some image

No trânsito, o sentido é a vida!

01/11/2019

Clube
Interact Club de Mariana

Endereço
Mariana
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Mariana

Objetivos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem todos os anos, vítimas de acidentes no trânsito,  com isso, vimos que ações eram inadiáveis e decidimos realizar a campanha "No trânsito, o sentido é a vida!" com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito. 



Metas

As principais metas foram determinadas juntamente com a Guarda Municipal de Mariana, que nos ajudou a formular o projeto. Foram determinadas: conscientizar o maior número de motoristas possível sobre segurança, sobre a importância do uso de cadeirinha para crianças, o uso de cinto de segurança e sobre as queimadas causadas por bitucas de cigarro. 

Também a meta de diminuir acidentes dentro da cidade fooi estabelecia como meta a longo prazo.



Beneficiários

O beneficiários diretos foram aqueles motoristas que passaram pela "blitz" e foram conscientizados. E os beneficiários indiretos foram os moradores da cidade de Mariana que terão a garantia maior de segurança nas ruas.



Descrição

Importância
É de extrema importância compreender que os motoristas precisam estar conscientizados sobre segurança no trânsito, para que possam garantir a seguridade dos passageiros e pedestres, entretanto, a importância foi determinada baseada no aumento de acidentes envolvendo carros e também no baixo conhecimento dos motoristas na questão segurança. 

Desenvolvimento
Na reunião ordinária do dia 11 de setembro de 2019, na qual estava presente o Presidente do Rotaract Club de Mariana, Marcos, o presidente do Interact, Wesley citou da semana nacional do trânsito e propôs a realização de um projeto para a conscientizar os motoristas da cidade. Visto isso, o companheiro Marcos ofereceu a ajuda do Rotaract no projeto, nesse contexto,  uma discusão sobre o que iriamos fazer foi aberta. E ao final da reunião foi decidido que faríamo umas "blitz da conscientização", pré agendada para o dia 22 de setembro. Na reunião odinária do rotaract, realizada no dia 15 de setembro, dois membros do Interact, Weley e Alexandre, estiveram presentes e finalizaram a discussão sobre o projeto. Foi decidida a contatação com a Guarda Municipal de Mariana, reconhecendo que eles poderiam nos ajudar com panfletos, cones, tenda e principalmente, o apoio presencial.  No dia 18 de setembro, foi realizado o primeiro contato com a Guarda Municipal e eles aceitaram nos ajudar com sacolas de lixo para carro, cones, tenda e panfletos. No dia do projeto, os interactianos Laura, Wesley e Alexandre se encontraram em frente ao Centro de Convenções da cidade, logo após os rotaractianos Marcos, Marlon, Karine, Luiza e outros convidados chegaram. A Guardas Municipais presentes, chegaram no local, montaram a tenda e nos ensinaram o que deveria ser feito para a conscientização. Foi feita uma pista extra com cones e controlada por um Guarda Municipal que selecionava os carros para a "blitz". Quando os carros paravam, nós entregávamos panfletos e uma sacola de lixo para carro, além de conscientizar os motoristas sobre a importância da condução segura e sobre o uso da cadeirinha no caso de transporte de crianças.  O projeto foi realizado com sucesso.

Desenvolvimento

Na reunião ordinária do dia 11 de setembro de 2019, na qual estava presente o Presidente do Rotaract Club de Mariana, Marcos, o presidente do Interact, Wesley citou da semana nacional do trânsito e propôs a realização de um projeto para a conscientizar os motoristas da cidade. Visto isso, o companheiro Marcos ofereceu a ajuda do Rotaract no projeto, nesse contexto,  uma discusão sobre o que iriamos fazer foi aberta. E ao final da reunião foi decidido que faríamo umas "blitz da conscientização", pré agendada para o dia 22 de setembro.

Na reunião odinária do rotaract, realizada no dia 15 de setembro, dois membros do Interact, Weley e Alexandre, estiveram presentes e finalizaram a discussão sobre o projeto. Foi decidida a contatação com a Guarda Municipal de Mariana, reconhecendo que eles poderiam nos ajudar com panfletos, cones, tenda e principalmente, o apoio presencial. 

No dia 18 de setembro, foi realizado o primeiro contato com a Guarda Municipal e eles aceitaram nos ajudar com sacolas de lixo para carro, cones, tenda e panfletos.

No dia do projeto, os interactianos Laura, Wesley e Alexandre se encontraram em frente ao Centro de Convenções da cidade, logo após os rotaractianos Marcos, Marlon, Karine, Luiza e outros convidados chegaram. A Guardas Municipais presentes, chegaram no local, montaram a tenda e nos ensinaram o que deveria ser feito para a conscientização.

Foi feita uma pista extra com cones e controlada por um Guarda Municipal que selecionava os carros para a "blitz". Quando os carros paravam, nós entregávamos panfletos e uma sacola de lixo para carro, além de conscientizar os motoristas sobre a importância da condução segura e sobre o uso da cadeirinha no caso de transporte de crianças. 

O projeto foi realizado com sucesso.



Metas Alcançadas

Mais de 100 veículos foram parados na blitz, ou seja 100 motoristas foram conscientizados sobre a segurança no trânsito. 

Metas a longo prazo ainda estão sendo analisadas.



Impactos

O projeto causou impacto direto naqueles motoristas que estiveram presentes. 

Acreditamos que o impacto maior será a longo prazo, com a queda no número de acidentes e infrações.



Outros Projetos