some image

Outubro rosa

01/06/2020

Clube
Interact Club de Paranaguá-Taguaré

Endereço
Paranaguá
PR
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Paranaguá-Rocio

Objetivos

Alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.



Metas

- Pesquisar sobre o assunto;
- Se informar o suficiente para explicar sobre o câncer de mama
- Fazer cartazes sobre um tema escolhido (autoexame de toque)
- Distribuir e colocar cartazes pela cidade, inteirando a população sobre o assunto
- Postar nas redes sociais uma arte informando sobre o mesmo tema



Beneficiários

Diretamente, as pessoas que olharam os cartazes e as artes, leram e entenderam a importância do autoexame e como fazê-lo. Indiretamente, o clube, pois aumentou sua imagem pública e divulgação; e as pessoas mais próximas dos indivíduos que leram os cartazes e as postagens, já que informação gera informação e mais pessoas entendendo sobre os assuntos.



Descrição

Importância
Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a incidência do câncer no mundo, uma a cada quatro mulheres que têm um caso de câncer diagnosticado têm câncer de mama. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Esse tipo de câncer é perigoso, então é fundamental que as pessoas entendam como podem se previnir e que tenham essa precaução contra o câncer. Lembrando que homens também podem ter câncer de mama!

Desenvolvimento
A comissão de Imagem Pública do nosso Distrito fez um desafio para os clubes, propondo que eles realizem um projeto de IP sem o foco de postar algo nas redes sociais. Juntamos esse ponto e o fato de estarmos em outubro, o mês da campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de mama (Outubro Rosa).
Nossa comissão de Imagem Pública pesquisou sobre o assunto e considerou fudamental o clube divulgar sobre o autoexame de toque, importantíssimo para conhecer o próprio corpo e identificar possíveis nódulos.
No dia 8 de outubro, fizemos cartazes sobre o assunto e colamos eles pela cidade, principalmente em salões de beleza e escolas. Também postamos em nossas redes sociais sobre o tema, explicando melhor detalhadamente sobre os nódulos e os passos so autoexame.

Desenvolvimento

A comissão de Imagem Pública do nosso Distrito fez um desafio para os clubes, propondo que eles realizem um projeto de IP sem o foco de postar algo nas redes sociais. Juntamos esse ponto e o fato de estarmos em outubro, o mês da campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de mama (Outubro Rosa).
Nossa comissão de Imagem Pública pesquisou sobre o assunto e considerou fudamental o clube divulgar sobre o autoexame de toque, importantíssimo para conhecer o próprio corpo e identificar possíveis nódulos.
No dia 8 de outubro, fizemos cartazes sobre o assunto e colamos eles pela cidade, principalmente em salões de beleza e escolas. Também postamos em nossas redes sociais sobre o tema, explicando melhor detalhadamente sobre os nódulos e os passos so autoexame.



Metas Alcançadas

- Pesquisar sobre o assunto;
- Se informar o suficiente para explicar sobre o câncer de mama
- Fazer cartazes sobre um tema escolhido (autoexame de toque)
- Distribuir e colocar cartazes pela cidade, inteirando a população sobre o assunto
- Postar nas redes sociais uma arte informando sobre o mesmo tema



Impactos

Com esse projeto pudemos mostrar para as pessoas (principalmente mulheres) da nossa cidade o quão importante que é se prevenir contra o câncer de mama.
A curto prazo, inspiramos pessoas que leram os cartazes e as postagens a realizar o autoexame.
A longo prazo, conjuntamente com outras campanhas de conscientização, poderemos evitar óbitos e sofrimento pelo câncer.



Outros Projetos