some image

Capacitação e Engajamento de Associados

25/06/2020

Clube
Interact Club de Três Pontas Sul

Endereço
Três Pontas
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Três Pontas

Orçamento Necessário
R$ 300,00

Objetivos

 O objetivo foi promover um clube mais estável, unido, visualmente mais bonito e capaz de receber novos convidados, além de aumentar o quadro associativo do Interact Club de Três Pontas e trabalhar nas áreas de desfalque, aumentando o número de participantes do sexo masculino e de adolescentes entre 12 e 15 anos e desfrutando do companheirismo.



Metas

o clube previu como meta aumentar o quadro associativo em 40% em comparação ao começo da gestão 2019-2020.



Beneficiários

o clube se beneficia muito com a melhora do quadro associativo, pois haverá um clube sólido e forte durante as próximas gestões, isso acaba beneficiando também os próprios associados e a sociedade de nossa cidade.



Descrição

Importância
Primordialmente, o clube estruturou-se à fim de melhorar e reter os associados já presentes, seguindo o regimento com mais firmeza e persuadindo todos a terem mais comprometimento de forma voluntária. Assim, foi possível aumentar o quadro associativo, principalmente nas partes que haviam decréscimo para o clube prosperar para inúmeras gestões.

Desenvolvimento
Aos quatro dias do mês de janeiro de dois mil e vinte, o projeto Capacitação e  Engajamento dos Associados (CEA), foi iniciado, o projeto consiste em uma alta avaliação de cada associados contendo cinco perguntas, "Está utilizando o uniforme em reuniões e projetos?", "Está usando identificações como crachá, pin ou botton durante os projetos ou reuniões?", "Está chegando nos horários marcados em projetos e reuniões?", "Como está sua liderança em projetos?", "Como está sua proatividade em projetos e reuniões?", assim o próprio associado faz sua auto avaliação, sendo cada uma delas correspondente a um ponto, caso o associado venha a cumprir a pergunta ele ganha um ponto, ao total cinco pontos, esses pontos utilizou-se da própria mão para marcar, com um dedo levantado a cada resposta positiva das suposições acima. Os resultados eram avaliados em: cinco pontos - excelente associado, quatro pontos - muito bom associado, três pontos - bom associado, dois pontos - regular associado, um ponto – associado precisa melhorar muito. No início tivemos uma porcentagem de 90% dos associados fazendo no máximo três pontos, contudo quando o associado via que sua conduta não era tão boa, ele mesmo buscava melhorar. Muitas vezes foram distribuídos doces para os interactianos que levantaam os 5 dedos, como um motivo a mais para melhorar seu desempenho. No entanto, ao final do projeto estávamos com uma porcentagem de 100% dos associados realizando cinco pontos. Nesse projeto também seguimos mais firme o regimento interno quanto às faltas, além de ter sido estabelecido que o interactiano que chegasse com mais de 15 minutos de atraso sem explicativa deveria sentar-se amo meio de todos. Quando foi atingida noossa meta, percebemos que estava na hora de chamar novos participantes para o clube. Então foi realizado a terceira edição do projeto "Interact de Portas Abertas". O projeto consiste em convidarmos novos participantes para conhecer o clube e se gostarem, são estimulados a ficar e participar conosco de atividades até se tornarem associados. Essa parte do projeto teve início aos oito dias de fevereiro de dois mil e vinte, onde dividimos os participantes do clube para poderem ir em escolas do município para realizar o convite aos alunos da mesma para que assim participassem do projeto "Interact de Portas Abertas", o clube ateu-se