Interact Club de Três Lagoas
Endereço
Três Lagoas - MS
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Três Lagoas e Rotary Club de Três Lagoas - Cidade das Águas
Objetivos
- Motivar o quadro associativo;
- Promover capacitação sobre a Família Rotária;
- Engajar os clubes pertencentes a FR.
Metas
- Promover curiosidades diárias por 15 dias no Instagram.
Beneficiários
De forma direta, o projeto beneficiou os participantes do projeto e o Interact Club de Três Lagoas, os quais puderam aprender mais sobre a Família Rotária de maneira efetiva, tiveram a oportunidade de se conectar com outras pessoas de outros clubes e desenvolveram habilidades de comunicação e domínio das mídias. Indiretamente, o projeto atinge os acompanhantes das páginas e a própria instituição, uma vez muitas outras pessoas puderam aprender sobre Rotary, Interact, Rotaract, Rotakids e Casa da Amizade, o que pode fomentar interesse e, posteriormente, trazer novos líderes para a Família Rotária.
Descrição
Importância
Devido o momento de pandemia que estamos enfrentando, é de suma importância que o clube trabalhe para equilibrar o Desenvolvimento do Quadro Associativo e desenvolva atividades que movimentem o clube e mantenham os associados ligados e motivados com o programa. Sendo assim, o Desvendando se torna muito importante, pois além de sanar todas essas necessidades, o projeto ainda possibilita o crescimento da Imagem Pública do programa e do próprio Rotary, além de permitir o intercâmbio entre culturas e o trabalho em grupo com diferentes pessoas em busca da capacitação dos envolvidos.
Desenvolvimento
O projeto Desvendando a Família Rotária surgiu devido à necessidade de manter o quadro associativo do Interact Club de Três Lagoas ativo e motivado. Sendo assim, a presidente em conjunto com a comissão de Imagem Pública buscou idealizar um projeto diário que movimentasse o Instagram do clube, visto que esta é a rede social mais acessada do grupo. Na procura desta atividade, a presidente sugeriu que fosse algo relacionado à Família Rotária e que fosse desenvolvido em dupla, de forma que pudessem não só dinamizar a imagem pública, como também fosse uma capacitação mais divertida, objetiva e que mantesse os associados próximos uns dos outros. Dado isso, a comissão optou por divulgar, diariamente, uma curiosidade sobre Rotary, Interact, Rotaract, Rotakids ou Casa da Amizade que seria escolhida pela dupla sorteada.
Tendo estruturado o projeto e nomeado a interactiana Milena Marcondes como líder, a comissão optou pelo nome “Desvendando a Família Rotária”. Após ser aprovada pelo clube a ideia começou a ser posta em prática. Tendo cerca de 30 associados, o clube se preparou para fornecer curiosidades aos seguidores do Instagram do ICTL por 15 dias. Seria postado uma arte com o nome e foto da dupla responsável pela curiosidade do dia e, posteriormente, os vídeos contando a descoberta.
A execução do projeto se deu da seguinte maneira: a Comissão de IP sorteava semanalmente 07 duplas, para que as mesmas preparassem o conteúdo apresentado nos stories do clube. Cada dupla ficava responsável por escolher no mínimo 01 e máximo 02 curiosidades diárias, bem com gravá-las (sendo da escolha da dupla quem os representaria) e mandar os vídeos para a comissão de IP até um dado horário. Os que não se sentissem confortáveis gravando poderiam recorrer a Comissão, de maneira que algum membro se responsabilizasse pela gravação. O projeto teve início dia 01/04/2020.
Passado cerca de 07 dias do início da atividade, a presidente sugeriu a comissão que o projeto fosse aberto a mais companheiros do Interact, como forma de abranger ainda mais curiosidades e proporcionar que pessoas de diferentes clubes pudessem se conhecer e trabalhar juntos. Ademais, alguns interactianos haviam entrado em contato com a companheira Ludmila e relatado como os seus clubes haviam gostado da iniciativa e haviam sido inspirados e instigados pelo projeto, sendo este o maior motivo para permitir que outras pessoas participassem. O grupo adorou a ideia e se preparou para iniciar o que foi chamada de Parte 02. Dessa forma, teríamos a Fase 01, que consistiria na participação interna do clube no projeto e a fase 02, que comportaria companheiros de todo o programa. A Comissão e os associados divulgaram a iniciativa para todos os clubes que tinham alcance na busca de participantes enquanto finalizavam a etapa 01. Contamos também com a ajuda do RDI Fabio Borges, também associado ao Interact Club de Três Lagoas, para contatar jovens de outros distritos. Dessa forma, conseguimos a participação de líderes de todo o Brasil - comportando as três zonas distritais do país (23A, 24A e 24B) – e também do Paraguai (companheiros do Interact Club de Bela Vista). Os interessados e/ou convidados foram adicionados a um grupo de WhatsApp, onde recebiam todas as informações necessárias para a realização do projeto. Segue abaixo a tabela com os 17 distritos participantes.
