Interact Club de Guararapes
Endereço
Guararapes
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Guararapes
Orçamento Necessário
R$ 36,00
Objetivos
O Educaract tinha como objetivo desenvolver atividades de conhecimentos educativos e também, divertidos para as crianças.
Metas
A meta do projeto era passar uma tarde divertida com o pessoal da instituição CEDO, ensinando-os conhecimentos gerais e o conceito de trabalharem em grupo.
Beneficiários
O Interact Club de Guararapes conseguiu interagir e criar laços de amizade com as crianças ali presentes, assim como, elas também tiveram a oportunidade de conhecer o clube e participarem das atividades lúdicas apresentadas à eles.
Descrição
Importância
Esse projeto foi importante, pois deu uma perspectiva melhor às crianças, a partir d tema educação.
Desenvolvimento
Através de um dos temas do mês, estabelecido anteriormente ao começo do Ano Rotário com o Conselho Diretor, o Interact Club de Guararapes discutiu sobre a possibilidade de um projeto abordando a educação. Em meio a conversas entre os associados, foi passado o desejo dos companheiros de realizarem um projeto humanitário com a instituição do CEDO, Centro Educacional Dom Orione, a qual abriga crianças e jovens, e foi relatado também, a ideia da elaboração de atividades lúdicas nessa entidade. Essas atividades consistiam em fazer perguntas relacionadas à animais, cores e lugares, para que as crianças pudessem aprender um pouco mais sobre conhecimentos gerais de seus meios sociais, e consistiam mais uma vez, em esconder letras e números por todo o local, para que elas saíssem juntos de seus amigos e procurassem as letras para formarem palavras e coletarem o maior número de algarismos possível. Então, o projeto foi marcado, em reunião ordinária, para o dia dois de agosto de dois mil e dezenove, as quatorze horas. Alguns dos companheiros se responsabilizaram de comprarem EVA e fitas para fornecerem os produtos para a realização do projeto, gastando em torno de quatorze reais na livraria Sannomya, e outros, de produzirem-o, como cortar o EVA e preparar o esquema de pontos por cada brincadeira. Esse esquema dividia as quarenta e oito crianças presentes entre seis grupos, cada qual com uma cor diferente, e em relação aos pontos das atividades, ficou definido que cada letra achada e cada pergunta respondida da maneira correta, valeriam dez pontos, e os números seriam avaliados de acordo com o seu próprio valor. Chegando à instituição, as crianças cumprimentaram a todos com muita animação, os associados dividiram-as, colocando uma fita de cada cor em seus pulsos, e cada grupo continha uma interactiana como ajudante. Após a organização e a explicação das brincadeiras, os pequeninos saíram a procura das letras e dos números juntamente aos companheiros do clube, levando os achados até as ajudantes e assim, sucessivamente. Logo depois de terem achado todos os materiais, foram contados e anotados os pontos das cores. Em seguida, se colocaram em fila para começarem a parte das perguntas de conhecimentos gerais, essa atividade foi elaborada da seguinte maneira: haviam duas filas de crianças, obviamente, de grupos de cores opostas uma às outras, uma interactiana fazia as perguntas e a outra colocava as mãos ao alcance, para que as crianças pudessem bater quando soubessem a resposta, cada resposta correta valia dez pontos. Depois que todos participaram pelo menos uma vez, os associados pediram para que eles se sentassem para anunciarem os pontos acumulados. O grupo de cor laranja obteve sessenta e três pontos, o grupo de cor verde obteve sessenta e seis pontos, o grupo de cor amarela obteve setenta e três pontos, o grupo de cor rosa obteve oitenta e oito pontos, o grupo de cor azul obteve noventa pontos e o grupo vencedor, foi o de cor vermelha, com cento e vinte e seis pontos. Assim, comemoraram muito, pois se divertiram com as brincadeiras. Apesar do grupo vencedor, todos eles receberam um bombom ao final do projeto, o qual teve o gasto de vinte e dois reais. E então, os interactianos, infelizmente, tiveram que tchau, mas garantindo que voltariam com mais brincadeiras.
Desenvolvimento
Através de um dos temas do mês, estabelecido anteriormente ao começo do Ano Rotário com o Conselho Diretor, o Interact Club de Guararapes discutiu sobre a possibilidade de um projeto abordando a educação. Em meio a conversas entre os associados, foi passado o desejo dos companheiros de realizarem um projeto humanitário com a instituição do CEDO, Centro Educacional Dom Orione, a qual abriga crianças e jovens, e foi relatado também, a ideia da elaboração de atividades lúdicas nessa entidade. Essas atividades consistiam em fazer perguntas relacionadas à animais, cores e lugares, para que as crianças pudessem aprender um pouco mais sobre conhecimentos gerais de seus meios sociais, e consistiam mais uma vez, em esconder letras e números por todo o local, para que elas saíssem juntos de seus amigos e procurassem as letras para formarem palavras e coletarem o maior número de algarismos possível. Então, o projeto foi marcado, em reunião ordinária, para o dia dois de agosto de dois mil e dezenove, as quatorze horas. Alguns dos companheiros se responsabilizaram de comprarem EVA e fitas para fornecerem os produtos para a realização do projeto, gastando em torno de quatorze reais na livraria Sannomya, e outros, de produzirem-o, como cortar o EVA e preparar o esquema de pontos por cada brincadeira. Esse esquema dividia as quarenta e oito crianças presentes entre seis grupos, cada qual com uma cor diferente, e em relação aos pontos das atividades, ficou definido que cada letra achada e cada pergunta respondida da maneira correta, valeriam dez pontos, e os números seriam avaliados de acordo com o seu próprio valor. Chegando à instituição, as crianças cumprimentaram a todos com muita animação, os associados dividiram-as, colocando uma fita de cada cor em seus pulsos, e cada grupo continha uma interactiana como ajudante. Após a organização e a explicação das brincadeiras, os pequeninos saíram a procura das letras e dos números juntamente aos companheiros do clube, levando os achados até as ajudantes e assim, sucessivamente. Logo depois de terem achado todos os materiais, foram contados e anotados os pontos das cores. Em seguida, se colocaram em fila para começarem a parte das perguntas de conhecimentos gerais, essa atividade foi elaborada da seguinte maneira: haviam duas filas de crianças, obviamente, de grupos de cores opostas uma às outras, uma interactiana fazia as perguntas e a outra colocava as mãos ao alcance, para que as crianças pudessem bater quando soubessem a resposta, cada resposta correta valia dez pontos. Depois que todos participaram pelo menos uma vez, os associados pediram para que eles se sentassem para anunciarem os pontos acumulados. O grupo de cor laranja obteve sessenta e três pontos, o grupo de cor verde obteve sessenta e seis pontos, o grupo de cor amarela obteve setenta e três pontos, o grupo de cor rosa obteve oitenta e oito pontos, o grupo de cor azul obteve noventa pontos e o grupo vencedor, foi o de cor vermelha, com cento e vinte e seis pontos. Assim, comemoraram muito, pois se divertiram com as brincadeiras. Apesar do grupo vencedor, todos eles receberam um bombom ao final do projeto, o qual teve o gasto de vinte e dois reais. E então, os interactianos, infelizmente, tiveram que tchau, mas garantindo que voltariam com mais brincadeiras.
Metas Alcançadas
As metas foram alcançadas com sucesso.