Interact Club de Santiago Boqueirão
Endereço
Santiago
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary e Rotaract Clubs de Santiago Boqueirão
Orçamento Necessário
R$ 94,16
Objetivos
Uma vez Jorge Luis Borges disse "Creio que uma forma de felicidade é a leitura" e o IC de Santiago Boqueirão acredita na mesma coisa.
O projeto "Doce de Leitura" surgiu com o intuito de levar recursos e melhor o acesso a diferentes tipos de livros para a Biblioteca Comunitária localizada no bairro Itu da cidade de Santiago do Boqueirão, além de despertar o lado humanitário na comunidade.
Metas
- Arrecadação de recursos para a fabricação de bolos no pote.
- Produção dos bolos de pote.
- Arrecadação de livros para a biblioteca comunitária do bairro Itu e distribuição dos bolos.
Razão do Projeto
O projeto foi realizado referente ao Mês da Educação Básica e Alfabetização, além do clube sentir a necessidade de ampliar as oportunidades de leitura na cidade onde atua, visto que Santiago é conhecida como "cidade educadora" e não possui nenhuma livraria.
Beneficiários
Muitos se beneficiaram a partir deste projeto, a Associação de Moradores do Bairro Itu, a cidade de Santiago, cada pessoa que doou um pouco do seu tempo e livros, o Interact Club de Santiago Boqueirão e é claro o coração de cada interactiano que se disponibilizou para que este projeto fosse um sucesso.
Resumo do Projeto
O projeto Doce de Leitura foi um dos sucessos do Interact Club de Satiago Boqueirão, referente ao Mês da Educação Básica e Alfabetização beneficiou a Biblioteca Comunitária do Bairro Itu. Foram arrecadados em torno de 660 livros, desde infantis até livros teóricos. O clube superou todas as expectativas e conseguiu realizar um projeto incrível.
Resultados
Os resultados superaram as expectativas, pois foram arrecadados cerca de 660 livros envolvendo todas a faixa etárias da população da nossa cidade. A proporção alcançada pelo projeto foi imensa.
Descrição
Importância
A leitura influencia diversos aspectos na vida cotidiana, desde a criatividade e a imaginação, até novos conhecimentos e apoio emocional, um mundo aberto com uma infinidade de possibilidades. Sabendo da grande mudança que uma simples leitura pode fazer com a vida de uma pessoa, é fundamental trazer acesso à leitura para a população, além de uma variedade de obras, pois quanto maior a quantidade de títulos diferentes, maior a diversidade de ideias.
Desenvolvimento
O projeto foi dividido em cerca de três fases.
A primeira fase ocorreu entre os dias 10 e 15/09/2020, a qual foi elaborada para a arrecadação de recursos para a fabricação dos bolos, compra do que iria faltar e sua produção. A fabricação foi feita na casa de um dos associados tendo um gasto de R$ 94,16 com os ingredientes que não foram doados e com as emabalagens.
A segunda fase ocorreu no dia 16/09/2020, a qual foi feita a arrecadação dos livros, onde para a doação de dois ou mais livros a pessoa que doou possuía o direito a um bolo de pote feito pelos próprios interactianos. O projeto foi um completo sucesso, pois além de deixar a vida das pessoas mais doce, foram arrecadados 660 livros.
A terceira fase ocorreu no dia 30/09/2020, o último dia do Mês da Educação Básica e Alfabetização, onde foi efetivada a entrega dos 660 livros arrecadados para a Biblioteca Comunitária do Bairro Itu. Fizeram-se presentes: Cyríaco Tacely Dorneles (pai da interactiana Manoela), Sidney Agostini (presidente do Rotary Club de Santiago Boqueirão) e Rodrigo Neres (Gestor de Cultura da Prefeitura Municipal de Santiago). É de suma importância ressaltar que parte do valor arrecadado com as vendas dos brigadeiros (70 reais) foi doada para a Fundação Rotária.
Desafios
A parte mais difícil foi a produção dos bolos, mas não foram encontrados desafios.
Metas Alcançadas
Todas as metas antes estabelecidas foram alcançadas, desde a preparação dos bolos até a entrega dos livros para a biblioteca.
Impactos
O projeto trouxe impactos muito positivos para a comunidade, principalmente na questão de acesso à informação. O mundo está passando por uma pandemia global, a qual no Brasil as escolas estão fechadas, ou seja, boa parte do acesso a conhecimentos fechou junto, além de grande parte da população não possuir acesso à internet para a continuação dos estudos. Com o projeto Doce de Leitura foi levada uma vasta biblioteca de novos livros para que a aprendizagem não pare, além de entretenimento para todos os tipos de idade.
“Livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas.”
-Mário Quintana