some image

Simularact

31/05/2019

Clube
Interact Club de Santa Maria-Dores

Endereço
Representa o distrito e foi desenvolvido por alguns associados do clube de Santa Maria - RS
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Santa Maria Dores

Objetivos

 

O Simularact surgiu como iniciativa da Representação Distrital de Interact Club do Distrito 4660 do Rotary International no Ano Rotário 2017-2018 visando o desenvolvimento da capacidade de oratória, de argumentação e de resolução de conflitos, colocando em pauta assuntos de relevância mundial e instigando os clubes a desenvolverem projetos na avenida de serviços internacionais, proporcionando, assim, a troca de experiências e a possibilidade de aprender sobre outras culturas, geopolítica e diplomacia. Em síntese, o Simularact é um debate aos moldes da Organização das Nações Unidas que tem como tema um assunto pertinente no âmbito mundial, tendo cada participante o papel essencial de representar um país, defendendo sua política externa e posicionamento acerca do tema. 



Metas

Há o intuito de difundir as Simulações da Nações Unidas entre os jovens, bem como propiciar um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento da oratória, da argumentação e da perda da timidez, aprimoramento extremamente relevante tanto no âmbito pessoal quanto, futuramente, no profissinal.



Beneficiários

Foram beneficiados em torno de 300 jovens pertencentes aos clubes de Interact, Rotaract e Rotary.



Descrição

Importância
A ideia foi incialmente trazida ao distrito pela sua diretora de protocolo, Fernanda Sampaio, com o intuito de difundir as Simulações da Nações Unidas entre os jovens, bem como propiciar um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento da oratória, da argumentação e da perda da timidez, aprimoramento extremamente relevante tanto no âmbito pessoal quanto, futuramente, no profissinal. Tais discussões vão de acordo com um dos principais objetivos do Rotary: a busca pela paz e resolução de conflitos e, por isso, é tão importante o contato dos jovens interactianos e rotaractianos com tais temáticas. Nas suas diversas edições, o Simularact contou com a presença de interactianos, rotaractianos, rotarianos e convidados de outras instituições, como os integrantes do Clube de Relações Internacionais Garança do Colégio Militar de Santa Maria.

Desenvolvimento
  São desenvolvidos debates aos moldes das Organização das Nações Unidas nos quais cada participantes representa um país, sua geopolítica e posicionamento acerca do tema. Na primeira edição do projeto debateu-se acerca da Crise dos Refugidos da Síria no comitê ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados); na segunda o tema foi o Direito das Pessoas com Deficiência; por fim, na terceira edição do evento debateram-se dois temas extremamente relevantes: na Organização Mundial do Comércio foi tratado sobre Bitcoin e Blockchain, enquanto no Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes foi tratado acerca do Tráfico Internacional de mulheres, exploração sexual e casamentos forçados. Nas edições internas clubes debateram sobre os mais variados assuntos, desde questões acerca do aborto até questões de conflitos regionais, como os conflitos em Mianmar.  A primeira ocasião na qual o projeto foi colocado em prática no distrito foi em junho de 2017, durante da Conferência Distrital de Interacts Clubs na cidade de Agudo - RS. Depois disso, vários clubes aderiram a ideia e realizaram o projeto no âmbito interno. Em abril de 2018, no Fórum de Treinamento na cidade de Frederico Westphalen - RS, o projeto foi mais uma vez executado e contou com grande aderência de interactianos e rotarianos presentes que, motivados em participar, sugeriram a aplicação do projeto de forma independente dos já então definidos eventos distritais. Com muito empenho e garra, em dezembro de 2018 Simularact foi executado de forma autônoma, contando com a participação de mais de 70 pessoas da família rotária na cidade de Palmeira das Missões - RS.

Desenvolvimento

 

São desenvolvidos debates aos moldes das Organização das Nações Unidas nos quais cada participantes representa um país, sua geopolítica e posicionamento acerca do tema. Na primeira edição do projeto debateu-se acerca da Crise dos Refugidos da Síria no comitê ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados); na segunda o tema foi o Direito das Pessoas com Deficiência; por fim, na terceira edição do evento debateram-se dois temas extremamente relevantes: na Organização Mundial do Comércio foi tratado sobre Bitcoin e Blockchain, enquanto no Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes foi tratado acerca do Tráfico Internacional de mulheres, exploração sexual e casamentos forçados. Nas edições internas clubes debateram sobre os mais variados assuntos, desde questões acerca do aborto até questões de conflitos regionais, como os conflitos em Mianmar. 

A primeira ocasião na qual o projeto foi colocado em prática no distrito foi em junho de 2017, durante da Conferência Distrital de Interacts Clubs na cidade de Agudo - RS. Depois disso, vários clubes aderiram a ideia e realizaram o projeto no âmbito interno. Em abril de 2018, no Fórum de Treinamento na cidade de Frederico Westphalen - RS, o projeto foi mais uma vez executado e contou com grande aderência de interactianos e rotarianos presentes que, motivados em participar, sugeriram a aplicação do projeto de forma independente dos já então definidos eventos distritais. Com muito empenho e garra, em dezembro de 2018 Simularact foi executado de forma autônoma, contando com a participação de mais de 70 pessoas da família rotária na cidade de Palmeira das Missões - RS.



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas com sucesso.



Impactos

A partir do projeto, há o desenvolvimento pessoal e profissional dos beneficiados acerca de temas de relevância mundial, bem como o desenvolvimento de oratória e a participação efetiva ao projeto.



Outros Projetos