Interact Club de Campo Mourão
Endereço
Campo Mourão
PR
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Campo Mourão
Objetivos
O objetivo do projeto é ser um evento virtual onde os inscritos de diferentes lugares do país são colocados em grupos com até 6 pessoas para trocarem experiências, ideias, momentos e culturas, por meio de desafios propostos pela CCO.
Metas
Atingiu as metas a partir do momento que os participantes contribuíram para a realização e o andamento do projeto, assim, fazendo que o seu principal enfoque (que é a troca de culturas) seja realizado com excelência.
Beneficiários
Foi de grande apredizado tanto para CCO's como para os participantes.
Descrição
Importância
Se dá a importância ao projeto a partir do momento que a uma transferência de culturas entre pessoas de diferentes estados do Brasil, assim proporcionando uma expansão de conhecimentos culturais e sociais sobre o país.
Desenvolvimento
No dia (25/03/2020) em uma reunião online em conjunto do Interact Club de Cruzeiro do Oeste e Interact Club de Campo Mourão, Júlia Baboni e João Paulo Tovo, Presidentes de ambos, concordaram que no atual momento que estavamos passando, devido a Pandemia do Covid-19, tanto a questão do isolamento social e consequentemente a saúde mental, seria de grande importância um projeto para incentivar a comunicação, criação de laços, troca de culturas e coneção com todos os distritos do Brasil.
Após os clubes concordarem com o projeto, no dia (26/03) começou a organização do mesmo, a ideia seria criar um formulário para cada participante deixar alguns dados essenciais, como email e número, para posteriormente entrarmos em contato, dividiriamos os participantes em grupos com até 6 membros cada um de um distrito do Brasil, além de ter os grupos principais no Whatsapp para deixarmos os recados importantes, teria um grupo por equipe para assim se socializassem e realizassem os desafios propostos, poderiam participar pessoas de todas as idades, lançariamos uma quantidade de desafios diários, para as equipes comprirem e assim ter trocas de culturas, experiências, ideias e conhecimentos.
No final do projeto, vídeos, relatos e email sobre cada desafio e sobre a experiência de participar do projeto seriam avaliados para decidir a melhor equipe, a melhor ganharia uma quantia de 100 reais e poderia usufruir do prêmio destinando para alguma ajuda comunitária.
No dia (28/03/2020) o formulário foi aberto e a divulgação do projeto ocorreu tanto pelo Whatsapp, Twitter e Instagram, a MDIO também ajudou na divulgação,no dia (29/03/2020) o formulário foi fechado e contia Interactianos de todos os distritos do Brasil: 4391, 4420, 4440, 4470, 4480, 4490, 4500, 4510, 4521, 4530, 4540, 4560, 4563, 4571, 4590, 4621, 4630, 4640, 4652, 4660, 4670, 4680, 4700, 4710, 4720, 4730, 4740, 4751, 4760, 4770, 4780, Rotaractianos, Rotarianos, alguns Intercâmbistas, Interactianos de outros países, pessoas do Lions e alguns jovens que não faziam parte de nenhum programa, ao todos 560 participantes.
No dia (30/03) os participantes foram adicionados nos grupos principais e teriam que procupar os membros de suas determinadas equipes atráves de uma lista de nomes divididos por equipes que deixamos disponíveis e assim criar seus grupos por equipe no Whatsapp, a cada dia os CCO's divulgavam um desafio e incetivavam a socialização dos grupos.
Cada equipe tinha uma numeração para não confundirem os CCO's, o Primeiro desafio consistia: em uma ligação (para os participantes se conhecerem), o Segundo: Trocas de receitas (trocar receitas típicas de cada região para cada participante conhecer um pouquinho do outro), o Terceiro: Jogos (os participantes deveriam jogar um jogo de acordo com a escolha da equipe), o Quarto: Sonhos (os membros da equipe deveriam relatar os seus maiores sonhos no momento), o Quinto: Culturas (deveriam discutir com o grupo sobre suas culturas de determinada região), o Sexto: Projetos (relatar projetos que já realizaram ou até mesmo dar dicas de como realizar um ótimo projeto), o Sétimo: Talentos (o grupo deveria dar uma amostra de talentos entre eles, como um vídeo tocando algum instrumento ou até mesmo um aúdio cantando), o Oitavo: Experiências (deveriam relatar as melhores e as piores experiências de vidas), o Nono: Movimento Social (deveriam discutir movimentos de lutas, como racial, lgbt ou feminista), o Décimo: Documentário (deveriam assistir um documentário de tema livre todos ao mesmo tempo para depois conseguissem comentar sobre) e o Décimo Primeiro e último: Futuro (deveriam relatar como se viam no futuro, tanto relação profissional e pessoal).
No dia (15/04) o Reconectando edição 1 chegou ao fim, todos os vídeos e email relatando os desafios compridos por equipe, poderiam ser enviados até o dia 18 do mesmo mês. CCO's fizeram votoção para escolher a melhor equipe avaliando critérios de como criaram vínculos e como viveram a experiência de um evento online, a equipe vencedora foi de número 137, o grupo decidiu que doaria o prêmio para uma ong que estava arrecadando dinheiro para reverter em cestas básicas para a população carente.
