Interact Club de Três Lagoas
Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Três Lagoas e Rotary Club Três Lagoas Cidade das Águas
Orçamento Necessário
R$ 48,50
Objetivos
Apresentar conceitos matemáticos de uma forma divertida para os adolescentes, estimulando os conhecimentos sobre expressões numéricas através de atividades interativas.
Metas
Obter a presença de 10 associados, no mínimo e ter participação de 70% da sala escolhida.
Beneficiários
A ação beneficia diretamente os participantes da atividade, pois esses exercitam os conhecimentos matemáticos que os impulsionarão durante seu período escolar, e também ao senhor que recebeu os presentes. Indiretamente, o projeto beneficiou o clube, que conseguiu permanência na escola para outros projetos, parceria com o PET Conexões de Saberes e Matemática da Universidade Federal e a satisfação por servir a comunidade através de suas ações.
Descrição
Importância
Atualmente, a maioria dos alunos apresentam muita dificuldade em Matemática, o que acaba prejudicando-os durante a caminhada escolar. Infelizmente, as escolas estaduais não dispõem profissionais para trabalhar com os jovens no período contrário, de forma que estes possam sanar suas dúvidas, o que agrava ainda mais a situação. Sendo assim, o projeto - que visa trabalhar as habilidades matemáticas básicas para a série escolhida -é de suma importância, uma vez que, através da atividade o professor pode analisar como os alunos aplicam os conteúdos aprendidos, podendo adaptar sua aula para que as pendências pedagógicas encontradas sejam sanadas.
Desenvolvimento
Em uma reunião da comissão de projetos humanitários, a associada Ludmila Menezes porpôs um projeto pedagógico para a equipe, voltado para a área matemática, já que a mesma cursa Matemática na Universidade Federal. Após a aprovação du grupo, iniciou-se uma discussão para decidir o que seria e qual opúblico alvo. Depois de muitas idéias, decidiu-se desenvolver um bingo da matemática, o qual trabalharia com expressões numéricas.
Assim, iniciu-se a preparação para o projeto. A interactiana, que também participa de um dos Programas de Educação Tutorial (PET) da universidade, recorreu a seu grupo para que eles fechassem a parceria com o clube, auxiliando-a na montagem de expressões numéricas que substituíssem os números. Os jovens aceitaram de prontidão, reunindo-se em uma tarde para elaborar expressões que resultassem de 1 à 90, que são os números inclusos no bingo.
Ainda na reunião, ficou decidido que todas as crianças ganhariam um brinde por participação, e logo o grupo concordou em utilizar os chocolates que tinham sido arrecadados para a Páscoa e acabaram não sendo usados (já que a quantidade arrecada excedeu a expectativa da comissão). Por isso,em uma tarde alguns interactianos se reuniram para fazer a contagem dos doces e separá-los, montando 50 saquinhos com 4 bis cada. Ademais, a associada Isabelle Javorka propôs que os brindes viessem com alguma frase motivacional, para que isso estimulasse os jovens que não ganhassem a não desistir. Com isso, os saquinhos foram acompanhados da frase “Toda vez que você comete um erro automaticamente está aprendendo. Você é especial, nunca desista!”. Como prêmio principal, foi pensado em um combo da lanchonete da escola, contendo um lanche e uma bebida, a escolha do ganhador.
Após tudo pensado, a associada Ludmila entrou em contato com alguns de seus antigos professores de matemática, comparecendo na escola para apresentar o projeto. Após a aceitação da coordenação, ficou combinado com o professor Mário de realizar a atividade no dia 24, no período vespertino. Devido ao recesso escolar no meio do ano e as provas finais, o projeto ficou marcado em apenas uma data na gestão 2018-19.
