Interact Club de Andradina-Urubupungá
Endereço
Andradina
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rtary Club de Andradina Urubupungá
Objetivos
O projeto tinha como principal objetivo interagir o ensino de LIBRAS, a segunda língua oficial do Brasil e conhecida por poucos, com as crianças da escola Leonor Salomão.
Metas
Além de introduzir aos alunos do quarto ano da escola Leonor Salomão a LIBRAS, não oficialmente, ele também tinha como visão tentar introduzir a linguagem de sinais para um aluno deficiente auditivo da turma, que não sabia a língua porque seus pais haviam o impedido de a praticar, para forçar sua capacidade auditiva. Ademais, a aula também serviu para colocar em prova os conhecimentos adquiridos pelos interactianos ao longo dos três meses de curso.
Beneficiários
Os beneficiários foram as crianças, que puderam interagir e adquirir um pouco de conhecimento acerca da importante pauta: a linguagem de sinais. Os interactianos também foram beneficiados, uma vez que puderam colocar seu conhecimento em prática e expandir à sociedade os meses que passaram treinando e aprendendo LIBRAS.
Descrição
Importância
É de extrema importância porque, através de brincadeiras e dinâmicas, buscou ensinar às crianças da escola Leonor Salomão a necessidade e o valor que deve ser dado à linguagem de sinais. A iniciativa também serviu como uma forma de expandir à comunidade o projeto LIBRAS – Sinais que Transformam.
Desenvolvimento
A convite da professora Cristine Minholi, da escola Leonor Salomão, docente responsável pela quarta série, o Interact Club de Andradina Urubupungá foi, no dia 18 de junho à escola. Com o objetivo de ensinar às crianças e, indiretamente, apresentar a um dos alunos da sala com deficiência auditiva, um pouco de LIBRAS, sete interactinos e a presidente se dispuseram a comparecer e lecionar os sinais básicos. Dentre eles, foram apresentados o alfabeto, as cores, sinais de emergência e cordialidade, saudações e outros. Por meio da música ‘ABC da Xuxa’, os aprendizados foram colocados à prova e mais alguns gestos foram ensinados. Ao final, as crianças que se sentiram confortáveis escreveram seus nomes em LIBRAS e arriscaram, casualmente, um dialogo com as palavras aprendidas. A primeira aula terminou com a distribuição de chocolates como forma de agradecimento e um até logo, pois com as férias, as lições poderiam retornar apenas após o término do recesso.
Desenvolvimento
A convite da professora Cristine Minholi, da escola Leonor Salomão, docente responsável pela quarta série, o Interact Club de Andradina Urubupungá foi, no dia 18 de junho à escola. Com o objetivo de ensinar às crianças e, indiretamente, apresentar a um dos alunos da sala com deficiência auditiva, um pouco de LIBRAS, sete interactinos e a presidente se dispuseram a comparecer e lecionar os sinais básicos. Dentre eles, foram apresentados o alfabeto, as cores, sinais de emergência e cordialidade, saudações e outros. Por meio da música ‘ABC da Xuxa’, os aprendizados foram colocados à prova e mais alguns gestos foram ensinados. Ao final, as crianças que se sentiram confortáveis escreveram seus nomes em LIBRAS e arriscaram, casualmente, um dialogo com as palavras aprendidas. A primeira aula terminou com a distribuição de chocolates como forma de agradecimento e um até logo, pois com as férias, as lições poderiam retornar apenas após o término do recesso.
Metas Alcançadas
Todas as metas foram alcanças, incluindo a interação com o aluninho deficiente auditivo, contudo, os membros ainda ambicionam mais com esse projeto, e buscam retomar as aulas para as crianças assim que ela retornarem de férias.
Impactos
Os impactos são de longo prazo, porque apesar de pouco, as crianças ainda aprenderam sinais que podem cativá-las a buscar por mais, a querer adquirir mais conhecimento sobre a área. O impacto também é interno ao clube, porque os incentivou a continuar estudando a língua, para que pudessem repassar os seus saberes adiante.