a chamar, principalmente, mais meninos e pessoas com idade inferior a 15 anos, pois era uma parcela com muito desfalque. Para participar, foi explicado sobre o que é Interact e dito que para bastaria somente responder o formulário que estaria disponível em nossas publicações durante os dias dezesseis ao dia vinte e três de fevereiro de dois mil e vinte. Assim com o formulário respondido, ligamos para confirmar a presença e conversar com seus responsáveis à dim de saber se eles estavam cientes e concordaram com a participação do filho no clube. Aos vinte e sete dias do mesmo, dia do projeto, contamos com a presença de sessenta e oite convidados, sendo quarenta e três convidados para participar do clube e vinte e cinco responsáveis. No decorrer do projeto, compomos a mesa diretora que contia, presidente, tesoureiro, secretária, diretores da avenida de aea, conselheiro, past present, da gestão dois mil e dezenove, dois mil e vinte. O clube foi apresentado pelos companheiros Luanny Rabello e Jeferson Reis, os quais apresentaram sobre o que é o Interact, o que fazemos, como funciona, os distritos, a quantidade de interactianos e clubes no mundo e projetos realizados pelo clube. Logo após, contamos com discursos de inspiração, motivação e o que o Interact mudou na vida de cada um pelos companheiros Gabriel Dixini, Giovana Cougo, Mateus Scalioni, José Alves, Ana Cristina e contamos também com o discurso da mãe de uma companheiro,  Daniela Paiva. Após os discursos o projeto foi encerrado pelo companheiro Jeferson Reis e o mesmo convidou aos participantes para que ficassem para um café e tirarem suas dúvidas ao final de tudo. No vigésimo nono dia do mês de fevereiro de dois mil e vinte, realizou-se aprimeira reunião dos novos convidados, nessa reunião houve várias dinâmicas para que todos se conhecessem melhor e quebrar o gelo. Eles participaram de apenas seis reuniões, infelizmente, por conta da quarentena, porém, nosso clube desenvolveu um projeto no dia dezoito de maio de dois mil e vinte, pelo conselho diretor do Interact club de Três Pontas, gestão dois mil e dezenove, dois mil e vinte, que envolvia todos os participantes do clube. Aos vinte e três dias do mês de maio, o clube foi divido em oito grupos com sete pessoas cada. O projeto teve início no dia trinta do mesmo mês, onde foi apresentado todos os participantes de cada grupo e o que seria o projeto. O projeto consiste em três etapas, a primeira etapa que começou aos trinta dias do mesmo mês, consiste em realizar dinâmicas online com seu grupo para se conhecerem melhor. Na segunda etapa que começou aos seis dias do mês de junho de dois mil e vinte, consistia em realizar uma dinâmica para conhecer melhor os outros grupos. Aos treze dias do mês de junho de dois mil e vinte, iniciou-se a terceira e última etapa do projeto, que consiste em cada grupo levar um conhecimento rotário a última reunião da gestão no dia vinte e sete de junho de dois mil e vinte, os conhecimentos foram sorteados e apresentados no dia treze do mesmo mês pelo presidente Jeferson Reis, onde cada grupo ficou responsável por levar um conhecimento sobre o Rotary: o grupo um sobre a fundação do Rotary, o grupo dois sobre a fundação do Interact, o grupo três sobre a fundação do Rotaract, o grupo quatro sobre o significado da engrenagem e as cores da instituição, o grupo cinco sobre quem foi Paul Harris, o grupo seis sobre cargos e distritos, o grupo sete sobre áreas de enfoque do Rotary e o grupo oito sobre deveres e obrigações de ser Interact. Essa etapa do projeto também tentou incluir mais os possíveis associados com brincadeiras on-line, como: “Gartic”, “Stop” e “8 Ball Pool”.