Com tudo organizado, a comissão coletou os nomes para o projeto e no dia 24,14 associados compareceram na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa para o desenvolvimento do projeto. De início, os alunos doram dispostos em trios e grupos de 4 pessoas, para facilitar o auxílio. Então, foram realizadas apresentações e a explicação da atividade, que aconteceu da seguinte forma: Foi entregue para cada aluno uma cartela de bingo; no centro da sala um dos jovens controlava a roleta que sortearia os números do bingo, os quais eram passados para outra associada que escrevia-o na lousa em forma de expressões numéricas (montadas em parceria com o PET), que deviam ser resolvidas pelos alunos para descobrirem qual número havia sido sorteado e marcarem em suas cartelas caso ea os tivesse. Cada associado ficou responsável por auxiliar um grupo de alunos, ajudando-os na resolução das contas. Durante o desenrolar da atividade o professor pode notar quais alunos apresentavam mais dificuldade no desenvolvimento das expressões, para que ele pudesse ajudá-los posteriormente.Como incentivo, foram entregues para os grupos que resolvessem corretamente as contas um bis para cada integrante, até que todos da sala ganhassem um doce. Após 45 minutos de dinâmica, conferimos quem pontuou mais e menos, havendo 3 ganhadores, um com 14 pontos e os outros dois com apenas 1 número marcado. Para encerrar a atividade, os interactianos ditribuiram os brindes, recebendo sorrisos dos adolescentes. Alguns alunos presentearam os jovens que os auxiliaram com um de seus chocolates do brinde, em forma de gratidão pela ajuda, comovendo os associados.
Após a foto oficial, os ganhadores foram encaminhados para a lanchonete para retirarem seus lanches.
Paralelo ao projeto, ocorreram duas situações: foram montados 50 saquinhos, dos quais apenas 30 foram utilizados. Por isso, os restantes foram doados ao orfanato local. Ainda, após o projeto, os associados se reuniram para tomar um refrigerante. Enquanto estavam lá, um senhor muito simples, que aparentava morar na rua, passou pelos jovens. Notando o aspecto de cansaço do senhor e seu semblante de fome, os jovens o abordaram e ofereceram os doces avulsos restantes (barras de chocolate e alguns bombons que não cabiam como brinde – já que não haveria o suficiente para todos os alunos) e refrigerante, que era o que tinham no momento. O senhor, emocionado, agradeceu a ação. Após isso, na mesma quadra que o senhor encontrou os jovens, a proprietária de um mini comércio, que assistiu tudo, chamou-o e ofereceu-lhe uma refeição, deixando todos os associados presentes emocionados com a cena do senhor, que não dispunhava de nada até momentos antes, podendo alimentar-se tão bem durante aquele dia.
Desenvolvimento
Em uma reunião da comissão de projetos humanitários, a associada Ludmila Menezes porpôs um projeto pedagógico para a equipe, voltado para a área matemática, já que a mesma cursa Matemática na Universidade Federal. Após a aprovação du grupo, iniciou-se uma discussão para decidir o que seria e qual opúblico alvo. Depois de muitas idéias, decidiu-se desenvolver um bingo da matemática, o qual trabalharia com expressões numéricas.
Assim, iniciu-se a preparação para o projeto. A interactiana, que também participa de um dos Programas de Educação Tutorial (PET) da universidade, recorreu a seu grupo para que eles fechassem a parceria com o clube, auxiliando-a na montagem de expressões numéricas que substituíssem os números. Os jovens aceitaram de prontidão, reunindo-se em uma tarde para elaborar expressões que resultassem de 1 à 90, que são os números inclusos no bingo.
Ainda na reunião, ficou decidido que todas as crianças ganhariam um brinde por participação, e logo o grupo concordou em utilizar os chocolates que tinham sido arrecadados para a Páscoa e acabaram não sendo usados (já que a quantidade arrecada excedeu a expectativa da comissão). Por isso,em uma tarde alguns interactianos se reuniram para fazer a contagem dos doces e separá-los, montando 50 saquinhos com 4 bis cada. Ademais, a associada Isabelle Javorka propôs que os brindes viessem com alguma frase motivacional, para que isso estimulasse os jovens que não ganhassem a não desistir. Com isso, os saquinhos foram acompanhados da frase “Toda vez que você comete um erro automaticamente está aprendendo. Você é especial, nunca desista!”. Como prêmio principal, foi pensado em um combo da lanchonete da escola, contendo um lanche e uma bebida, a escolha do ganhador.
