Interact Club de Três Lagoas
Endereço
Três Lagoas - MS
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Três Lagoas e Rotary Club de Três Lagoas - Cidade das Águas
Orçamento Necessário
R$ 115,42
Objetivos
O projeto conta com três sub-projetos que objetivam, de forma geral, melhorar a educação básica da nossa cidade, propiciando algumas atividades que reforcem e estimulem os conhecimentos didáticos dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Ainda, cada sub-projeto possui seus próprios objetivos, de acordo com a metodologia utilizada em sua execução.
Segue abaixo o título de cada sub-projeto e seus objetivos específicos:
Letras que Conectam:
- Desenvolver conhecimentos da língua portuguesa;
- Estimular o uso correto das normas gramaticais, bem como executá-las durante a atividade.
Multiplicando Conhecimentos:
- Estimular os conhecimentos matemáticos dos alunos através de uma dinâmica, mostrando-os que aprender matemática pode ser divertido.
- Aprimorar o processo de memorização da tabuada matemática.
Bingo da Matemática:
- Apresentar conceitos matemáticos de uma forma divertida para os adolescentes, estimulando os conhecimentos sobre expressões numéricas através de atividades interativas.
Metas
- Realizar o projeto em, pelo menos, uma sala de aula;
- Incluir os convidados na elaboração do projeto;
- Obter aprovação de 70% dos alunos.
- Obter a presença de 10 associados
Beneficiários
De maneira direta, os beneficiários foram os alunos envolvidos no projeto, os quais puderam obter/desenvolver conhecimentos ortográficos e matemáticos de uma maneira divertida. Indiretamente, os associados e convidados envolvidos na elaboração do projeto foram beneficiados, já que puderam se tornar mais próximos através do trabalho em equipe. Ainda de forma indireta o projeto beneficiou o clube, que conseguiu permanência na escola para outros projetos, parceria com o PET Conexões de Saberes e Matemática da Universidade Federal e a satisfação por servir a comunidade através de suas ações.
Descrição
Importância
No cenário educacional atual é notória a dificuldade que os alunos apresentam na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, o que acaba prejudicando-os durante a caminhada escolar. Infelizmente, as escolas estaduais não dispõem profissionais para trabalhar com os jovens no período contrário, de forma que estes possam sanar suas dúvidas, o que agrava ainda mais a situação. Visto isso, notou-se a necessidade de desenvolver alguma atividade que estimulasse os discentes a praticarem os conceitos vistos em sala de aula, bem como percebessem que as normas da língua portuguesa podem ser aplicadas de uma maneira divertida, assim como matemática pode ser praticada de uma maneira dinâmica e interessante.
Todo o projeto foi elaborado buscando melhorar, de alguma forma, o ensino vigente, haja vista que muitos professores não diversificam suas aulas, devido a falta de estrutura da escola e o pouco tempo para cumprir a grade curricular das turmas, o que desestimula ainda mais o aluno. Sendo assim, o projeto - que visa trabalhar as habilidades linguísticas e matemáticas básicas para a série escolhida - é de suma importância, uma vez que, através da atividade o professor pode analisar como os alunos aplicam os conteúdos aprendidos, podendo adaptar sua aula para que as pendências pedagógicas encontradas sejam sanadas.
Desenvolvimento
O projeto foi idealizado inicialmente pela companheira Ludmila Menezes. A ideia era desenvolver vários sub-projetos pedagógicos para serem executados durante o mês de setembro (mês destinado à educação básica no folhetim do Rotary). Após a ideia ser aceita pelo conselho diretor, foi montada uma comissão responsável pelo desenvolvimento dessas ideias. Com o passar do tempo, foram elaborados 05 sub-projetos, dos quais 03 foram realizados pelo clube, sendo eles Letras que Conectam, Multiplicando Conhecimentos e Bingo da Matemática. Segue abaixo o Planejamento específico de cada um deles, bem como um resumo dos resultados obtidos:
Letras que Conectam
O Letras que Conectam foi idealizado pelo companheiro Pedro Benkard para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar as regras gramaticais atuais. Para a realização do projeto, solicitamos a ajuda dos associados para escolher algumas palavras que poderiam provocar dúvidas nos discentes na forma de sua escrita (como a palavra "associado" "exceção" e outras) devido sua pronuncia que pode dar a entender que são escritas de outra forma. Ainda, a comissão se reuniu na casa da amizade para o preparo dos brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. Com as palavras e brindes/prêmios em mãos, enviamos alguns ofícios para algumas escolas solicitando permissão para realizarmos a atividade, e conseguimos espaço na Escola Municipal Parque São Carlos. No dia 11/09, comparecemos a escola em dois horários diferentes para realizar o projeto duas vezes.
