some image

Gerando capital

23/06/2020

Clube
Interact Club de Cruzília

Endereço
Cruzília
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Cruzília

Orçamento Necessário
R$ 60,60

Objetivos

O principal objetivo do projeto foi cumprir uma das metas da gestão que era desenvolver o hábito financeiro do clube e alavancar as finanças.



Metas

As principais metas do projeto foram:

  • Desenvolver a rotina financeira do clube;
  • Quitar dívidas do clube;
  • Progredir o trabalho em equipe e as particularidades de cada envolvido;
  • Estabilizar o caixa.


Beneficiários

Os beneficiários diretos do projeto foram:o Interact Club de Cruzília por gerar movimento de caixa e a instituição CodígoX ao receber nossa simbólica doação.

Os beneficiários indiretos deste projeto foram todos aqueles presentes no desenvolvimento, pois puderam aprimorar a oratória e a capacidade de vendas.



Descrição

Importância
A importância deste projeto foi definida como o resgate da movimentanção fazendária do Interact Club de Cruzília, visto que nosso clube há tempos não tinha o costume de realizar projetos financeiros.

Desenvolvimento
Em julho de 2019 compramos um pacote de 2kg de massa de bolo de laranja por R$ 25,00, com o intuito de produzirmos bolos para realizarmos projetos financeiros no clube. Com o passar do tempo outros projetos foram colocados na frente e a nossa massa de bolo acabou ficando em segundo plano. Então, foi aí que na reunião do dia 22/11/2019 a associada Josiany lançou a ideia de usarmos a massa para fazermos bolos e vendermos nas férias. Na reunião do dia 06/12/2019 foi decidido que iríamos fazer os bolos de laranja, vendê-los no centro da cidade no dia 17/12/2019 às 14:00 e também que cada um iria ajuda com um ingrediente para produzir os bolos. No dia 17/12/2019 os associados se reuniram às 14:00 no centro de nossa cidade, e ápos várias tentativas de vendas não obtivemos sucesso pois não vendemos nenhum pedaço no valor de R$ 2,00. Naquele mesmo dia, 50 minutos após o colapso do projeto, os associados presentes lançaram diversas ideias para a melhoria da venda de nosso produto, entre as melhorias sugestionadas estavam: a adição de calda de chocolate, um copo de suco de brinde para os consumidores, o aumento de R$ 0,50 no preço e a criação de uma arte de divulgação. Com as melhorias em prática voltamos às vendas no dia seguinte, conseguimos vender todos os 24 pedaços de bolo, gerando um capital de R$ 73,00, em que os R$ 13,00 excedentes foram valores que recebemos como "gorjeta" dos que compraram. Após o sucesso com as vendas realizamos três edições do projeto novamente: 1ª edição: no dia 04/01/2020 vendemos bolo de laranja com cobertura de chocolate e de brinde os consumidores ganhariam um copo de suco. Realizamos o projeto na REDIC em Boa Esperança e lucramos R$32,05.  2ª edição: em parceria com a Comissão de Serviços à Comunidade na reunião do dia 28/02/2020 através da ideia da associada Lara Arantes decidimos que iríamos fazer algum projeto de finanças para ajudarmos o projeto CódigoX, um projeto da cidade Ouro Preto que ajuda pequenas meninas a se introduzirem na área de informática. Então, no dia 05/03/2020 vendemos brigadeiro e doce de leite no centro de Cruzília. O projeto obteve grande sucesso com um lucro de R$94,55, no qual R$50,00 desse lucro foi doado para ajudar as meninas do projeto CódigoX, e o restante para o caixa do clube. 3ª edição: no dia 12/03/2020 invertemos as equipes que fizeram o brigadeiro e o doce de leite e fomos às ruas de Cruzília novamente para vendermos nossos produtos, nesta edição obtivemos um lucro total de R$ 70,25 e percebemos uma grande procura pelos doces, além da formação de uma pequena clientela fixa.

Desenvolvimento

Em julho de 2019 compramos um pacote de 2kg de massa de bolo de laranja por R$ 25,00, com o intuito de produzirmos bolos para realizarmos projetos financeiros no clube. Com o passar do tempo outros projetos foram colocados na frente e a nossa massa de bolo acabou ficando em segundo plano. Então, foi aí que na reunião do dia 22/11/2019 a associada Josiany lançou a ideia de usarmos a massa para fazermos bolos e vendermos nas férias. Na reunião do dia 06/12/2019 foi decidido que iríamos fazer os bolos de laranja, vendê-los no centro da cidade no dia 17/12/2019 às 14:00 e também que cada um iria ajuda com um ingrediente para produzir os bolos. No dia 17/12/2019 os associados se reuniram às 14:00 no centro de nossa cidade, e ápos várias tentativas de vendas não obtivemos sucesso pois não vendemos nenhum pedaço no valor de R$ 2,00. Naquele mesmo dia, 50 minutos após o colapso do projeto, os associados presentes lançaram diversas ideias para a melhoria da venda de nosso produto, entre as melhorias sugestionadas estavam: a adição de calda de chocolate, um copo de suco de brinde para os consumidores, o aumento de R$ 0,50 no preço e a criação de uma arte de divulgação. Com as melhorias em prática voltamos às vendas no dia seguinte, conseguimos vender todos os 24 pedaços de bolo, gerando um capital de R$ 73,00, em que os R$ 13,00 excedentes foram valores que recebemos como "gorjeta" dos que compraram. Após o sucesso com as vendas realizamos três edições do projeto novamente:

1ª edição: no dia 04/01/2020 vendemos bolo de laranja com cobertura de chocolate e de brinde os consumidores ganhariam um copo de suco. Realizamos o projeto na REDIC em Boa Esperança e lucramos R$32,05. 

2ª edição: em parceria com a Comissão de Serviços à Comunidade na reunião do dia 28/02/2020 através da ideia da associada Lara Arantes decidimos que iríamos fazer algum projeto de finanças para ajudarmos o projeto CódigoX, um projeto da cidade Ouro Preto que ajuda pequenas meninas a se introduzirem na área de informática. Então, no dia 05/03/2020 vendemos brigadeiro e doce de leite no centro de Cruzília. O projeto obteve grande sucesso com um lucro de R$94,55, no qual R$50,00 desse lucro foi doado para ajudar as meninas do projeto CódigoX, e o restante para o caixa do clube.

3ª edição: no dia 12/03/2020 invertemos as equipes que fizeram o brigadeiro e o doce de leite e fomos às ruas de Cruzília novamente para vendermos nossos produtos, nesta edição obtivemos um lucro total de R$ 70,25 e percebemos uma grande procura pelos doces, além da formação de uma pequena clientela fixa.



Metas Alcançadas

Todas as metas citadas foram alcançadas.



Impactos

Os impactos à curto prazo deste projeto foram:

  • O desenvolvimento de trabalho em equipe do clube;
  • A oportunidade de participar de um projeto com a Polícia Militar de Cruzília; 
  • O auxílio na evolução dos trabalhos da instituição CódigoX.

Os impactos à longo prazo foram:

  • O fato de termos conseguido quitar as dívidas do clube;
  • O desenvolvimento de habilidades específicas dos associados;
  • A movimentação do capital em caixa.


Outros Projetos