Interact Club de Mirandópolis
Endereço
Mirandópolis
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Mirandópolis
Orçamento Necessário
R$ 120,00
Objetivos
O projeto IC Brothers sendo avaliado como Projeto interno e de imagem pública, possui como principal intuito o de aproximar os jovens interactianos do nosso próprio clube e do distrito 4.470 por meio das tecnologias, proporcionando aprendizados sobre instrução rotária e conhecimentos gerais, de forma que seja exposto nas redes sociais do clube para termos um maior alcance de todas as atividades do projeto e uma grande propagação de todos os conteúdos acerca de Rotary, Interact e compreensões de mundo.
Metas
O projeto conta com duas fases, sendo uma com associados do Interact Club de Mirandópolis(fase1) e a outra com interactianos de todo o Distrito(fase 2), portanto nossas metas são um pouco diversas para cada uma das fases para que elas possam seguir conforme os combinados
- Fase 1: Uma das metas é que tivessemos no mínimo 7 associados interessados para participarem do projeto, e que cada um deles participassem de forma ativa de todas as provas e atividades no decorrer do projeto; como outra meta é que a Comissão organizadora conseguisse estabelecer as regras definitivas para a realização do projeto na fase 2 com bases nas experiências da primeira fase e por fim, como ultima meta é que tivessemos um vencedor que levaria o prêmio
- Fase 2: Como principal meta, sendo ela fundamental para a realização do projeto é que tivessemos no mínimo 18 inscrições de interactianos de clubes do Distrito e que cada um deles participassem de forma ativa de todas as provas e atividades no decorrer do projeto; Como outra meta é que a Comissão organizadora conseguisse seguir todos os prazos e horários de cada dia, assim como averiguar se as regras estiveram sendo seguidas; O projeto usou dois aplicativos para execução e divulgação do projeto, então foi-se criado um grupo no WhatsApp e uma página no Instagram, os quais colocamos como meta conseguir mais de 100 membros no grupo e 100 seguidores na página; E por fim como ultima meta é que tivessemos um vencedor que levaria o prêmio.
Beneficiários
Por ser um projeto interno e de imagem pública, os beneficiários foram todos os participantes das fases 1 e 2, que puderam conhecer um pouco mais sobre as experiências de vida de cada "brother" e aprender mais sobre a familia rotaria, assim como o público a qual assistia se beneficiou pelas instruções rotárias e acerca de mundo e por terem conhecido mais sobre seus companheiros, além disso o Interact Club de Mirandópolis tambem se beneficia por terem se aproximado ainda mais dos clubes do distrito e conseguido superar as metas de seguidores na página do projeto, aumento a visibilidade de nossa imagem.
Descrição
Importância
Visando o lema O Rotary Conecta o Mundo, a importância do projeto se deve na cumprissão do lema, sendo a conexão entre os interactianos de Mirandópolis e também de todo o Distrito a qual pertencemos, fazendo com que os participantes interajam entre si e com os membros da Comissão do projeto, assim como o público se inter-relacionar com todo o projeto, e que cada um possa sair de sua zona de conforto para descobrir coisas novas sobre os seus próprios colegas do Distrito. Para um interactiano, conhecimentos rotário é sempre algo que deve ser buscado, mostrando mais uma importãncia do projeto que com atividades("provas") cada participante conseguiu externar o que sabem a respeito de Rotary, Interact e conhecimentos gerais, para assim aprender um pouco mais sobre cada assunto.
Desenvolvimento
O Interact Club de Mirandopolis se encontrava fazendo reuniões onlines e projetos voltados à imagem pública e para o próprio clube, visto que a pandemia infelizmente nos afastou fisicamente, a ideia inicial do projeto foi para que os associados do clube e do distrito pudessem ter um maior sentimento de pertenção ao Interact, portanto a ideia foi passada para a presidente, a qual repassou para o clube em uma reunião online para perguntar opiniões e se o clube apoiava o projeto que resultou em uma avaliação positiva, nesta mesma reunião estava presente o Chairman de Interact Club do Distrito 4470, Rafael Rezende, o qual demonstrou interesse no projeto, apoiou, deu dicas e mostrou suas preocupações.