O projeto, que é voltado para 5° e 6° ano e possui 2 fases, ocorreu da seguinte maneira: Inicialmente, dividimos a sala em grupos de 5 alunos. Feito isso, iniciamos a primeira fase do projeto, que consistia em uma correção ortográfica + soletrando. Foram escritas na lousa algumas palavras propositalmente incorretas para que os alunos notassem o erro, o corrigissem e depois disso soletrassem a escrita que achavam que era a correta. Como o tempo era curto, isso foi feito com 5 palavras, e cada grupo as escreveu e soletrou-a para os demais. Conforme o grupo acertava, os pontos eram marcados. Após isso, iniciou-se a segunda fase, a qual era um ditado. Dizíamos a palavra e os alunos a escreviam da maneira que achavam que era a correta, e após todas as palavras serem ditas, houve a correção. Ainda, havia em uma das turmas um aluno autista, o qual participou ativamente da atividade. Os interactianos receberam algumas indicações da professora sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse. Tendo realizado todas as atividades previstas, os brindes e prêmios foram entregues, e após a foto oficial o projeto deu-se por encerrado.
Multiplicando Conhecimentos
O Multiplicando Conhecimentos foi idealizado para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar a tabuada. Para a realização do projeto, foi necessário confeccionar faixas de E.V.A que contesse algumas das contas na tabuada de divisão e multiplicação, dando enfoque as mais difíceis, bem como o preparo dos brindes. Assim, a comissão se reuniu na casa da amizade para montar os brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. foi entregue um ofício na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa solicitando permissão para realizar o projeto, que foi prontamente aceito.
Assim, no dia 10/09, os interactianos realizaram o projeto 2 vezes, com duas turmas diferentes, no período da tarde. Inicialmente, a turma foi dividida em duas equipes. Após isso, os alunos foram dispostos em duas filas indianas, de frente para a lousa, onde estavam coladas as faixas de e.v.a com as multiplicações e divisões. Os associados também estavam divididos em dois grupos, cada um auxiliando uma fila de alunos. Assim que “dada à largada”, o aluno da frente deveria correr até o recipiente, pegar um resultado e colá-lo na faixa que corresponde a sua expressão. Neste momento, ele recorria à ajuda dos jovens, os quais ajudavam a ver se a expressão estava certa, davam dicas e etc. Após colar o resultado, o aluno corria até o próximo da fila, tocava em sua mão e o processo se repetia. A pontuação era feita por rodada e o grupo que acumulasse mais pontos era o ganhador. Ainda, havia em uma das turmas um aluno autista, o qual participou ativamente da atividade, sendo auxiliado pelos colegas quando era solicitado ajuda . Os interactianos receberam algumas indicações do professor sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse. Tendo realizado todas as atividades previstas, os brindes e prêmios foram entregues, e após a foto oficial o projeto deu-se por encerrado.
Bingo da Matemática
Em uma reunião da comissão de projetos humanitários, a associada Ludmila Menezes propôs um projeto pedagógico para a equipe, voltado para a área matemática, já que a mesma cursa Matemática na Universidade Federal. Após a aprovação do grupo, iniciou-se uma discussão para decidir o que seria e qual o público alvo. Depois de muitas ideias, decidiu-se desenvolver um bingo da matemática, o qual trabalharia com expressões numéricas.
Assim, iniciou-se a preparação para o projeto. A interactiana, que também participa de um dos Programas de Educação Tutorial (PET) da universidade, recorreu a seu grupo para que eles fechassem a parceria com o clube, auxiliando-a na montagem de expressões numéricas que substituíssem os números. Os jovens aceitaram de prontidão, reunindo-se em uma tarde para elaborar expressões que resultassem de 1 à 90, que são os números inclusos no bingo.