ZONA 23 A
ZONA 24 A
ZONA 24 B
4700
4510
4560
4630
4590
4571
4710
4480
4760
4730
4770
4652
4420
4680
4440
4540
4621
Com o fim dos 15 dias de participação interna, dia 16/04/2020 iniciou-se a segunda fase, sendo levadas aos stories do clube curiosidades encontradas pelos demais companheiros do programa. O projeto tornou-se algo muito maior do que o idealizado em primeira instância, já que foram objetivadas 15 curiosidades e, ao final do projeto (15/05/2020), alcançamos a marca de 45 curiosidades postadas diariamente.
Os resultados foram surpreendentes. Conseguimos a participação de outros 46 membros da Família Rotária (incluindo Rotaract e Rotary Clubs), sendo 18 destes membros pertencentes ao Distrito 4.470 e os outros 28 membros pertencentes a outros distritos. O projeto alcançou 550 contas, ou seja, 550 diferentes contas do Instagram acessaram o perfil do Interact Club de Três Lagoas e outras 909 foram alcançadas, batendo a marca de 26.337 impressões (soma de visualizações e interações) em nossos stories. Ainda, a página do ICTL ganhou 80 novos seguidores desde o início do projeto.
O projeto foi encerrado dia 15/05/2020. Durante seu desenvolvimento houve a criação de Destaques no perfil, possibilitando que o projeto fique disponível no perfil do clube. Ademais, foi desenvolvido o “Falha Nossa”, uma repartição da ação que visava compartilhar os erros engraçados cometidos pelos participantes durante a gravação. A comissão realizou diversas postagens no feed do clube, publicando o andamento de cada etapa. Além disso, quando o projeto foi encerrado, foi feita uma arte que contesse a foto de todos os participantes do projeto e também outra publicação que disponibilizasse todos os 45 temas trazidos durante a realização da ação.
O maior feito da atividade foi possibilitar que pessoas de diferentes lugares e culturas trabalhassem juntas na tentativa de ensinar algo novo aos demais, sem custo algum. Ainda, conseguimos trabalhar dentro de 03 avenidas com o projeto, as quais são: Imagem Pública, Serviços Internacionais e Serviços Internos.
Desenvolvimento
O projeto Desvendando a Família Rotária surgiu devido à necessidade de manter o quadro associativo do Interact Club de Três Lagoas ativo e motivado. Sendo assim, a presidente em conjunto com a comissão de Imagem Pública buscou idealizar um projeto diário que movimentasse o Instagram do clube, visto que esta é a rede social mais acessada do grupo. Na procura desta atividade, a presidente sugeriu que fosse algo relacionado à Família Rotária e que fosse desenvolvido em dupla, de forma que pudessem não só dinamizar a imagem pública, como também fosse uma capacitação mais divertida, objetiva e que mantesse os associados próximos uns dos outros. Dado isso, a comissão optou por divulgar, diariamente, uma curiosidade sobre Rotary, Interact, Rotaract, Rotakids ou Casa da Amizade que seria escolhida pela dupla sorteada.
Tendo estruturado o projeto e nomeado a interactiana Milena Marcondes como líder, a comissão optou pelo nome “Desvendando a Família Rotária”. Após ser aprovada pelo clube a ideia começou a ser posta em prática. Tendo cerca de 30 associados, o clube se preparou para fornecer curiosidades aos seguidores do Instagram do ICTL por 15 dias. Seria postado uma arte com o nome e foto da dupla responsável pela curiosidade do dia e, posteriormente, os vídeos contando a descoberta.
A execução do projeto se deu da seguinte maneira: a Comissão de IP sorteava semanalmente 07 duplas, para que as mesmas preparassem o conteúdo apresentado nos stories do clube. Cada dupla ficava responsável por escolher no mínimo 01 e máximo 02 curiosidades diárias, bem com gravá-las (sendo da escolha da dupla quem os representaria) e mandar os vídeos para a comissão de IP até um dado horário. Os que não se sentissem confortáveis gravando poderiam recorrer a Comissão, de maneira que algum membro se responsabilizasse pela gravação. O projeto teve início dia 01/04/2020.