Em geral, o projeto foi inspirado em um reality show da TV, o Big Brother Brasil. Durante todos os dias do projeto iriam ocorrer algumas provas que seriam realizadas em um grupo no whatsApp, em que apenas os administradores do grupo (participantes e cco) poderiam falar, porém várias pessoas poderiam entrar nesse grupo para acompanhar cada coisa realizada e falada pelos participantes durante todo o projeto, sendo essas pessoas o público, para cada prova haveria um ganhador que teria algumas vantagens nos próximos dias, incluindo a imunidade para não irem às eliminações. Nos dias determinados, os participantes teriam que votar em um concorrente para ele ir às eliminações, regra que mudamos posteriormente para que não tivesse nenhum tipo de conflitos ou constrangimento em votar, portanto a comissão seria responsável para verificar as participações de cada "brother" (participante), sendo aqueles com uma menor porcentagem os escolhidos para o mural das eliminações. Para este mural, a Imagem Pública do projeto faria imagens com fotos dos participantes que foram os indicados seguindo as regras determinadas, então seria montada uma enquete no instagram para o "público" votar em qual participante eles gostariam que ficassem ou saíssem.
Para a realização do projeto, foi organizado uma Comissão Geral que foi dividida em outras Sub-Comissões, sendo elas para a fase 1: Comissão de provas que contou com ajuda de três associadas(Viviane, Mariana e Maria Clara); Comissão do Bixo que contou com ajuda da companheira Mirella; Comissão de Dinâmicas com ajuda do associado Antônio; Comissão dos apresentadores e de Imagem Pública, sendo eles a presidente Livia. Para a segunda fase, foi preciso uma pequena expansão das comissões, portanto além das pessoas com seus cargos já estabelecidos, contamos com a ajuda das associadas Larissa e Julia nas Comissões de Dinâmicas e Apresentadores respectivamente, e tambem com a Presidente da Comissão Distrital de Projetos, a companheira Ludmila do Interact Club de Três Lagoas na Comissão de Provas e o companheiro de Bela Vista, Wederson, Secretário Distrital.
Após definida as Comissões, foi escolhido quais seriam os tipos de Provas e quais seriam os beneficios de cada uma, foram as seguintes: Prova do Paul Harris, em que o vencedor seria imunizado e tambem iria escolher dois participante para serem os Bixos, estes deveriam realizar um mico que seria escolhido e divulgado pela Comissão de Bixos; Prova do Anjo além de dar imunidade ao ganhador, este tambem poderia escolher um participante para tambem ficar imune. Além do mais, foi desenvolvido atividades extras para melhorar a integração dos associados e a compreensão CCO perante as coisas do projeto, sendo elas: Dinâmicas, em que os participantes deveriam fazer as atividades que seriam relacionadas a experiencias que eles vivenciaram na familia rotária e fora dela; Big phone, que seria uma mensagem no grupo em que o primeiro participante que respondesse após a mensagem, receberia um beneficio; e por fim, Raio-X que seria um momento em que os participantes poderiam falar mais diretamnete com a CCO e com todo o público, agradecendo pelo acompanhamento, dando dicas ou sugestões.
Foi elaborado os horários de cada atividade da primeira fase que seria realizada durante sete dias e decidido a premiação para o vencedor, que seria uma incrição para qualquer evento distrital do 4470. Foi feita um formulário de inscrição da fase 1 para os interessados do clube de Mirandópolis e após o término do prazo, eles foram notificados. Então a cco criou o grupo no whatsapp Casa dos Brothers, onde foi colocado todos os participantes e o link para o grupo foi divulgado para os associados do Interact Club de Mirandópolis. A fase 1 projeto então foi realizada e teve como vencedora, a companheira Julia Yoshida.
Depois da primeira fase, os planejamentos mais a fundos para a fase 2 foi iniciado, escolheu-se como prêmio um combo para qualquer evento distrital do 4470, um distintivo de Interact e certificado de participação, iniciou-se tmabem a divulgação do projeto. Após as divulgações iniciais nas redes sociais do clube e a criação da página do projeto no Intagram, o formulário de inscrições para a segunda fase foi liberado,após o prazo a CCO organizaria os participantes fazendo com que haja no mínimo um participante de cada clube inscrito , caso o limite de 18 brothers seja ultrapassado, seria feito um sorteio entre os candidatos. Após serem sorteados, estrariamos em contato para que todos os participantes sejam colocados no grupo Casa dos IC Brothers no whatsapp para as informações iniciais. Neste grupo, onde apenas os administradores poderão conversar (CCO e Participantes), seria onde aconteceria as provas e as orientações para demais atividades. A fase 2 do projeto começaria oficialmente no dia 04 de Maio de 2020, contando com a presença de 18 interactianos dos clubes do distrito e teria uma duração de 4 semanas.