Ainda na reunião, ficou decidido que todas as crianças ganhariam um brinde por participação, e logo o grupo concordou em utilizar os chocolates que tinham sido arrecadados para a Páscoa e acabaram não sendo usados (já que a quantidade arrecada excedeu a expectativa da comissão). Por isso, em uma tarde alguns interactianos se reuniram para fazer a contagem dos doces e separá-los, montando 50 saquinhos com 4 bis cada. Ademais, a associada Isabelle Javorka propôs que os brindes viessem com alguma frase motivacional, para que isso estimulasse os jovens que não ganhassem a não desistir. Com isso, os saquinhos foram acompanhados da frase “Toda vez que você comete um erro automaticamente está aprendendo. Você é especial, nunca desista!”. Como prêmio principal, foi pensado em um combo da lanchonete da escola, contendo um lanche e uma bebida, a escolha do ganhador.
Após tudo pensado, a associada Ludmila entrou em contato com alguns de seus antigos professores de matemática, comparecendo na escola para apresentar o projeto. Após a aceitação da coordenação, ficou combinado com o professor Mário de realizar a atividade no dia 24, no período vespertino.
Com tudo organizado, a comissão coletou os nomes para o projeto e no dia 24,14 associados compareceram na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa para o desenvolvimento do projeto. De início, os alunos foram dispostos em trios e grupos de 4 pessoas, para facilitar o auxílio. Então, foram realizadas apresentações e a explicação da atividade, que aconteceu da seguinte forma: Foi entregue para cada aluno uma cartela de bingo; no centro da sala um dos jovens controlava a roleta que sortearia os números do bingo, os quais eram passados para outra associada que escrevia-o na lousa em forma de expressões numéricas (montadas em parceria com o PET), que deviam ser resolvidas pelos alunos para descobrirem qual número havia sido sorteado e marcarem em suas cartelas caso ela os tivesse. Cada associado ficou responsável por auxiliar um grupo de alunos, ajudando-os na resolução das contas. Durante o desenrolar da atividade o professor pode notar quais alunos apresentavam mais dificuldade no desenvolvimento das expressões, para que ele pudesse ajudá-los posteriormente. Como incentivo, foram entregues para os grupos que resolvessem corretamente as contas um bis para cada integrante, até que todos da sala ganhassem um doce. Após 45 minutos de dinâmica, conferimos quem pontuou mais e menos, havendo 3 ganhadores, um com 14 pontos e os outros dois com apenas 1 número marcado. Para encerrar a atividade, os interactianos distribuíram os brindes, recebendo sorrisos dos adolescentes. Alguns alunos presentearam os jovens que os auxiliaram com um de seus chocolates do brinde, em forma de gratidão pela ajuda, comovendo os associados.
Após a foto oficial, os ganhadores foram encaminhados para a lanchonete para retirarem seus lanches.
Ao final de cada subprojeto foi pedido um feedback aos alunos sobre as atividades e eles se mostraram muito interessados nas dinâmicas, e alegaram que gostariam de ter esse tipo de atividades para todos os conteúdos trabalhados.
Desenvolvimento
O projeto foi idealizado inicialmente pela companheira Ludmila Menezes. A ideia era desenvolver vários sub-projetos pedagógicos para serem executados durante o mês de setembro (mês destinado à educação básica no folhetim do Rotary). Após a ideia ser aceita pelo conselho diretor, foi montada uma comissão responsável pelo desenvolvimento dessas ideias. Com o passar do tempo, foram elaborados 05 sub-projetos, dos quais 03 foram realizados pelo clube, sendo eles Letras que Conectam, Multiplicando Conhecimentos e Bingo da Matemática. Segue abaixo o Planejamento específico de cada um deles, bem como um resumo dos resultados obtidos:
- Letras que Conectam
O Letras que Conectam foi idealizado pelo companheiro Pedro Benkard para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar as regras gramaticais atuais. Para a realização do projeto, solicitamos a ajuda dos associados para escolher algumas palavras que poderiam provocar dúvidas nos discentes na forma de sua escrita (como a palavra "associado" "exceção" e outras) devido sua pronuncia que pode dar a entender que são escritas de outra forma. Ainda, a comissão se reuniu na casa da amizade para o preparo dos brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. Com as palavras e brindes/prêmios em mãos, enviamos alguns ofícios para algumas escolas solicitando permissão para realizarmos a atividade, e conseguimos espaço na Escola Municipal Parque São Carlos. No dia 11/09, comparecemos a escola em dois horários diferentes para realizar o projeto duas vezes.
