some image

Letras que Conectam

08/10/2019

Clube
Interact Club de Três Lagoas

Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club Três Lagoas e Rotary Club Três Lagoas Cidade das Águas

Objetivos

Desenvolver conhecimentos da língua portuguesa; Estimular o uso correto das normas gramaticais, bem como executá-las durante a atividade.



Metas

 - Realizar o projeto em, pelo menos, uma sala de aula; - Incluir os convidados na elaboração do projeto; -Obter aprovação de 70% dos alunos



Beneficiários

 De maneira direta, os beneficiários foram os alunos envolvidos no projeto, os quais puderam obter/desenvolver conhecimentos ortográficos de uma maneira divertida. Indiretamente, os associados e convidados envolvidos na elaboração do projeto foram beneficiados, já que puderam se tornar mais próximos através do trabalho em equipe. 



Descrição

Importância
No cenário educacional atual é notória a dificuldade que os alunos apresentam na aprendizagem da Língua Portuguesa. Visto isso, notamos a necessidade de desenvolver alguma atividade que estimulasse os discentes a praticarem os conceitos vistos em sala de aula, bem como percebessem que as normas da línga portuguesa podem ser aplicadas de uma maneira divertida. Todo o projeto foi elaborado buscando melhorar, de alguma forma, o ensino vigente, haja vista que muitos professores não diversificam suas aulas, o que desestimula ainda mais o aluno.

Desenvolvimento
O projeto foi idealizado inicialmente pela companheira Ludmila Menezes. A ideia era desenvolver vários projetos pedagógicos para serem executados durante o mês de setembro (mês destinado a educação básica no folhetim do Rotary). Após a ideia ser aceita pelo conselho diretor, foi montada uma comissão responsável pelo desenvolvimentos dessas ideias. Com o passar do tempo, foram elaborados 5 projetos, incluindo este. O Letras que Conectam foi idealizado pleo companheiro Pedro Benkard para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar as regras gramaticais atuais. Para a realização do projeto, solicitamos a ajuda dos associados para escolher algumas palavras que poderiam provocar dúvida nos discentes na forma de sua escrita (como a palavra "associado" "exceção" e outras) devido sua pronuncia que pode dar a entender que são escritas de outra forma. Ainda, houve o preparo dos brindes. Assim, a comissão se reuniu na casa da amizade para montar os brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. Com as palavras e brindes/prêmios em mãos, enviamos alguns ofícios para algumas escolas solicitando permissão para realizarmos a atividade, e conseguimos espaço na Escola Municipal Parque São Carlos. No dia 11/09, comparecemos a escola em 2 horários diferentes,para realizar o projeto 2 vezes.  O projeto, que é voltado para 5° e 6° ano, e possuiu 2 fases, ocorreu da seguinte maneira: Inicialmente, dividimos a sala em grupos de 5 alunos. Feito isso, iniciamos a primeira fase do projeto, que consistia em uma corração ortográfica+soletrando. Foram escritas na lousa algumas palavras propositalmente incorretas, para que os alunos notassem o erro, o corrigissem e depois disso soletrassem a escrita que achavam que era a correta. Como o tempo era curto, isso foi feito com 5 palavras, e cada grupo as escreveu e soletrou-a para os demais. Conforme o grupo acertava, os pontos eram marcados. Após isso, iniciou-se a segunda fase, a qual era um ditado. Diziamos a palavra e os alunos a escreviam da maneira que achavam que era a correta, e após todas aspalavras serem ditas, houve a coreção.  Ainda, havia em uma das turmas um aluno autista, o qual participou ativamente da atividade. Os interactianos receberam algumas indicações da professora sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse.  Ao final, foi pedido um feedback aos alunos sobre a atividade e eles se mostraram muito interessados na dinâmica, e alegaram que gostariam de ter esse tipo de atividade para todos os conteúdos trabalhados. Após isso, os brindes e prêmios foram entregues, encerrando o projeto após a foto oficial.

Desenvolvimento

O projeto foi idealizado inicialmente pela companheira Ludmila Menezes. A ideia era desenvolver vários projetos pedagógicos para serem executados durante o mês de setembro (mês destinado a educação básica no folhetim do Rotary). Após a ideia ser aceita pelo conselho diretor, foi montada uma comissão responsável pelo desenvolvimentos dessas ideias. Com o passar do tempo, foram elaborados 5 projetos, incluindo este. O Letras que Conectam foi idealizado pleo companheiro Pedro Benkard para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar as regras gramaticais atuais. Para a realização do projeto, solicitamos a ajuda dos associados para escolher algumas palavras que poderiam provocar dúvida nos discentes na forma de sua escrita (como a palavra "associado" "exceção" e outras) devido sua pronuncia que pode dar a entender que são escritas de outra forma. Ainda, houve o preparo dos brindes. Assim, a comissão se reuniu na casa da amizade para montar os brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. Com as palavras e brindes/prêmios em mãos, enviamos alguns ofícios para algumas escolas solicitando permissão para realizarmos a atividade, e conseguimos espaço na Escola Municipal Parque São Carlos. No dia 11/09, comparecemos a escola em 2 horários diferentes,para realizar o projeto 2 vezes. 

O projeto, que é voltado para 5° e 6° ano, e possuiu 2 fases, ocorreu da seguinte maneira: Inicialmente, dividimos a sala em grupos de 5 alunos. Feito isso, iniciamos a primeira fase do projeto, que consistia em uma corração ortográfica+soletrando. Foram escritas na lousa algumas palavras propositalmente incorretas, para que os alunos notassem o erro, o corrigissem e depois disso soletrassem a escrita que achavam que era a correta. Como o tempo era curto, isso foi feito com 5 palavras, e cada grupo as escreveu e soletrou-a para os demais. Conforme o grupo acertava, os pontos eram marcados. Após isso, iniciou-se a segunda fase, a qual era um ditado. Diziamos a palavra e os alunos a escreviam da maneira que achavam que era a correta, e após todas aspalavras serem ditas, houve a coreção.  Ainda, havia em uma das turmas um aluno autista, o qual participou ativamente da atividade. Os interactianos receberam algumas indicações da professora sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse.  Ao final, foi pedido um feedback aos alunos sobre a atividade e eles se mostraram muito interessados na dinâmica, e alegaram que gostariam de ter esse tipo de atividade para todos os conteúdos trabalhados. Após isso, os brindes e prêmios foram entregues, encerrando o projeto após a foto oficial.



Metas Alcançadas

O projeto foi aceito pela maioria dos alunos, que alegaram gostar muito deste tipo de atividade. Ainda, conseguimos estabelecer uma parceria fixa com a escola. Além disso, os associados e convidados envolvidos na elaboração estão muito mais próximos e engajados no clube, evidenciando o alcance da meta.



Impactos

A curto prazo, auxiliamos as crianças, mesmo que minimamente, no ensino e prática da língua portuguesa. Ainda, tivemos a oportunidade de trabalhar com a inclusão, mostrando a todos que não é impossível incluir TODOS os alunos em atividades pedagógicas, o que muda a perspectiva do aluno deficiente a respeito do ensino. Em longo prazo, poderemos desenvolver essas atividades com outras crianças, já que estabelecemos uma parceria com a escola. 



Outros Projetos