Com o sucesso e grande divulgação do Reconectando 1 e a continuação de isolamento devido ao Covid-19, Interact Club de Cruzeiro do Oeste e Interact Club de Campo Mourão, resolveram tentar uma outra edição, assim surgiu o Reconectando 2.
No dia (26/04/2020) o formulário foi aberto e a divulgação seguiu até o dia (01/05/2020), quando o formulário fechou, contia novamente pessoas de vários distritos, Intercâmbistas e Interactianos de outros países, ao todo 140 participantes.
No Reconectando 2 o valor do prêmio seria o mesmo (100 reais), mas os desafios seriam diferentes, a cada dois dias seria lançado um desafio. O primeiro desafio consistia: Start (ligação de vídeo mais jogos virtuais), o Segundo: Challenge famoso (poderiam se inspirar em challenges existentes quanto criarem um), o Terceiro: Exercícios em casa (deveriam escolher em equipe uma forma de praticarem exercícios juntos), o Quarto: Trocas de Experiência (poderiam relatar o melhor momento de suas vidas), o Quinto: Diversidade (deveriam rebater sobre o assunto), o Sexto: Gírias e Culturas (deveriam relatar sobre as gírias ou culturas das suas regiões) e Sétimo e último: Jogo da Mímica (deveriam fazer ligação por vídeo e brincarem de mímica).
Do dia 02/05/2020 ao dia 16/05/2020 o Reconectando 2 chegou ao fim, todos os vídeos e email relatando os desafios compridos por equipe, poderiam ser enviados do dia 17/05/2020 até o dia 24/05/2020 do mesmo mês. CCO's fizeram votoção para escolher a melhor equipe avaliando critérios de como criaram vínculos e como viveram a experiência de um evento online, a equipe vencedora foi de número 27, o grupo decidiu que doaria o prêmio para uma ong que ajuda pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Todos CCO's com esse projeto, desenvolveram mais a parte de organização, perceberam que alguns assuntos sempre devem ser questionados, como: machismo, intolerância racial e religiosa, lgbtfobia. Movimentos sociais ou situações tabus nunca devem ser deixados de lado.
Relatos de dois Interactianos que foram CCO's:
Andressa Gardioli (membro do Interact Club Campo Mourão): "Notei a distinção entre as culturas dos membros da minha equipe, tanto de sotaque quanto de costumes. Um dos desafios proporcionados para o meu grupo foi a troca de receitas culinárias, foi algo muito divertido".
João Paulo Tovo (Presidente do Interact Club de Campo Mourão): ''Foi perceptível a evolução dos participantes e as suas interações. Foi um projeto divertido, foi um grande aprendizado tanto para os participantes quanto para os CCO's".
Desenvolvimento
No dia (25/03/2020) em uma reunião online em conjunto do Interact Club de Cruzeiro do Oeste e Interact Club de Campo Mourão, Júlia Baboni e João Paulo Tovo, Presidentes de ambos, concordaram que no atual momento que estavamos passando, devido a Pandemia do Covid-19, tanto a questão do isolamento social e consequentemente a saúde mental, seria de grande importância um projeto para incentivar a comunicação, criação de laços, troca de culturas e coneção com todos os distritos do Brasil.
Após os clubes concordarem com o projeto, no dia (26/03) começou a organização do mesmo, a ideia seria criar um formulário para cada participante deixar alguns dados essenciais, como email e número, para posteriormente entrarmos em contato, dividiriamos os participantes em grupos com até 6 membros cada um de um distrito do Brasil, além de ter os grupos principais no Whatsapp para deixarmos os recados importantes, teria um grupo por equipe para assim se socializassem e realizassem os desafios propostos, poderiam participar pessoas de todas as idades, lançariamos uma quantidade de desafios diários, para as equipes comprirem e assim ter trocas de culturas, experiências, ideias e conhecimentos.
No final do projeto, vídeos, relatos e email sobre cada desafio e sobre a experiência de participar do projeto seriam avaliados para decidir a melhor equipe, a melhor ganharia uma quantia de 100 reais e poderia usufruir do prêmio destinando para alguma ajuda comunitária.
No dia (28/03/2020) o formulário foi aberto e a divulgação do projeto ocorreu tanto pelo Whatsapp, Twitter e Instagram, a MDIO também ajudou na divulgação,no dia (29/03/2020) o formulário foi fechado e contia Interactianos de todos os distritos do Brasil: 4391, 4420, 4440, 4470, 4480, 4490, 4500, 4510, 4521, 4530, 4540, 4560, 4563, 4571, 4590, 4621, 4630, 4640, 4652, 4660, 4670, 4680, 4700, 4710, 4720, 4730, 4740, 4751, 4760, 4770, 4780, Rotaractianos, Rotarianos, alguns Intercâmbistas, Interactianos de outros países, pessoas do Lions e alguns jovens que não faziam parte de nenhum programa, ao todos 560 participantes.