Após tudo pensado, a associada Ludmila entrou em contato com alguns de seus antigos professores de matemática, comparecendo na escola para apresentar o projeto. Após a aceitação da coordenação, ficou combinado com o professor Mário de realizar a atividade no dia 24, no período vespertino. Devido ao recesso escolar no meio do ano e as provas finais, o projeto ficou marcado em apenas uma data na gestão 2018-19.
Com tudo organizado, a comissão coletou os nomes para o projeto e no dia 24,14 associados compareceram na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa para o desenvolvimento do projeto. De início, os alunos doram dispostos em trios e grupos de 4 pessoas, para facilitar o auxílio. Então, foram realizadas apresentações e a explicação da atividade, que aconteceu da seguinte forma: Foi entregue para cada aluno uma cartela de bingo; no centro da sala um dos jovens controlava a roleta que sortearia os números do bingo, os quais eram passados para outra associada que escrevia-o na lousa em forma de expressões numéricas (montadas em parceria com o PET), que deviam ser resolvidas pelos alunos para descobrirem qual número havia sido sorteado e marcarem em suas cartelas caso ea os tivesse. Cada associado ficou responsável por auxiliar um grupo de alunos, ajudando-os na resolução das contas. Durante o desenrolar da atividade o professor pode notar quais alunos apresentavam mais dificuldade no desenvolvimento das expressões, para que ele pudesse ajudá-los posteriormente.Como incentivo, foram entregues para os grupos que resolvessem corretamente as contas um bis para cada integrante, até que todos da sala ganhassem um doce. Após 45 minutos de dinâmica, conferimos quem pontuou mais e menos, havendo 3 ganhadores, um com 14 pontos e os outros dois com apenas 1 número marcado. Para encerrar a atividade, os interactianos ditribuiram os brindes, recebendo sorrisos dos adolescentes. Alguns alunos presentearam os jovens que os auxiliaram com um de seus chocolates do brinde, em forma de gratidão pela ajuda, comovendo os associados.
Após a foto oficial, os ganhadores foram encaminhados para a lanchonete para retirarem seus lanches.
Paralelo ao projeto, ocorreram duas situações: foram montados 50 saquinhos, dos quais apenas 30 foram utilizados. Por isso, os restantes foram doados ao orfanato local. Ainda, após o projeto, os associados se reuniram para tomar um refrigerante. Enquanto estavam lá, um senhor muito simples, que aparentava morar na rua, passou pelos jovens. Notando o aspecto de cansaço do senhor e seu semblante de fome, os jovens o abordaram e ofereceram os doces avulsos restantes (barras de chocolate e alguns bombons que não cabiam como brinde – já que não haveria o suficiente para todos os alunos) e refrigerante, que era o que tinham no momento. O senhor, emocionado, agradeceu a ação. Após isso, na mesma quadra que o senhor encontrou os jovens, a proprietária de um mini comércio, que assistiu tudo, chamou-o e ofereceu-lhe uma refeição, deixando todos os associados presentes emocionados com a cena do senhor, que não dispunhava de nada até momentos antes, podendo alimentar-se tão bem durante aquele dia.
Metas Alcançadas
Todas as metas foram alcançadas.
Impactos
Com esse projeto, o professor pode notar de forma mais clara quais alunos possuem dificuldades neste conteúdo, podenedo ajudá-los de maneira mais eficiente, já que sabe onde há falhas, aumentando as chances de um melhor desenvolvimento para esses alunos. Ainda, muitos alunos alegaram conseguir, através dessa atividade, enxergar a matemática como algo divertido, o que esperamos que contribua para uma melhor desenvoltura dos discentes nessa área. Por fim, inesperadamente, a doação feita para o senhor que os associados encontraram foi de fato impactante, já que proporcionou ao mesmo uma refeição, bebida e sobrimesa, contribuindo para a felicidade de todos os envolvidos.