some image

Um grito por socorro

28/12/2019

Clube
Interact Club de Jequitinhonha

Endereço
Jequitinhonha
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Jequitinhonha

Objetivos
  • Alertar aos jovens sobre depressão, suicídio e ansiedade que é um problmea muito comum entre essa facha etária, principalmente em relação a como procurar ajuda de um profissional;
  • Destacar a ideia de que o bullying é um dos principais causadores desses tipos de doenças;
  • Evidenciar a diferença entre depressão e ansiedade;
  • Responder perguntas em relação a esse assunto.
 


Metas
  • Diminuir e /ou amenizar a quantidade da incidência dessas doenças
  • Reduzir as famosas ''críticas destrutivas'' em relação a esse assunto
  • Dar relevância ao trabalho dos psicólogos
 


Beneficiários

Os beneficiarios diretos foram os jovens que participaram da palestra e os proprios interactianos que também levaram um apoio da psicologa e sanaram qualquer dúvida. Os beneficiarios indiretos foram os interactianos que se sentiram orgulhosos por conseguir realizar o projeto com êxito.

 


Descrição

Importância
O mês de setembro é especialmente direcionado ao suicidio, sendo os maiores causadores: a depressão e a ansiedade, setembro amarelo. Em consequência disso, o Interact Club de Jequitinhonha viu a oportunidade de orientar esses jovens sobre um assunto que as familias ainda evitam conversar, trazendo-os para um ambiente descontraído e com o auxílio de uma psicóloga. Dessa forma, a importância determinou-se quando percebemos a consideração que devemos ter por eles sempre buscando resgatá-los dessas doenças levando uma ajuda até eles.  

Desenvolvimento
O projeto foi mensionado, na reunião do dia 5/08/2019, pela interactiana Cleia Caudeira que deu a ideia de fazermos uma palestra com a psicóloga prima do interactiano Artur Ornelas, Caroline Quaresma. Querendo ressaltar doenças tão graves e tão comuns atualmente. Também tivemos a ideia de colocar uma caixa, e cada um faria uma pergunta ou contaria algo anonimamente, que seria lido depois pela psicologa e ela tentaria achar uma solução. Nas demais reuniões, cada dia falávamos algo que poderia complementar o projeto, e assim ficou decidido: Todos os interactianos fariam propaganda do projeto e levaria um convidado ou mais; Artur entraria em contato com a sua prima e marcaria no dia 11/07 às 19h; Cada interactiano levaria um alimento para partilharmos, sendo bolo, biscoito, torta, suco, café, chá etc; Laura Dutra e Plinio Lima ficariam responsaveis por recolher o lanche que cada interactiano preparou; A rotariana Edinalva Rodrigues abriria o salão do rotary, local onde seria realizado, junto com o presidente Petrus Rodrigues e organizariam as cadeiras e o datashow onde seria projetado os slides da psicologa. No dia: Petrus e Edinalva ja haviam chegado e as cadeiras ja estavam depostas e o datashow montado. A psicologa chegou e ja havia entregado seus materiais ao presidente, no decorrer do tempo, os convidados e os interactianos foram chegando como lanche para partilhar e entregando a Laura. PLinio estava montando a caixa e cortando os papeizinhos  que foram distribuidos a cada um, logo na entrada, juntamente com um lapis. Petrus iniciou a reuniao, saudando o pavilhão e Laura explcou o motivo do projeto, convidando a psicologa a se apresentar e começar. Ela falou um pouco sobre depressão e ansiedade e suas diferenças, causas, cuidados etc... No decorrer da reunião, iamos colocando os papeizinhos na caixa para ser sorteado. Fizemos perguntas e ela respondia, no final ela falou sobre suicidio e sorteou papel por papel até acabar. Algumas pessoas choravam e outras se sentiam tocadas, até os interactianos distribuirem um papelzinho com uma mensagem positiva para els com uma balinha. A presidente Edinalva deu um depoimento dos seus problemas passados e do seu cancer que foi bastante provoteiso e Alice Lage, vice-presidente, encerrou a reunião agradecendo a presença de todos de forma principal a ex-interactiana e psicologa Caroline Quaresma. E todos fomos para o lanche, acabando o projeto às 21:40.  

Desenvolvimento

O projeto foi mensionado, na reunião do dia 5/08/2019, pela interactiana Cleia Caudeira que deu a ideia de fazermos uma palestra com a psicóloga prima do interactiano Artur Ornelas, Caroline Quaresma. Querendo ressaltar doenças tão graves e tão comuns atualmente. Também tivemos a ideia de colocar uma caixa, e cada um faria uma pergunta ou contaria algo anonimamente, que seria lido depois pela psicologa e ela tentaria achar uma solução. Nas demais reuniões, cada dia falávamos algo que poderia complementar o projeto, e assim ficou decidido: Todos os interactianos fariam propaganda do projeto e levaria um convidado ou mais; Artur entraria em contato com a sua prima e marcaria no dia 11/07 às 19h; Cada interactiano levaria um alimento para partilharmos, sendo bolo, biscoito, torta, suco, café, chá etc; Laura Dutra e Plinio Lima ficariam responsaveis por recolher o lanche que cada interactiano preparou; A rotariana Edinalva Rodrigues abriria o salão do rotary, local onde seria realizado, junto com o presidente Petrus Rodrigues e organizariam as cadeiras e o datashow onde seria projetado os slides da psicologa.

No dia: Petrus e Edinalva ja haviam chegado e as cadeiras ja estavam depostas e o datashow montado. A psicologa chegou e ja havia entregado seus materiais ao presidente, no decorrer do tempo, os convidados e os interactianos foram chegando como lanche para partilhar e entregando a Laura. PLinio estava montando a caixa e cortando os papeizinhos  que foram distribuidos a cada um, logo na entrada, juntamente com um lapis. Petrus iniciou a reuniao, saudando o pavilhão e Laura explcou o motivo do projeto, convidando a psicologa a se apresentar e começar. Ela falou um pouco sobre depressão e ansiedade e suas diferenças, causas, cuidados etc... No decorrer da reunião, iamos colocando os papeizinhos na caixa para ser sorteado. Fizemos perguntas e ela respondia, no final ela falou sobre suicidio e sorteou papel por papel até acabar. Algumas pessoas choravam e outras se sentiam tocadas, até os interactianos distribuirem um papelzinho com uma mensagem positiva para els com uma balinha. A presidente Edinalva deu um depoimento dos seus problemas passados e do seu cancer que foi bastante provoteiso e Alice Lage, vice-presidente, encerrou a reunião agradecendo a presença de todos de forma principal a ex-interactiana e psicologa Caroline Quaresma. E todos fomos para o lanche, acabando o projeto às 21:40.

 



Metas Alcançadas
  • Diminuir a quantidade de duvidas em relação ao assunto
  • diminuir quantidade de criticas sobre
  • incluenciar o jovem a pedir por ajuda
  • evidenciar o trabalho do psicologo
 


Impactos

A curto: pessoas que tinham um problema se sentiram a vontader para compartilhar 

A longo: abrir os olhos dos jovens para evidencar que essa dença é muito séria e pode ser provocada por um simples brincadeira

 


Outros Projetos