Interact Club de Três Pontas Sul
Endereço
Três Pontas
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club deTrês Pontas
Objetivos
Embasado no ingressamento de muitos visitantes no clube devido a um projeto de DQA feito a pouco tempo, o projeto possuía diversos objetivos: Captação de recursos financeiros para o clube; teste e inicio de treinamento dos novos integrantes; treinar oratória e a habilidade de vendas dos integrantes do clube; elevar a imagem do interact club de Três Pontas em sua cidade, iniciar treinamentos em relação a inteligência financeira através de um projeto que aplica conceitos chaves do empreendedorismo e também mostrar aos associados como o clube depende deles e da autonomia que eles têm quanto ao clube.
Metas
O projeto inicialmente estava trabalhando com uma meta variável no que se refere ao lucro final, onde que o mesmo foi dividido em etapas que permitissem reinvestir o dinheiro da etapa inicial, também possuía como meta desenvolver novos visitantes do clube e analisar suas qualidades e dificuldades quanto à atividades desenvolvidas normalmente pelo interact, tais como planejamento, oratória e trabalho em equipe, e também desenvolver outras habilidades úteis para o mercado de trabalho de cunho financeiro, lucratividade, investimento, retorno e fluxo de caixa.
Beneficiários
O beneficiário direto deste projeto é o próprio Interact club de Três Pontas sul, dado que o projeto trouxe consigo uma margem de lucro de 9108,6%, partindo de um investimento de R$42,40 e alcansando um lucro de R$3863,00, desenvolveu os novos visitantes do club como interactianos e gerou novas amizades todos os integrantes do clube. O projeto traz também o desenvolvimento de habilidades do âmbito financeiro para todos os integrantes do clube, além de funcionar como uma grande elevação do clube à imagem pública e fixar os visitantes no clube permitindo aumentarmos futuramente o quadro associativo.
Descrição
Importância
A importância deste Projeto foi dada a partir da necessidade de captação de recursos financeiros para o clube, onde conseguimos uma expressiva margem de lucro de 9108,6%, permitindo que a próxima gestão comece com bom planejamento orçamental. Também foi determinada a importâcia na medida do desenvolvimento nos associados e visitantes em habilidades muito úteis no mercado de trabalho, tais como investimento e retorno, lucratividade, vendas e demais habilidades de ordem financeira, além de contribuir para a interação dos associados e visitantes melhorando o funcionamento do clube como um todo.
Desenvolvimento
O projeto foi dividido em 5 etapas:
Na primeira etapa o clube foi dividido em 3 equipes com uma média de 17 integrantes em cada equipe. nesta etapa ainda, cada equipe deveria comprar ingredientes para fazer o maximo de brigadeiros o possível com apenas uma lata de leite condensado, vendê-los no prazo de uma semana e então levar levar os dados de quanto gastaram para fazer e de quanto lucraram, além de ser necessário constar a margem de lucro no documentos com os dados.
A segunda etapa se caracterizou com cada equipe pegando o dinheiro obtido na primeira etapa e comprar mais ingredientes para produzirem novamente brigadeiros, vendê-los e novamente entregar um documento contendo os gastos, o lucro e a margem de lucro. O fim destas duas etapas ficou com um lucro de R$1180,00
Para a terceira etapa, a comissão do clube conseguiu o patrocínio de uma cesta de chocolate e um engradado de cerveja para que fossem feitas duas rifas; a partir disso cada integrante poderia escolher no mínimo 10 rifas dentre qualquer um dos dois produtos, ou metade de cada, para então venderem. Nesta etapa, lucrou-se mais R$546,00
A quarta etapa foi um pedágio que foi executado majoritariamente pelos visitantes, o mesmo foi feito com o intuito principal de reunir mais recursos para a quinta etapa do projeto, e também para engajar ainda mais os novos visitantes do clube com os projetos do clube.Nesta etapa nosso lucro foi de R$850,00
A quinta e última etapa foi um rodízio de pizza planejado executado por todos do clube, o mesmo foi feito reinvestindo alguns dos recursos captados nas primeiras 4 etapas. Nesta etapa, todas as tarefas foram divididas em equipes, foi feito o orçamento e então equipes buscaram patrócínios pela cidade, conseguindo reduzir um possível gasto superior a R$5000,00 para R$2784,00 conseguindo 14 parcerias para isso. Nesta etapa conseguimos pizzaiolos da cidade para trabalharmos conosco como parcerias gratuitamente, cada integrante do clube vendeu no mínimo 5 ingressos cada, no valor de R$20,00, além de possuirmos lucros sobre a venda de água e refrigerantes durante o evento. Nesta etapa, nosso lucro foi de R$1287,00
O lucro total do projeto bateu R$3863,00, possuindo um investimento inicial de R$42,40.