Passado cerca de 07 dias do início da atividade, a presidente sugeriu a comissão que o projeto fosse aberto a mais companheiros do Interact, como forma de abranger ainda mais curiosidades e proporcionar que pessoas de diferentes clubes pudessem se conhecer e trabalhar juntos. Ademais, alguns interactianos haviam entrado em contato com a companheira Ludmila e relatado como os seus clubes haviam gostado da iniciativa e haviam sido inspirados e instigados pelo projeto, sendo este o maior motivo para permitir que outras pessoas participassem. O grupo adorou a ideia e se preparou para iniciar o que foi chamada de Parte 02. Dessa forma, teríamos a Fase 01, que consistiria na participação interna do clube no projeto e a fase 02, que comportaria companheiros de todo o programa. A Comissão e os associados divulgaram a iniciativa para todos os clubes que tinham alcance na busca de participantes enquanto finalizavam a etapa 01. Contamos também com a ajuda do RDI Fabio Borges, também associado ao Interact Club de Três Lagoas, para contatar jovens de outros distritos. Dessa forma, conseguimos a participação de líderes de todo o Brasil - comportando as três zonas distritais do país (23A, 24A e 24B) – e também do Paraguai (companheiros do Interact Club de Bela Vista). Os interessados e/ou convidados foram adicionados a um grupo de WhatsApp, onde recebiam todas as informações necessárias para a realização do projeto. Segue abaixo a tabela com os 17 distritos participantes.
ZONA 23 A |
ZONA 24 A |
ZONA 24 B |
4700 |
4510 |
4560 |
4630 |
4590 |
4571 |
4710 |
4480 |
4760 |
4730 |
4770 |
|
4652 |
4420 |
|
4680 |
4440 |
|
|
4540 |
|
|
4621 |
|
Com o fim dos 15 dias de participação interna, dia 16/04/2020 iniciou-se a segunda fase, sendo levadas aos stories do clube curiosidades encontradas pelos demais companheiros do programa. O projeto tornou-se algo muito maior do que o idealizado em primeira instância, já que foram objetivadas 15 curiosidades e, ao final do projeto (15/05/2020), alcançamos a marca de 45 curiosidades postadas diariamente.
Os resultados foram surpreendentes. Conseguimos a participação de outros 46 membros da Família Rotária (incluindo Rotaract e Rotary Clubs), sendo 18 destes membros pertencentes ao Distrito 4.470 e os outros 28 membros pertencentes a outros distritos. O projeto alcançou 550 contas, ou seja, 550 diferentes contas do Instagram acessaram o perfil do Interact Club de Três Lagoas e outras 909 foram alcançadas, batendo a marca de 26.337 impressões (soma de visualizações e interações) em nossos stories. Ainda, a página do ICTL ganhou 80 novos seguidores desde o início do projeto.
O projeto foi encerrado dia 15/05/2020. Durante seu desenvolvimento houve a criação de Destaques no perfil, possibilitando que o projeto fique disponível no perfil do clube. Ademais, foi desenvolvido o “Falha Nossa”, uma repartição da ação que visava compartilhar os erros engraçados cometidos pelos participantes durante a gravação. A comissão realizou diversas postagens no feed do clube, publicando o andamento de cada etapa. Além disso, quando o projeto foi encerrado, foi feita uma arte que contesse a foto de todos os participantes do projeto e também outra publicação que disponibilizasse todos os 45 temas trazidos durante a realização da ação.
O maior feito da atividade foi possibilitar que pessoas de diferentes lugares e culturas trabalhassem juntas na tentativa de ensinar algo novo aos demais, sem custo algum. Ainda, conseguimos trabalhar dentro de 03 avenidas com o projeto, as quais são: Imagem Pública, Serviços Internacionais e Serviços Internos.
Metas Alcançadas
A meta foi alcançada e, melhor ainda, superada. Estimávamos propiciar conteúdo por 15 dias e conseguimos fazer isto por 45 dias consecultivos.
Impactos
Além disso, houve um impacto social e midiático enorme, já que foi apresentado informações importantes sobre Rotary, Interact, Rotaract, Rotakids e Casa da Amizade para pessoas de dentro e fora da Família Rotária, melhorando e ampliando a Imagem Pública das instituições.