a campanha "Setembro Amarelo: uma campanha em prol da vida", que possuiu como objetivo a promoção da sensibilização e conscientização sobre a prevenção do suícidio, bem como expor métodos de prevenção.



Metas

Estimular a discussão em torno do suicídio e seus males, em especial na comunidade micaelense e, dessa forma, promover a conscientização diante do enorme impasse já apresentado;
Divulgar as campanhas que o Interact apoia;
Fazer com que novas pessoas entendam e acompanhem o Interact;



Beneficiários

População micaelense, em especial, jovens de 12 a 18 anos de idade.



Descrição

Importância
Visualiza-se que a campanha carrega consigo uma enorme importância, uma vez que além de contribuir para salvar vidas, visa quebrar o tabu existente nas discussões realizadas a respeito do suicídio, assunto diversas vezes marginalizado ou tratado como besteira. A maneira de integrar esse pensamento com o alcance do clube é incrivel, pois após passar informações para quem nos acompanha, eles passarão adiante, mostrando dados importantes e falando sobre o que o Interact faz e se importa.

Desenvolvimento
O projeto foi dividido em várias etapas.
Etapa 1: foi postado no feed da conta do Instagram referente ao Interact Club de São Miguel, uma arte gráfica informando que o grupo aderiu à campanha do Setembro Amarelo. Na imagem, informações a respeito da procura de ajuda caso um indivíduo possua intuições suicidas e depressivas foram expostas. Data de postagem: 03/09.
Etapa 2: nessa etapa, uma campanha no stories foi iniciada na conta do Instagram do clube. Uma imagem foi divulgada com o título “Como você ajuda outras pessoas:”, e nela, os participantes poderiam marcar opções de pequenos atos realizados no seu cotidiano que auxiliassem outras pessoas de formas positivas. Ao repostar a imagem na sua conta, o seguidor teria que marcar outro amigo para entrar em conjunto na campanha, e assim por diante. Data de postagem: 03/09.
Etapa 3: duas imagens foram postadas no feed do Instagram clube, uma com a seguinte intitulação: Cite um filme ou um seriado que te faz feliz; e outra incentivando que o participante os assistisse novamente. Na publicação, as pessoas podiam citar nos comentários as suas opções. Data de postagem: 16/09.
Etapa 4: outras duas imagens foram postadas no feed seguindo a mesma linha de raciocínio. Uma com a frase “Cite uma música que te faz feliz” e em seguida, outra que incentivava os participantes a escutá-la novamente. Nos comentários, os mesmos podiam citar suas músicas. Data de postagem: 19/09.
Etapa 5: foi feita a última postagem do trio de publicações com ênfases nos comentários e a última etapa da campanha do Setembro Amarelo, sendo divulgada também com duas imagens. Uma com o título “Cite uma amizade que te faz feliz”, e outra mostrando a importância de agradecê-la por isso. Data de postagem: 23/09.
Todas foram muito passadas entre amigos, de forma que varias pessoas interagiram e conheceram o clube.

Desenvolvimento

O projeto foi dividido em várias etapas.
Etapa 1: foi postado no feed da conta do Instagram referente ao Interact Club de São Miguel, uma arte gráfica informando que o grupo aderiu à campanha do Setembro Amarelo. Na imagem, informações a respeito da procura de ajuda caso um indivíduo possua intuições suicidas e depressivas foram expostas. Data de postagem: 03/09.
Etapa 2: nessa etapa, uma campanha no stories foi iniciada na conta do Instagram do clube. Uma imagem foi divulgada com o título “Como você ajuda outras pessoas:”, e nela, os participantes poderiam marcar opções de pequenos atos realizados no seu cotidiano que auxiliassem outras pessoas de formas positivas. Ao repostar a imagem na sua conta, o seguidor teria que marcar outro amigo para entrar em conjunto na campanha, e assim por diante. Data de postagem: 03/09.
Etapa 3: duas imagens foram postadas no feed do Instagram clube, uma com a seguinte intitulação: Cite um filme ou um seriado que te faz feliz; e outra incentivando que o participante os assistisse novamente. Na publicação, as pessoas podiam citar nos comentários as suas opções. Data de postagem: 16/09.
Etapa 4: outras duas imagens foram postadas no feed seguindo a mesma linha de raciocínio. Uma com a frase “Cite uma música que te faz feliz” e em seguida, outra que incentivava os participantes a escutá-la novamente. Nos comentários, os mesmos podiam citar suas músicas. Data de postagem: 19/09.
Etapa 5: foi feita a última postagem do trio de publicações com ênfases nos comentários e a última etapa da campanha do Setembro Amarelo, sendo divulgada também com duas imagens. Uma com o título “Cite uma amizade que te faz feliz”, e outra mostrando a importância de agradecê-la por isso. Data de postagem: 23/09.
Todas foram muito passadas entre amigos, de forma que varias pessoas interagiram e conheceram o clube.



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas. Foram repassadas informações valiosas para a população e nosso nome também se fez presente, assim pessoas poderão acompanhar e apoiar projetos futuros.



Impactos

Pode-se afirmar que o projeto possuiu grande impacto na cidade de São Miguel, e positivo, visto que cumpriu com seus objetivos. Também tivemos uma grande interação do público e bons feedbacks.



Outros Projetos