Desenvolvimento
O projeto foi dividido em 5 etapas:
- Na primeira etapa o clube foi dividido em 3 equipes com uma média de 17 integrantes em cada equipe. nesta etapa ainda, cada equipe deveria comprar ingredientes para fazer o maximo de brigadeiros o possível com apenas uma lata de leite condensado, vendê-los no prazo de uma semana e então levar levar os dados de quanto gastaram para fazer e de quanto lucraram, além de ser necessário constar a margem de lucro no documentos com os dados.
- A segunda etapa se caracterizou com cada equipe pegando o dinheiro obtido na primeira etapa e comprar mais ingredientes para produzirem novamente brigadeiros, vendê-los e novamente entregar um documento contendo os gastos, o lucro e a margem de lucro. O fim destas duas etapas ficou com um lucro de R$1180,00
- Para a terceira etapa, a comissão do clube conseguiu o patrocínio de uma cesta de chocolate e um engradado de cerveja para que fossem feitas duas rifas; a partir disso cada integrante poderia escolher no mínimo 10 rifas dentre qualquer um dos dois produtos, ou metade de cada, para então venderem. Nesta etapa, lucrou-se mais R$546,00
- A quarta etapa foi um pedágio que foi executado majoritariamente pelos visitantes, o mesmo foi feito com o intuito principal de reunir mais recursos para a quinta etapa do projeto, e também para engajar ainda mais os novos visitantes do clube com os projetos do clube.Nesta etapa nosso lucro foi de R$850,00
- A quinta e última etapa foi um rodízio de pizza planejado executado por todos do clube, o mesmo foi feito reinvestindo alguns dos recursos captados nas primeiras 4 etapas. Nesta etapa, todas as tarefas foram divididas em equipes, foi feito o orçamento e então equipes buscaram patrócínios pela cidade, conseguindo reduzir um possível gasto superior a R$5000,00 para R$2784,00 conseguindo 14 parcerias para isso. Nesta etapa conseguimos pizzaiolos da cidade para trabalharmos conosco como parcerias gratuitamente, cada integrante do clube vendeu no mínimo 5 ingressos cada, no valor de R$20,00, além de possuirmos lucros sobre a venda de água e refrigerantes durante o evento. Nesta etapa, nosso lucro foi de R$1287,00
- O lucro total do projeto bateu R$3863,00, possuindo um investimento inicial de R$42,40.
Metas Alcançadas
As metas do projeto foram alcansadas por completo, trouxe uma grande captação de recursos para o clube, desenvolveu os associados e vistitantes, trouxe a questão do desenvolvimento das habilidades financeiras do integrantes do clube e consolidou a relação dos integrantes do clube, deixando-os encaminhados para uma próxima gestão estável e próspera.
Impactos
O projeto "Minha lata de leite condensado" impacta amplamente diversos setores tanto na sociedade quanto internamente no clube. Os Lucros e as habilidades desenvolvidas permitem um forte desenvolvimento do interact club de Três Pontas, além do evento que administramos que leva uma imagem forte ao público sobre o club.