O projeto, que é voltado para 5° e 6° ano e possui 2 fases, ocorreu da seguinte maneira: Inicialmente, dividimos a sala em grupos de 5 alunos. Feito isso, iniciamos a primeira fase do projeto, que consistia em uma correção ortográfica + soletrando. Foram escritas na lousa algumas palavras propositalmente incorretas para que os alunos notassem o erro, o corrigissem e depois disso soletrassem a escrita que achavam que era a correta. Como o tempo era curto, isso foi feito com 5 palavras, e cada grupo as escreveu e soletrou-a para os demais. Conforme o grupo acertava, os pontos eram marcados. Após isso, iniciou-se a segunda fase, a qual era um ditado. Dizíamos a palavra e os alunos a escreviam da maneira que achavam que era a correta, e após todas as palavras serem ditas, houve a correção. Ainda, havia em uma das turmas um aluno autista, o qual participou ativamente da atividade. Os interactianos receberam algumas indicações da professora sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse. Tendo realizado todas as atividades previstas, os brindes e prêmios foram entregues, e após a foto oficial o projeto deu-se por encerrado.
- Multiplicando Conhecimentos
O Multiplicando Conhecimentos foi idealizado para mostrar aos alunos uma maneira divertida de aprender a aplicar a tabuada. Para a realização do projeto, foi necessário confeccionar faixas de E.V.A que contesse algumas das contas na tabuada de divisão e multiplicação, dando enfoque as mais difíceis, bem como o preparo dos brindes. Assim, a comissão se reuniu na casa da amizade para montar os brindes - bombons com frases inspiradoras - que seriam entregues para todos os participantes e os saquinhos surpresas para os ganhadores - os quais continham 2 pirulitos, 3 chicletes e 3 balas de chocolates -, tudo custeado pelo caixa do clube. foi entregue um ofício na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa solicitando permissão para realizar o projeto, que foi prontamente aceito.
Assim, no dia 10/09, os interactianos realizaram o projeto 2 vezes, com duas turmas diferentes, no período da tarde. Inicialmente, a turma foi dividida em duas equipes. Após isso, os alunos foram dispostos em duas filas indianas, de frente para a lousa, onde estavam coladas as faixas de e.v.a com as multiplicações e divisões. Os associados também estavam divididos em dois grupos, cada um auxiliando uma fila de alunos. Assim que “dada à largada”, o aluno da frente deveria correr até o recipiente, pegar um resultado e colá-lo na faixa que corresponde a sua expressão. Neste momento, ele recorria à ajuda dos jovens, os quais ajudavam a ver se a expressão estava certa, davam dicas e etc. Após colar o resultado, o aluno corria até o próximo da fila, tocava em sua mão e o processo se repetia. A pontuação era feita por rodada e o grupo que acumulasse mais pontos era o ganhador. Ainda, havia em uma das turmas um aluno autista, o qual participou ativamente da atividade, sendo auxiliado pelos colegas quando era solicitado ajuda . Os interactianos receberam algumas indicações do professor sobre como trabalhar com o aluno, e as seguiram sem demais problemas, sendo agradecidos no final pelo aluno e seu cuidador por levarem algo que o incluísse. Tendo realizado todas as atividades previstas, os brindes e prêmios foram entregues, e após a foto oficial o projeto deu-se por encerrado.
- Bingo da Matemática
Em uma reunião da comissão de projetos humanitários, a associada Ludmila Menezes propôs um projeto pedagógico para a equipe, voltado para a área matemática, já que a mesma cursa Matemática na Universidade Federal. Após a aprovação do grupo, iniciou-se uma discussão para decidir o que seria e qual o público alvo. Depois de muitas ideias, decidiu-se desenvolver um bingo da matemática, o qual trabalharia com expressões numéricas.
Assim, iniciou-se a preparação para o projeto. A interactiana, que também participa de um dos Programas de Educação Tutorial (PET) da universidade, recorreu a seu grupo para que eles fechassem a parceria com o clube, auxiliando-a na montagem de expressões numéricas que substituíssem os números. Os jovens aceitaram de prontidão, reunindo-se em uma tarde para elaborar expressões que resultassem de 1 à 90, que são os números inclusos no bingo.
