some image

Vencendo a Timidez

02/07/2019

Clube
Interact Club de Três Lagoas

Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club Três Lagoas e Rotary Club Três Lagoas Cidade das Águas

Objetivos

Ajudar os associados a desenvolverem sua fala e melhorarem a postura dutante sua fala,  perdendo a timidez de falar em público.



Metas

Desenvolver a oratória do clube, contando com, no mínimo, 70% de participação durante a gestão.



Beneficiários

O projeto beneficia os associados, os quais obtem a oportunidade de desenvolver sua oratória, bem como beneficia o clube como um todo, já que prepara seus associados para servirem com maior excelência.



Descrição

Importância
O Interact, enquanto desenvolvedor de líderes, necessita de projetos que trabalhem a fala dos associados, já que um líder deve saber se comunicar muito bem.  Sendo assim, projetos internos que buscam auxiliar os associados - principalmente os ingressantes- a perderem o medo de falar em público e expor seus pocisionamentos são de suma importância, já que colaboram para o alcance do objetio do programa.

Desenvolvimento
Para ajudar os associados a perderem o medo de falar em público e proporcionar que eles se desenvolvam, foi realizado durante a gestão 2018-19 o “Vencendo a Timidez”, o qual foi composto por 3 diferentes sub projetos, realizados em praticamente todas as reuniões deste ano rotário: projeto do livro, projeto de oratória e palavra do dia, cada um com sua particularidade, mas todos buscando alcançar o desenvolvimento da fala do jovem. O projeto do livro consiste no incentivo a leitura e exposição de histórias. Basicamente, a pessoa escolhida tem uma semana – tempo entre s reuniões – para realizar uma leitura ou preparar sua apresentação sobre algo que ela já leu, de modo que ela exponha 2/3 terços da história na apresentação do projeto, ocultando o final, para incentivar que os presentes que sentiram interesse na história também leiam. O projeto de oratória busca desenvolver a postura do associado frente à demais pessoas enquanto expõe fatos ou posicionamentos sobre assuntos. Inicialmente, os associados escolhiam uma palavra e falavam sobre ela para os demais, porém, no segundo semestre da gestão, os selecionados para realizarem o projeto optaram por levar temas altamente relevates para o clube, como por exemplo: racismo, depressão, o papel da mulher na sociedade, o papel do interactiano, etc. A palavra do dia busca desenvolver o associado através da motivação. O jovem escolhido precisa expor para os demais uma frase, poema, ou até mesmo uma palavra, e explicar o porquê desta escolha. Em muitas ocasiões, os escolhidos levam uma palavra, falam seu sentio literal e, após isso, mostram o que essa palavra significa para si, inspirado e apresentando novas visões aos associados. Os selecionados para o projeto são pessoas indicadas por quem está realziando o projeto, de modo que sempre buscamos indicar visitantes e associados novos. Mais de 90% do clube já participou do projeto, realizando uma das três modalidades do mesmo. Através dele, um dos associados, Pedro da Silva, se destacou, e o mesmo recebeu o convite para ser 2° protocolo, quando o cargo precisou de substituição. Além disso, a oratória que ele realizou no clube, sobre o racismo no país, foi aclamada de pé por todos os presentes, inclusive os presidentes dos nossos Rotarys patrocinadores. Ainda, devido seu destaque imenso, o mesmo será protocolo do III EDIC e, ainda, representará o clube no “Projeto de Oratória”da XX CODIC. Em resumo, o projeto auxilia muito os novos associados a desenvolverem sua postura, bem como sua fala, de forma que consigam, através disso, avolumar seu espírito de líder.

Desenvolvimento

Para ajudar os associados a perderem o medo de falar em público e proporcionar que eles se desenvolvam, foi realizado durante a gestão 2018-19 o “Vencendo a Timidez”, o qual foi composto por 3 diferentes sub projetos, realizados em praticamente todas as reuniões deste ano rotário: projeto do livro, projeto de oratória e palavra do dia, cada um com sua particularidade, mas todos buscando alcançar o desenvolvimento da fala do jovem.

O projeto do livro consiste no incentivo a leitura e exposição de histórias. Basicamente, a pessoa escolhida tem uma semana – tempo entre s reuniões – para realizar uma leitura ou preparar sua apresentação sobre algo que ela já leu, de modo que ela exponha 2/3 terços da história na apresentação do projeto, ocultando o final, para incentivar que os presentes que sentiram interesse na história também leiam.

O projeto de oratória busca desenvolver a postura do associado frente à demais pessoas enquanto expõe fatos ou posicionamentos sobre assuntos. Inicialmente, os associados escolhiam uma palavra e falavam sobre ela para os demais, porém, no segundo semestre da gestão, os selecionados para realizarem o projeto optaram por levar temas altamente relevates para o clube, como por exemplo: racismo, depressão, o papel da mulher na sociedade, o papel do interactiano, etc.

A palavra do dia busca desenvolver o associado através da motivação. O jovem escolhido precisa expor para os demais uma frase, poema, ou até mesmo uma palavra, e explicar o porquê desta escolha. Em muitas ocasiões, os escolhidos levam uma palavra, falam seu sentio literal e, após isso, mostram o que essa palavra significa para si, inspirado e apresentando novas visões aos associados.

Os selecionados para o projeto são pessoas indicadas por quem está realziando o projeto, de modo que sempre buscamos indicar visitantes e associados novos. Mais de 90% do clube já participou do projeto, realizando uma das três modalidades do mesmo.

Através dele, um dos associados, Pedro da Silva, se destacou, e o mesmo recebeu o convite para ser 2° protocolo, quando o cargo precisou de substituição. Além disso, a oratória que ele realizou no clube, sobre o racismo no país, foi aclamada de pé por todos os presentes, inclusive os presidentes dos nossos Rotarys patrocinadores. Ainda, devido seu destaque imenso, o mesmo será protocolo do III EDIC e, ainda, representará o clube no “Projeto de Oratória”da XX CODIC.

Em resumo, o projeto auxilia muito os novos associados a desenvolverem sua postura, bem como sua fala, de forma que consigam, através disso, avolumar seu espírito de líder.



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas.



Impactos

A curto prazo, o projeto dá destaque aos associados que desenvolvem uma boa oratória, possibilita a todos a chance de desenvolvimento e, ainda, trabalha com os jovens temas de alta importância. A longo prazo, o projeto auxilia na formação de líderes que, posteriormente, poderão realizar diversas ações em prol da sociedade.



Outros Projetos