No dia (30/03) os participantes foram adicionados nos grupos principais e teriam que procupar os membros de suas determinadas equipes atráves de uma lista de nomes divididos por equipes que deixamos disponíveis e assim criar seus grupos por equipe no Whatsapp, a cada dia os CCO's divulgavam um desafio e incetivavam a socialização dos grupos.
Cada equipe tinha uma numeração para não confundirem os CCO's, o Primeiro desafio consistia: em uma ligação (para os participantes se conhecerem), o Segundo: Trocas de receitas (trocar receitas típicas de cada região para cada participante conhecer um pouquinho do outro), o Terceiro: Jogos (os participantes deveriam jogar um jogo de acordo com a escolha da equipe), o Quarto: Sonhos (os membros da equipe deveriam relatar os seus maiores sonhos no momento), o Quinto: Culturas (deveriam discutir com o grupo sobre suas culturas de determinada região), o Sexto: Projetos (relatar projetos que já realizaram ou até mesmo dar dicas de como realizar um ótimo projeto), o Sétimo: Talentos (o grupo deveria dar uma amostra de talentos entre eles, como um vídeo tocando algum instrumento ou até mesmo um aúdio cantando), o Oitavo: Experiências (deveriam relatar as melhores e as piores experiências de vidas), o Nono: Movimento Social (deveriam discutir movimentos de lutas, como racial, lgbt ou feminista), o Décimo: Documentário (deveriam assistir um documentário de tema livre todos ao mesmo tempo para depois conseguissem comentar sobre) e o Décimo Primeiro e último: Futuro (deveriam relatar como se viam no futuro, tanto relação profissional e pessoal).
No dia (15/04) o Reconectando edição 1 chegou ao fim, todos os vídeos e email relatando os desafios compridos por equipe, poderiam ser enviados até o dia 18 do mesmo mês. CCO's fizeram votoção para escolher a melhor equipe avaliando critérios de como criaram vínculos e como viveram a experiência de um evento online, a equipe vencedora foi de número 137, o grupo decidiu que doaria o prêmio para uma ong que estava arrecadando dinheiro para reverter em cestas básicas para a população carente.
Com o sucesso e grande divulgação do Reconectando 1 e a continuação de isolamento devido ao Covid-19, Interact Club de Cruzeiro do Oeste e Interact Club de Campo Mourão, resolveram tentar uma outra edição, assim surgiu o Reconectando 2.
No dia (26/04/2020) o formulário foi aberto e a divulgação seguiu até o dia (01/05/2020), quando o formulário fechou, contia novamente pessoas de vários distritos, Intercâmbistas e Interactianos de outros países, ao todo 140 participantes.
No Reconectando 2 o valor do prêmio seria o mesmo (100 reais), mas os desafios seriam diferentes, a cada dois dias seria lançado um desafio. O primeiro desafio consistia: Start (ligação de vídeo mais jogos virtuais), o Segundo: Challenge famoso (poderiam se inspirar em challenges existentes quanto criarem um), o Terceiro: Exercícios em casa (deveriam escolher em equipe uma forma de praticarem exercícios juntos), o Quarto: Trocas de Experiência (poderiam relatar o melhor momento de suas vidas), o Quinto: Diversidade (deveriam rebater sobre o assunto), o Sexto: Gírias e Culturas (deveriam relatar sobre as gírias ou culturas das suas regiões) e Sétimo e último: Jogo da Mímica (deveriam fazer ligação por vídeo e brincarem de mímica).
Do dia 02/05/2020 ao dia 16/05/2020 o Reconectando 2 chegou ao fim, todos os vídeos e email relatando os desafios compridos por equipe, poderiam ser enviados do dia 17/05/2020 até o dia 24/05/2020 do mesmo mês. CCO's fizeram votoção para escolher a melhor equipe avaliando critérios de como criaram vínculos e como viveram a experiência de um evento online, a equipe vencedora foi de número 27, o grupo decidiu que doaria o prêmio para uma ong que ajuda pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Todos CCO's com esse projeto, desenvolveram mais a parte de organização, perceberam que alguns assuntos sempre devem ser questionados, como: machismo, intolerância racial e religiosa, lgbtfobia. Movimentos sociais ou situações tabus nunca devem ser deixados de lado.
Relatos de dois Interactianos que foram CCO's:
Andressa Gardioli (membro do Interact Club Campo Mourão): "Notei a distinção entre as culturas dos membros da minha equipe, tanto de sotaque quanto de costumes. Um dos desafios proporcionados para o meu grupo foi a troca de receitas culinárias, foi algo muito divertido".
João Paulo Tovo (Presidente do Interact Club de Campo Mourão): ''Foi perceptível a evolução dos participantes e as suas interações. Foi um projeto divertido, foi um grande aprendizado tanto para os participantes quanto para os CCO's".