Ainda na reunião, ficou decidido que todas as crianças ganhariam um brinde por participação, e logo o grupo concordou em utilizar os chocolates que tinham sido arrecadados para a Páscoa e acabaram não sendo usados (já que a quantidade arrecada excedeu a expectativa da comissão). Por isso, em uma tarde alguns interactianos se reuniram para fazer a contagem dos doces e separá-los, montando 50 saquinhos com 4 bis cada. Ademais, a associada Isabelle Javorka propôs que os brindes viessem com alguma frase motivacional, para que isso estimulasse os jovens que não ganhassem a não desistir. Com isso, os saquinhos foram acompanhados da frase “Toda vez que você comete um erro automaticamente está aprendendo. Você é especial, nunca desista!”. Como prêmio principal, foi pensado em um combo da lanchonete da escola, contendo um lanche e uma bebida, a escolha do ganhador.
Após tudo pensado, a associada Ludmila entrou em contato com alguns de seus antigos professores de matemática, comparecendo na escola para apresentar o projeto. Após a aceitação da coordenação, ficou combinado com o professor Mário de realizar a atividade no dia 24, no período vespertino.
Com tudo organizado, a comissão coletou os nomes para o projeto e no dia 24,14 associados compareceram na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa para o desenvolvimento do projeto. De início, os alunos foram dispostos em trios e grupos de 4 pessoas, para facilitar o auxílio. Então, foram realizadas apresentações e a explicação da atividade, que aconteceu da seguinte forma: Foi entregue para cada aluno uma cartela de bingo; no centro da sala um dos jovens controlava a roleta que sortearia os números do bingo, os quais eram passados para outra associada que escrevia-o na lousa em forma de expressões numéricas (montadas em parceria com o PET), que deviam ser resolvidas pelos alunos para descobrirem qual número havia sido sorteado e marcarem em suas cartelas caso ela os tivesse. Cada associado ficou responsável por auxiliar um grupo de alunos, ajudando-os na resolução das contas. Durante o desenrolar da atividade o professor pode notar quais alunos apresentavam mais dificuldade no desenvolvimento das expressões, para que ele pudesse ajudá-los posteriormente. Como incentivo, foram entregues para os grupos que resolvessem corretamente as contas um bis para cada integrante, até que todos da sala ganhassem um doce. Após 45 minutos de dinâmica, conferimos quem pontuou mais e menos, havendo 3 ganhadores, um com 14 pontos e os outros dois com apenas 1 número marcado. Para encerrar a atividade, os interactianos distribuíram os brindes, recebendo sorrisos dos adolescentes. Alguns alunos presentearam os jovens que os auxiliaram com um de seus chocolates do brinde, em forma de gratidão pela ajuda, comovendo os associados.
Após a foto oficial, os ganhadores foram encaminhados para a lanchonete para retirarem seus lanches.
Ao final de cada subprojeto foi pedido um feedback aos alunos sobre as atividades e eles se mostraram muito interessados nas dinâmicas, e alegaram que gostariam de ter esse tipo de atividades para todos os conteúdos trabalhados.
Metas Alcançadas
O projeto foi aceito pela maioria dos alunos, que alegaram gostar muito deste tipo de atividade. . Ainda, o clube fez novas parcerias e adentrou em outras áreas (a da educação), podendo expandir assim a liderança de seus sócios através de novos projetos no meio. Além disso, o projeto foi solicitado por outros professores, que pretendem adaptá-lo para outras séries, garantindo a realização desse projeto no decorrer dos próximos anos rotários. Por fim, os associados e convidados envolvidos na elaboração estão muito mais próximos e engajados no clube, evidenciando o alcance da meta.
Impactos
Com esse projeto, os professores puderam notar de forma mais clara quais alunos possuem dificuldades nestes conteúdos, podendo ajudá-los de maneira mais eficiente, já que sabem onde há falhas, aumentando as chances de um melhor desenvolvimento para esses alunos. Então, a curto prazo, auxiliamos as crianças, mesmo que minimamente, no ensino e prática da língua portuguesa e da matemática. Ainda, muitos alunos alegaram conseguir, através dessa atividade, enxergar a matemática e a língua portuguesa como algo divertido, o que esperamos que contribua para uma melhor desenvoltura dos discentes nessa área. Por fim, tivemos a oportunidade de trabalhar com a inclusão, mostrando a todos que não é impossível incluir TODOS os alunos em atividades pedagógicas, o que muda a perspectiva do aluno deficiente a respeito do ensino.