Ao final da segunda fase quando já tinhamos estabelecido o pódio com os três finalistas, foi-se sugerido por eles que fizessemos uma transmissão ao vivo para revelar quem foi o vencedor, a ideia foi bem recebida pela comissão organizadora, a qual realizou ela. Durante essa transmissão foram feitas entrevistas com os finalistas a respeito do projeto, para que cada um pudesse contar como foi suas experiencias nas ultimas quatro semanas, assim como o público que estava assistindo poderiam tambem enviar perguntas para serem respondidas. Após as entrevistas, foi anunciado que o vencedor do projeto era Gabriel Rodrigues e tambem os agradecimentos finais à todos os participantes e para a comissão organizadora do projeto.
Desenvolvimento
O Interact Club de Mirandopolis se encontrava fazendo reuniões onlines e projetos voltados à imagem pública e para o próprio clube, visto que a pandemia infelizmente nos afastou fisicamente, a ideia inicial do projeto foi para que os associados do clube e do distrito pudessem ter um maior sentimento de pertenção ao Interact, portanto a ideia foi passada para a presidente, a qual repassou para o clube em uma reunião online para perguntar opiniões e se o clube apoiava o projeto que resultou em uma avaliação positiva, nesta mesma reunião estava presente o Chairman de Interact Club do Distrito 4470, Rafael Rezende, o qual demonstrou interesse no projeto, apoiou, deu dicas e mostrou suas preocupações.
Em geral, o projeto foi inspirado em um reality show da TV, o Big Brother Brasil. Durante todos os dias do projeto iriam ocorrer algumas provas que seriam realizadas em um grupo no whatsApp, em que apenas os administradores do grupo (participantes e cco) poderiam falar, porém várias pessoas poderiam entrar nesse grupo para acompanhar cada coisa realizada e falada pelos participantes durante todo o projeto, sendo essas pessoas o público, para cada prova haveria um ganhador que teria algumas vantagens nos próximos dias, incluindo a imunidade para não irem às eliminações. Nos dias determinados, os participantes teriam que votar em um concorrente para ele ir às eliminações, regra que mudamos posteriormente para que não tivesse nenhum tipo de conflitos ou constrangimento em votar, portanto a comissão seria responsável para verificar as participações de cada "brother" (participante), sendo aqueles com uma menor porcentagem os escolhidos para o mural das eliminações. Para este mural, a Imagem Pública do projeto faria imagens com fotos dos participantes que foram os indicados seguindo as regras determinadas, então seria montada uma enquete no instagram para o "público" votar em qual participante eles gostariam que ficassem ou saíssem.
Para a realização do projeto, foi organizado uma Comissão Geral que foi dividida em outras Sub-Comissões, sendo elas para a fase 1: Comissão de provas que contou com ajuda de três associadas(Viviane, Mariana e Maria Clara); Comissão do Bixo que contou com ajuda da companheira Mirella; Comissão de Dinâmicas com ajuda do associado Antônio; Comissão dos apresentadores e de Imagem Pública, sendo eles a presidente Livia. Para a segunda fase, foi preciso uma pequena expansão das comissões, portanto além das pessoas com seus cargos já estabelecidos, contamos com a ajuda das associadas Larissa e Julia nas Comissões de Dinâmicas e Apresentadores respectivamente, e tambem com a Presidente da Comissão Distrital de Projetos, a companheira Ludmila do Interact Club de Três Lagoas na Comissão de Provas e o companheiro de Bela Vista, Wederson, Secretário Distrital.
Após definida as Comissões, foi escolhido quais seriam os tipos de Provas e quais seriam os beneficios de cada uma, foram as seguintes: Prova do Paul Harris, em que o vencedor seria imunizado e tambem iria escolher dois participante para serem os Bixos, estes deveriam realizar um mico que seria escolhido e divulgado pela Comissão de Bixos; Prova do Anjo além de dar imunidade ao ganhador, este tambem poderia escolher um participante para tambem ficar imune. Além do mais, foi desenvolvido atividades extras para melhorar a integração dos associados e a compreensão CCO perante as coisas do projeto, sendo elas: Dinâmicas, em que os participantes deveriam fazer as atividades que seriam relacionadas a experiencias que eles vivenciaram na familia rotária e fora dela; Big phone, que seria uma mensagem no grupo em que o primeiro participante que respondesse após a mensagem, receberia um beneficio; e por fim, Raio-X que seria um momento em que os participantes poderiam falar mais diretamnete com a CCO e com todo o público, agradecendo pelo acompanhamento, dando dicas ou sugestões.
