Interact Club de Três Lagoas
Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Três Lagoas e Rotary Club Três Lagoas Cidade das Águas
Orçamento Necessário
R$ 66,92
Objetivos
O Multiplicando o Conhecimento tem por objetivo estimular os conhecimentos matemáticos dos alunos através de uma dinâmica divertida, mostrando-os que aprender matemática pode ser divertido.
Metas
- Realizar o projeto em, pelo menos, uma sala de aula;
- Incluir os convidados na elaboração do projeto;
-Obter aprovação de 70% dos alunos.
Beneficiários
De maneira direta, os beneficiários foram os alunos envolvidos no projeto, os quais puderam obter/desenvolver conhecimentos matemáticos de uma maneira divertida. Indiretamente, os associados e convidados envolvidos na elaboração do projeto foram beneficiados, já que puderam se tornar mais próximos através do trabalho em equipe.
Descrição
Importância
No cenário educacional atual é notória a dificuldade que os alunos apresentam na aprendizagem da Matemática. Visto isso, notou-se a necessidade de desenvolver alguma atividade que estimulasse os discentes a praticarem os conceitos vistos em sala de aula, bem como percebessem que a matemática pode ser aplicada de uma maneira divertida. Todo o projeto foi elaborado buscando melhorar, de alguma forma, o ensino vigente, haja vista que muitos professores não diversificam suas aulas, o que desestimula ainda mais o aluno.
Desenvolvimento
O projeto foi idealizado inicialmente pela companheira Ludmila Menezes. A ideia era desenvolver vários projetos pedagógicos para serem executados durante o mês de setembro (mês destinado a educação básica no folhetim do Rotary). Após a ideia ser aceita pelo conselho diretor, foi montadauma comissão responsável pelo desenvolvimentos dessas ideias. Com o passar do tempo, foram elaborados 5 projetos, incluindo este. O Multiplicando Conhecimentos foi idealizado para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar a tabuada. Para a realizaçãodoprojeto, foi necessário confeccionar faixas de E.V.A que contessem algumas das contas na tabuada de divisão e multiplicação, dando enfoque as mais díficeis, bem como o preparo dos brindes. Assim, a comissão se reuniu na casa da amizade para montar os brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. foi entrgue um ofício na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa solicitando permissão para realizae o projeto, que foi prontamente aceito. Assim, no dia 10/09, os interactianos realizaram o projeto 2 vezes, com duas turmas diferentes, no período da tarde. Inicialmente, a turma foi dividida em duas equipes. Após isso, os alunos foram dispostos em duas filas indianas, de frente para a lousa, onde estavam coladas as faixas de e.v.a com as multiplicações e divisões. Os associados também estavam divididos em dois grupos, cada um auxiliando uma fila de alunos. Assim que “dada à largada”, o aluno da frente deveriacorrer até o recipiente, pegar um resultado e colá-lo na faixa que corresponde a sua expressão. Neste momento, ele recorria à ajuda dos jovens, os quais ajudavam a ver se a expressão estava certa, davam dicas e etc. Após colar o resultado, o aluno corria até o próximo da fila, tocava em sua mão e o processo se repetia. A pontuação era feita por rodada e o grupo que acumulasse mais pontos era o ganhador. Ainda, havia em uma das turmas um auno autista, o qual participou ativamente da atividade. Os interactianos receberam algumas indicações do professor sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse. Ao final, foi pedido um feedback aos alunos sobre a atividade e eles se mostraram muito interessados na dinâmica, e alegaram que gostariam de ter esse tipo de atividade para todos os conteúdos trabalhados. Após isso, os brindes e prêmios foram entregues, encerrando o projeto após a foto oficial.
Desenvolvimento
O projeto foi idealizado inicialmente pela companheira Ludmila Menezes. A ideia era desenvolver vários projetos pedagógicos para serem executados durante o mês de setembro (mês destinado a educação básica no folhetim do Rotary). Após a ideia ser aceita pelo conselho diretor, foi montadauma comissão responsável pelo desenvolvimentos dessas ideias. Com o passar do tempo, foram elaborados 5 projetos, incluindo este. O Multiplicando Conhecimentos foi idealizado para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar a tabuada. Para a realizaçãodoprojeto, foi necessário confeccionar faixas de E.V.A que contessem algumas das contas na tabuada de divisão e multiplicação, dando enfoque as mais díficeis, bem como o preparo dos brindes. Assim, a comissão se reuniu na casa da amizade para montar os brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. foi entrgue um ofício na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa solicitando permissão para realizae o projeto, que foi prontamente aceito.
Assim, no dia 10/09, os interactianos realizaram o projeto 2 vezes, com duas turmas diferentes, no período da tarde. Inicialmente, a turma foi dividida em duas equipes. Após isso, os alunos foram dispostos em duas filas indianas, de frente para a lousa, onde estavam coladas as faixas de e.v.a com as multiplicações e divisões. Os associados também estavam divididos em dois grupos, cada um auxiliando uma fila de alunos. Assim que “dada à largada”, o aluno da frente deveriacorrer até o recipiente, pegar um resultado e colá-lo na faixa que corresponde a sua expressão. Neste momento, ele recorria à ajuda dos jovens, os quais ajudavam a ver se a expressão estava certa, davam dicas e etc. Após colar o resultado, o aluno corria até o próximo da fila, tocava em sua mão e o processo se repetia. A pontuação era feita por rodada e o grupo que acumulasse mais pontos era o ganhador. Ainda, havia em uma das turmas um auno autista, o qual participou ativamente da atividade. Os interactianos receberam algumas indicações do professor sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse.
Ao final, foi pedido um feedback aos alunos sobre a atividade e eles se mostraram muito interessados na dinâmica, e alegaram que gostariam de ter esse tipo de atividade para todos os conteúdos trabalhados. Após isso, os brindes e prêmios foram entregues, encerrando o projeto após a foto oficial.
Metas Alcançadas
O projeto foi aceito pela maioria dos alunos, que alegaram gostar muito deste tipo de atividade. Ainda, conseguimos estabelecer uma parceria fixa com a escola. Além disso, os associados e convidados envolvidos na elaboração estão muito mais próximos e engajados no clube, evidenciando o alcance da meta.
Impactos
A curto prazo, auxiliamos as crianças, mesmo que minimamente, no ensino e prática da matemática. Ainda, tivemos a oportunidade de trabalhar com a inclusão, mostrando a todos que não é impossível incluir TODOS os alunos em atividades pedagógicas, o que muda a perspectiva do aluno deficiente a respeito do ensino. Em longo prazo, poderemos desenvolver essas atividades com outras crianças, já que estabelecemos uma parceria com a escola.