Interact Club de Campo Grande-Universidade
Endereço
Campo Grande
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Campo Grande Universidade
Objetivos
O projeto teve como objetivo geral, ajudar os novos associados do clube a melhor desenvolver seus cargos e abrir portas para novos conhecimentos além dos cargos que iriam assumir durante o Ano Rotário, usufruindo de treinamentos ministrados por facilitadores de todo o Brasil.
O projeto teve como objetivo específico, capacitar os novos associados do clube, ter uma equipe de facilitadores de qualidade e mostrar a importância de todos os trabalhos existentes dentro de um clube.
Metas
- Capacitar 100% dos novos associados do Clube;
- Entrar em contato com 9 facilitadores de qualidade.
Razão do Projeto
Como alguns associados do Interact Club de Campo Grande Universidade entraram logo após a gestão 2020-2021 se iniciar, muitos deles precisaram assumir cargos de grande importância dentro do clube e não possuíam conhecimentos o suficiente para terem um bom desempenho, desse modo foi desenvolvido esse projeto para capacitar os associados novos que iriam assumir cargos durante o Ano Rotário. Uma vez que, sem treinamentos, não conseguiriam cumprir com todas as responsabilidades do cargo de maneira efetiva.
Beneficiários
A comunidade foi a principal beneficiada, porque com o conhecimento adquirido dentro dos treinamentos ocorridos no projeto, os associados se tornarão profissionais mais qualificados podendo fazer um melhor trabalho para o desenvolvimento de projetos em prol da comunidade.
Todos os associados do clube também se beneficiaram, tanto os que já possuíam um cargo quanto os que não.
Resumo do Projeto
O InterAção foi um projeto de capacitação, que ocorreu nos dias 6 e 13 de setembro de 2020, para os novos associados do clube que entraram e logo assumiram cargos, mas não tiveram a oportunidade de receber um treinamento sobre os os cargos que iriam assumir.
Resultados
O projeto cumpriu com o planejado e os associados Pedro Kleinschmitt Krause, Heloisa Mell Gonzales Biselli, Vitória Aparecida Rodrigues de Castro, Maria Eduarda Daniel Coelho, Júlia Umada Barbosa, Adailton Miguel Oliveira de Alencar, Fábio Niemeyer Torres Nunes e Maria Eduarda Aranda e Souza conseguiram desenvolver de maneira uniforme os conhecimentos dos cargos que iriam assumir durante a gestão e também aprender sobre os demais trabalhos realizados no clube.
Descrição
A priori, demasiados associados do clube entraram em contato com a presidente Maria Eduarda Daniel Coelho para constatar problemas com seus cargos, principalmente resultantes da falta de conhecimento, uma vez que muitos associados entraram no clube após os treinamentos oferecidos na Assembleia Distrital de Interact Clubs (ADIC) no ano rotário 2019-2020. Desse modo, durante uma reunião do clube foi decidido que um projeto de capacitação deveria ser realizado, de tal modo, foi formada uma comissão para isso. Os associados que compunham a Comissão Central de Organização (CCO) do projeto eram: Pedro Kleinschmitt Krause, Heloisa Mell Gonzales Biselli, Maria Eduarda Daniel Coelho, Vitória Aparecida Rodrigues de Castro e Júlia Umada Barbosa.
Em seguida, a CCO selecionou potenciais facilitadores para os treinamentos, os temas que seriam discutidos eram: Imagem Pública, Secretaria, Fundação Rotária, Protocolo, Presidência, Projetos, Tesouraria e Desenvolvimento do Quadro Associativo. Então, a primeira relação de temas e facilitadores ficou da seguinte maneira:
- Imagem Pública – Bernardo Ramos da Silva (Rotaract Club de Ponta Grossa Sabará D. 4730);
- Secretaria – Wederson Ronald de Oliveira (Interact Club de Bela Vista D. 4470);
- Fundação Rotária – Guilherme Isfer Garcia (Interact Club de Curitiba Leste D. 4730);
- Protocolo – Micaelly Okamoto Mazzeto (Interact Club de Umuarama D. 4630);
- Presidência – Lara Mantovani (Rotaract Club de Socorro D. 4590) e Luís Guilherme Germano (Rotaract Club de Aguaí D. 4590);
- Projetos – Maria Fernanda Schmidt (Interact Club de Cornélio Procópio D. 4710);
- Tesouraria – Maria Clara Paganini (Interact Club de Umuarama D. 4630);
- DQA – Betania Ramos da Silva (Interact Club de Arapoti D. 4710).
Para entrar em contato com os facilitadores os membros da CCO foram divididos da seguinte forma:
- Betania Ramos da Silva – Vitória de Castro;
- Maria Fernanda Schmidt - Júlia Umada;
- Lara Mantovani e Luís Guilherme Germano – Maria Eduarda Coelho;
- Bernardo Ramos – Júlia Umada;
- Micaelly – Júlia Umada;
- Maria Clara Paganini – Heloisa Mell;
- Wederson – Júlia Umada e Maria Eduarda Coelho;
- Guilherme Isfer – Pedro Krause.
Entretanto, a companheira Micaelly informou que não poderia participar pelo motivo de já ter compromisso no dia, então, ela passou para a companheira Júlia Umada o contato de um outro interactiano que poderia fazer um treinamento de protocolo em seu lugar, ele era Brian Chicoli Belchior do Interact Club de Osvaldo Cruz D. 4510, e quem entrou em contato com ele foi a companheira Heloisa Mell.
O primeiro dia de treinamentos foi feito em 6 de setembro de 2020, contando com os temas de Imagem Pública, Secretaria, Fundação Rotária e Protocolo, os treinamentos começaram às 13:30h (MS) e terminaram às 19h (MS) com os treinamentos durando cerca de uma hora e com um intervalo de vinte minutos entre cada treinamento.
O segundo dia de treinamentos foi feito em 13 de setembro de 2020, contando com os temas de Presidência, Desenvolvimento do Quadro Associativo, Tesouraria e Projetos, os treinamentos começaram, assim como no primeiro dia, às 13:30h (MS) e terminaram às 19:30h (MS), tendo treinamentos com duração de uma hora e o de Presidência com duas horas, com intervalos de vinte minutos entre os treinamentos.
Por fim, a programação e o contato com os facilitadores ficaram a cargo da CCO, mas todas as comissões participaram da organização, uma vez que elas foram questionadas sobre os focos dos treinamentos, o que resultou em uma abordagem mais direta dos problemas enfrentados no clube.
Desafios
Alguns dos desafios encontrados foram: arrumar uma data e os horários específicos em que os associados do clube estariam livres para participar dos treinamentos e também fazer um cronograma de acordo com a disponibilidade dos facilitadores.
Metas Alcançadas
- Capacitar 100% dos novos associados do Clube;
- Entrar em contato com 9 facilitadores de qualidade;
Impactos
De fato, por meio do projeto, os associados que tinham problemas com seus cargos se encontraram melhor adaptados a eles, o que possibilitou um melhor andamento dentro do clube e, consequentemente, um auxílio mais estruturado para a comunidade. Como os facilitadores do projeto são associados a outros distritos e possuem vivências diferentes, os associados do Interact Club de Campo Grande Universidade puderam ter contato com outras comunidades e adquirir novos conhecimentos diante os olhos de facilitadores experientes em comunidades diferentes.