Desenvolvimento

Aos quatro dias do mês de janeiro de dois mil e vinte, o projeto Capacitação e  Engajamento dos Associados (CEA), foi iniciado, o projeto consiste em uma alta avaliação de cada associados contendo cinco perguntas, "Está utilizando o uniforme em reuniões e projetos?", "Está usando identificações como crachá, pin ou botton durante os projetos ou reuniões?", "Está chegando nos horários marcados em projetos e reuniões?", "Como está sua liderança em projetos?", "Como está sua proatividade em projetos e reuniões?", assim o próprio associado faz sua auto avaliação, sendo cada uma delas correspondente a um ponto, caso o associado venha a cumprir a pergunta ele ganha um ponto, ao total cinco pontos, esses pontos utilizou-se da própria mão para marcar, com um dedo levantado a cada resposta positiva das suposições acima. Os resultados eram avaliados em: cinco pontos - excelente associado, quatro pontos - muito bom associado, três pontos - bom associado, dois pontos - regular associado, um ponto – associado precisa melhorar muito. No início tivemos uma porcentagem de 90% dos associados fazendo no máximo três pontos, contudo quando o associado via que sua conduta não era tão boa, ele mesmo buscava melhorar. Muitas vezes foram distribuídos doces para os interactianos que levantaam os 5 dedos, como um motivo a mais para melhorar seu desempenho. No entanto, ao final do projeto estávamos com uma porcentagem de 100% dos associados realizando cinco pontos. Nesse projeto também seguimos mais firme o regimento interno quanto às faltas, além de ter sido estabelecido que o interactiano que chegasse com mais de 15 minutos de atraso sem explicativa deveria sentar-se amo meio de todos. Quando foi atingida noossa meta, percebemos que estava na hora de chamar novos participantes para o clube. Então foi realizado a terceira edição do projeto "Interact de Portas Abertas". O projeto consiste em convidarmos novos participantes para conhecer o clube e se gostarem, são estimulados a ficar e participar conosco de atividades até se tornarem associados. Essa parte do projeto teve início aos oito dias de fevereiro de dois mil e vinte, onde dividimos os participantes do clube para poderem ir em escolas do município para realizar o convite aos alunos da mesma para que assim participassem do projeto "Interact de Portas Abertas", o clube ateu-se a chamar, principalmente, mais meninos e pessoas com idade inferior a 15 anos, pois era uma parcela com muito desfalque. Para participar, foi explicado sobre o que é Interact e dito que para bastaria somente responder o formulário que estaria disponível em nossas publicações durante os dias dezesseis ao dia vinte e três de fevereiro de dois mil e vinte. Assim com o formulário respondido, ligamos para confirmar a presença e conversar com seus responsáveis à dim de saber se eles estavam cientes e concordaram com a participação do filho no clube. Aos vinte e sete dias do mesmo, dia do projeto, contamos com a presença de sessenta e oite convidados, sendo quarenta e três convidados para participar do clube e vinte e cinco responsáveis. No decorrer do projeto, compomos a mesa diretora que contia, presidente, tesoureiro, secretária, diretores da avenida de aea, conselheiro, past present, da gestão dois mil e dezenove, dois mil e vinte. O clube foi apresentado pelos companheiros Luanny Rabello e Jeferson Reis, os quais apresentaram sobre o que é o Interact, o que fazemos, como funciona, os distritos, a quantidade de interactianos e clubes no mundo e projetos realizados pelo clube. Logo após, contamos com discursos de inspiração, motivação e o que o Interact mudou na vida de cada um pelos companheiros Gabriel Dixini, Giovana Cougo, Mateus Scalioni, José Alves, Ana Cristina e contamos também com o discurso da mãe de uma companheiro,  Daniela Paiva. Após os discursos o projeto foi encerrado pelo companheiro Jeferson Reis e o mesmo convidou aos participantes para que ficassem para um café e tirarem suas dúvidas ao final de tudo. No vigésimo nono dia do mês de fevereiro de dois mil e vinte, realizou-se aprimeira reunião dos novos convidados, nessa reunião houve várias dinâmicas para que todos se conhecessem melhor e quebrar o gelo. Eles participaram de apenas seis reuniões, infelizmente, por conta da quarentena, porém, nosso clube desenvolveu um projeto no dia dezoito de maio de dois mil e vinte, pelo conselho diretor do Interact club de Três Pontas, gestão dois mil e dezenove, dois mil e vinte, que envolvia todos os participantes do clube. Aos vinte e três dias do mês de maio, o clube foi divido em oito grupos com sete pessoas cada. O projeto teve início no dia trinta do mesmo mês, onde foi apresentado todos os participantes de cada grupo e o que seria o projeto. O projeto consiste em três etapas, a primeira etapa que começou aos trinta dias do mesmo mês, consiste em realizar dinâmicas online com seu grupo para se conhecerem melhor. Na segunda etapa que começou aos seis dias do mês de junho de dois mil e vinte, consistia em realizar uma dinâmica para conhecer melhor os outros grupos. Aos treze dias do mês de junho de dois mil e vinte, iniciou-se a terceira e última etapa do projeto, que consiste em cada grupo levar um conhecimento rotário a última reunião da gestão no dia vinte e sete de junho de dois mil e vinte, os conhecimentos foram sorteados e apresentados no dia treze do mesmo mês pelo presidente Jeferson Reis, onde cada grupo ficou responsável por levar um conhecimento sobre o Rotary: o grupo um sobre a fundação do Rotary, o grupo dois sobre a fundação do Interact, o grupo três sobre a fundação do Rotaract, o grupo quatro sobre o significado da engrenagem e as cores da instituição, o grupo cinco sobre quem foi Paul Harris, o grupo seis sobre cargos e distritos, o grupo sete sobre áreas de enfoque do Rotary e o grupo oito sobre deveres e obrigações de ser Interact. Essa etapa do projeto também tentou incluir mais os possíveis associados com brincadeiras on-line, como: “Gartic”, “Stop” e “8 Ball Pool”.



Metas Alcançadas

Sim, todas.



Impactos

O projeto impacta no quadro associativo do clube, do distrito e na melhor estruturação futura de projetos para a comunidade.



Outros Projetos