some image

Mapa Associativo

20/06/2020

Clube
Interact Club de Formiga

Endereço
Formiga
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Formiga

Objetivos

O principal objetivo do projeto era atrair associados, engaja-los e capacitá-los de uma forma mais objetiva e clara, podendo, dessa forma, aumentar ainda mais o potencial dos nossos projetos, afinal, teríamos mais pessoas dando ideias e prontas para exercer suas funções no clube.



Metas

O clube tinha passado por uma grande evasão de associados e o projeto serviu inicialmente como uma proposta de duplicação de associados, partindo do princípio de que um associado iria trazer pelo menos um convidado. Depois do projeto, além de ter motivado os associados que estavam no clube por termos recebido convidados, houve um aumento de 87,5% no quadro associativo do clube.



Beneficiários

Os associados do clube de Formiga e os convidados que se associaram ao clube.



Descrição

Importância
Manter os associados motivados e capacitados era essencial, mas com a evasão do clube, eles ficavam mais e mais desmotivados. De início, os associados ficaram muito animados com o projeto e, depois dele, foram surtidos efeitos que não esperávamos. O clube se uniu mais, houve mais capacitação e mais engajamento não só externo, mas também interno, ou seja, as pessoas que já estavam associadas foram capacitadas por meio dos projetos que realizamos com o Mapa Associativo.

Desenvolvimento
A maior dificuldade que convidados encontram para se engajar e fixar, é não ter consciência da sua função e importância no clube. Sabendo disso, o projeto foi desenvolvido de forma que todos os convidados tenham um guia de como é ser um interactiano. As metas foram pensadas no intuito de demonstrar um pouco sobre o que é Interact. Em reunião, todos deram sugestões de quais metas poderiam ser. São exemplos: - Comparecer em reuniões ordinárias; - Desenvolver um projeto com o padrinho para ser apresentado; - Ir em projetos previamente marcados pelo clube. Depois do projeto ter sido apresentado e terem recolhido as sugestões de metas em reunião, a presidente elaborou o texto de convite, a comissão de imagem pública criou o design do folheto e o diretor de atração e engajamento de associados cuidou da parte de impressão e distribuição de panfletos para os associados. Na mesma reunião de distruibuição de panfletos, tivemos um mini treinamento sobre como poderíamos ser melhores padrinhos e madrinhas e receber todos da melhor forma possível. A partir desse momento, os associados do clube reencaminharam os panfletos para possíveis interactianos que já tinham demonstrado interesse em participar do clube. Durante o próximo mês, os padrinhos e madrinhas acompanharam seus afilhados até a associação.

Desenvolvimento

A maior dificuldade que convidados encontram para se engajar e fixar, é não ter consciência da sua função e importância no clube. Sabendo disso, o projeto foi desenvolvido de forma que todos os convidados tenham um guia de como é ser um interactiano. As metas foram pensadas no intuito de demonstrar um pouco sobre o que é Interact. Em reunião, todos deram sugestões de quais metas poderiam ser. São exemplos:

- Comparecer em reuniões ordinárias;

- Desenvolver um projeto com o padrinho para ser apresentado;

- Ir em projetos previamente marcados pelo clube.

Depois do projeto ter sido apresentado e terem recolhido as sugestões de metas em reunião, a presidente elaborou o texto de convite, a comissão de imagem pública criou o design do folheto e o diretor de atração e engajamento de associados cuidou da parte de impressão e distribuição de panfletos para os associados. Na mesma reunião de distruibuição de panfletos, tivemos um mini treinamento sobre como poderíamos ser melhores padrinhos e madrinhas e receber todos da melhor forma possível. A partir desse momento, os associados do clube reencaminharam os panfletos para possíveis interactianos que já tinham demonstrado interesse em participar do clube. Durante o próximo mês, os padrinhos e madrinhas acompanharam seus afilhados até a associação.



Metas Alcançadas

De forma interna, teve uma motivação maior dos associados, aumentou o fluxo de projetos, houve maior capacitação, os convidados tiveram um melhor contato com o que é ser Interact, podendo conhecer, assim, os valores e a cultura Interactiana de uma forma mais evidente e conseguiram experimentar o que é ser Interact de forma rápida e eficaz. Não conseguimos duplicar os associados, porém o clube antes tinha apenas 11 associados cadastrados e apenas 8 associados ativos. Após o projeto, houve um aumento de 87,5% de associados, o que levou o clube para 18 associados, sendo 15 ativos. 



Impactos

Através do Mapa Associativo, não só jovens de 12 a 18 anos conheceram de forma mais específica e clara o que é o programa Interact, como seus pais, irmãos e parentes em geral também tiveram a oportunidade de entender os principais objetivos do programa. São exemplos: responsabilidade, liderança, ajudar o próximo, etc.



Outros Projetos