Foi elaborado os horários de cada atividade da primeira fase que seria realizada durante sete dias e decidido a premiação para o vencedor, que seria uma incrição para qualquer evento distrital do 4470. Foi feita um formulário de inscrição da fase 1 para os interessados do clube de Mirandópolis e após o término do prazo, eles foram notificados. Então a cco criou o grupo no whatsapp Casa dos Brothers, onde foi colocado todos os participantes e o link para o grupo foi divulgado para os associados do Interact Club de Mirandópolis. A fase 1 projeto então foi realizada e teve como vencedora, a companheira Julia Yoshida.
Depois da primeira fase, os planejamentos mais a fundos para a fase 2 foi iniciado, escolheu-se como prêmio um combo para qualquer evento distrital do 4470, um distintivo de Interact e certificado de participação, iniciou-se tmabem a divulgação do projeto. Após as divulgações iniciais nas redes sociais do clube e a criação da página do projeto no Intagram, o formulário de inscrições para a segunda fase foi liberado,após o prazo a CCO organizaria os participantes fazendo com que haja no mínimo um participante de cada clube inscrito , caso o limite de 18 brothers seja ultrapassado, seria feito um sorteio entre os candidatos. Após serem sorteados, estrariamos em contato para que todos os participantes sejam colocados no grupo Casa dos IC Brothers no whatsapp para as informações iniciais. Neste grupo, onde apenas os administradores poderão conversar (CCO e Participantes), seria onde aconteceria as provas e as orientações para demais atividades. A fase 2 do projeto começaria oficialmente no dia 04 de Maio de 2020, contando com a presença de 18 interactianos dos clubes do distrito e teria uma duração de 4 semanas.
Ao final da segunda fase quando já tinhamos estabelecido o pódio com os três finalistas, foi-se sugerido por eles que fizessemos uma transmissão ao vivo para revelar quem foi o vencedor, a ideia foi bem recebida pela comissão organizadora, a qual realizou ela. Durante essa transmissão foram feitas entrevistas com os finalistas a respeito do projeto, para que cada um pudesse contar como foi suas experiencias nas ultimas quatro semanas, assim como o público que estava assistindo poderiam tambem enviar perguntas para serem respondidas. Após as entrevistas, foi anunciado que o vencedor do projeto era Gabriel Rodrigues e tambem os agradecimentos finais à todos os participantes e para a comissão organizadora do projeto.
Metas Alcançadas
Todas as nossas metas foram alcançadas, especificando:
- Fase 1: Vários associados do clube se interessaram em participar do projeto, seja como comissão como "brother" (participante) e os que foram escolhidos fizeram todas as provas e atividades de forma assídua; Durante toda a realização da primeira fase, que já possuia regras, foram feitas anotações e comentários para a melhora dessas regras; Aos finalmentes do projeto, tivemos uma vencedora que foi a associada Julia Yoshida
- Fase 2: Muitos associados dos clubes dos distritos fizeram as incrições para participar, alem disso várias pessoas de outros distritos demonstraram interesse em participar do projeto, mas por ser apenas a nível distrital, não pudemos aceitá-las; A Comissão Organizadora tentou seguir a risca aos horários e dias estipulados, mas houve pequenos obstaculos que por votação da comissão foi decidido fazer mudanças, assim como ocorreu com algumas das regras, mas sempre havisando aos participantes sobre as mudanças feitas; No grupo do whatsapp conseguimos bater essa meta e dobra ela, conseguindo mais de 200 membros no grupo e no Instagram conseguimos mais de 150 seguidores; E por fim, o vencedor da Segunda fase do projeto foi o Interactiano Gabriel Rodrigues do Interact Club de Guararapes
Impactos
No fim do projeto, fizemos a realização de uma live na página do projeto no Instagram para realizar uma entrevista com os finalistas e anunciar os vencedores. Durante as entrevistas e tambem no grupo da Casa IC BROTHERS, fomos informados pela tamanha união que o projeto causou nos participantes a ponto de fazerem um grupo juntos para discutir as roupas que iriam usar durante a live. Ainda durante a entrevista, foi-se perguntado aos participantes o que acharam do projeto e quais foram as coisas que mais gostaram, em geral as respostas obtidas foram que eles não estavam muito esperançosos a respeito do projeto e que por ser algo novo no distrito eles não sabiam muito bem como seria procedido, entretanto que todas as espectativas foram superadas já que além do projeto ter proporcionado amizades inesquecíveis à cada um deles, tambem promoveu muitos conhecimentos que ajudarão em suas jornadas dentro do Interact.