Interact Club de Erechim-Boa Vista
Endereço
Erechim
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Erechim Boa Vista
Orçamento Necessário
R$ 74,90
Objetivos
Os objetivos do projetos eram incentivar a leitura para estudantes de uma escola, através de um rodízio de livros entre grupo de alunos, que ficariam duas semanas com um livro e após trocariam com seus colega. E, também, com essa troca estimular o companheirismo.
Metas
As metas do projeto eram de conseguir um grande número de estudantes participando ativamente, ou seja, lendo os livros e comentando sobre, e comprovar os resultados das leituras que os alunos realizaram, através de anotações.
Beneficiários
Os beneficiários do projeto foram os estudantes participantes, que conseguiram ler livros que gostavam, desenvolver o companheirismo em grupo, e com isso criaram prazer pela leitura. E também os próprios Interactianos e professores que aprenderam a incentivar à leitura para outras pessoas e entenderam sua importância.
Descrição
Importância
A importância do projeto envolve a disseminação de uma ideia tão relevante para a sociedade atual: o incentivo da leitura, para crianças em uma fase tão importante para seu desenvolvimento, e também aumentar o companheirismo e a dedicação dos colegas.
Desenvolvimento
Após definirmos que o projeto do Rodízio Literário seria colocado em prática, durante uma reunião ordinária começamos a pensar em um local onde ele poderia ser realizado e como seria a dinâmica do projeto. Então, entramos em contado com a Escola Imlau, uma escola pública da cidade de Erechim, e após eles demonstrarem um grande interesse em receber o projeto, acabamos definindo que as turmas do quinto ano desta escola seriam as beneficiadas pelo projeto. Assim, fizemos mais uma visita na escola para definirmos tudo com as turmas e solicitar que trouxessem um livro de casa para realizarmos as trocas entre eles ou que solicitassem para nós um livro, caso não tivessem, para que todos pudessem participar do projeto. Assim, marcamos uma data para retornarmos à escola e realizarmos nossa primeira troca e então combinamos com eles um intervalo de 2 semanas para cada nova visita do clube e para uma nova troca de livros. E na última semana entregamos bombons e marca páginas para estudantes que participaram.
Desenvolvimento
Após definirmos que o projeto do Rodízio Literário seria colocado em prática, durante uma reunião ordinária começamos a pensar em um local onde ele poderia ser realizado e como seria a dinâmica do projeto. Então, entramos em contado com a Escola Imlau, uma escola pública da cidade de Erechim, e após eles demonstrarem um grande interesse em receber o projeto, acabamos definindo que as turmas do quinto ano desta escola seriam as beneficiadas pelo projeto. Assim, fizemos mais uma visita na escola para definirmos tudo com as turmas e solicitar que trouxessem um livro de casa para realizarmos as trocas entre eles ou que solicitassem para nós um livro, caso não tivessem, para que todos pudessem participar do projeto. Assim, marcamos uma data para retornarmos à escola e realizarmos nossa primeira troca e então combinamos com eles um intervalo de 2 semanas para cada nova visita do clube e para uma nova troca de livros. E na última semana entregamos bombons e marca páginas para estudantes que participaram.
Metas Alcançadas
Conseguimos alcaçar as metas de ter um grande número de estudantes se juntando ao projeto e também vimos diversas anotações relacionadas aos livros lidos. Além dos comentários positivos dos participantes.
Impactos
Os impactos do projeto a curto prazo projeto foram as crianças testemunharndo uma leitura de uma quantidade maior de livros do que o comum nesse mesmo período de tempo. E a longo prazo, desenvolverão a capacidade de expressarem suas opiniões e o habito da leitura para além do ambiente escolar.