some image

Desbravando a Família Rotária

25/10/2020

Clube
Interact Club de Leopoldina

Endereço
Leopoldina
MG
Brasil

Objetivos

 O projeto tinha como objetivo fazer com que os associados expandam seus conhecimentos rotários na quarentena por meio de reuniões online com facilitadores escolhidos por cada clube (alguns recomendados pelo próprio distrito). Essas reuniões poderiam ser abertas para a comunidade e para outros clubes para integrar o conhecimento, já que cada clube teria a liberdade de escolher tanto o facilitador quanto o tema discutido.



Metas

 O projeto tinha como meta principal a expansão do conhecimento rotário dos associados dos clubes do distrito 4521 por meio da conversa em reuniões online com facilitadores escolhidos por cada Interact Club. Para que isso fosse possível, a maior parte dos clubes teriam que participar dessas reuniões.



Beneficiários

 Os beneficiários diretos do projeto foram todos que participaram das reuniões do projeto, que foram a maioria dos associados do Interact Club de Leopoldina e alguns associados de outros clubes; e os beneficiários indiretos foram os facilitadores que falaram sobre cada assunto, que puderam ter essa experiência de bate papo online que foi produtiva e intuitiva.



Descrição

Importância
 É muito importante que os interactianos atualmente tenham um bom conhecimento da familia rotária para que possam seguir em frente com a mentalidade certa na jornada do Interact e posteriormente no Rotaract e/ou Rotary.

Desenvolvimento
 Após o lançamento do projeto, o Interact Club de Leopoldina fez uma reunião na sexta (02/10) para explicar sobre o projeto para os associados que não estavam sabendo e discutir sobre como tudo seria feito. O presidente, Thiago Campos, o diretor de projetos, Rafael Rocha e a associada Bianca Martins ficaram encarregados de conseguir os facilitadores para falar dos temas que ainda seriam decididos. Todos os associados presentes na reunião confirmaram que estariam presentes quando pudessem nas reuniões que fariam parte do projeto.  Ao longo da semana após a reunião, os associados pensaram em temas para as reuniões, que, após uma discussão geral, foram escolhidos: o tema da primeira reunião seria "Intercâmbio do Rotary"; da segunda reunião seria "Diversidade na família rotária", com destaque aos LGBTQIA+ e às mulheres; da terceira, "Fundação rotária"; e da quarta e última reunião, "Relação Interact-Rotaract e Interact-Rotary. Todas essas lives seriam realizadas em fins de semana de Outubro (Sábados (17/10 e 24/10) e Domingos (18/10 e 25/10)) e por pessoas que saibam falar dos temas propostos.  Os associados encarregados de entrarem em contato com os facilitadores discutiram com diversas pessoas que sabiam discorrer sobre o tema e finalmente foi decidido que: na primeira reunião, os intercambistas que saíram do Brasil, Cris Zuppa, Estevão Moreira e Anaís Moraes, falariam sobre seus intercâmbios e como foi o processo durante o ano fora do país; na segunda reunião, a atual vice-presidente da MDIO e eleita presidente da MDIO 2021/2022, Betânia e o ex-RDI Léo Braga falariam sobre a representatividade da mulher e da comunidade LGBTQIA+ respectivamente; na terceira reunião, o atual RDI Hugo Lage e a Diretora de projetos de Ouro Preto, Maria Eduarda, falariam um pouco sobre o que é e como funciona a fundação rotária, com destaque ao END POLIO NOW, um dos maiores projetos atuais do Rotary International e como a fundação e o projeto se ligam diretamente e, na quarta e última reunião, Lara Freitas e Filipe Bento, atual RDR do 4521, falariam sobre a relação Interact-Rotary e Interact-Rotaract respectivamente.

Desenvolvimento

 Após o lançamento do projeto, o Interact Club de Leopoldina fez uma reunião na sexta (02/10) para explicar sobre o projeto para os associados que não estavam sabendo e discutir sobre como tudo seria feito. O presidente, Thiago Campos, o diretor de projetos, Rafael Rocha e a associada Bianca Martins ficaram encarregados de conseguir os facilitadores para falar dos temas que ainda seriam decididos. Todos os associados presentes na reunião confirmaram que estariam presentes quando pudessem nas reuniões que fariam parte do projeto.

 Ao longo da semana após a reunião, os associados pensaram em temas para as reuniões, que, após uma discussão geral, foram escolhidos: o tema da primeira reunião seria "Intercâmbio do Rotary"; da segunda reunião seria "Diversidade na família rotária", com destaque aos LGBTQIA+ e às mulheres; da terceira, "Fundação rotária"; e da quarta e última reunião, "Relação Interact-Rotaract e Interact-Rotary. Todas essas lives seriam realizadas em fins de semana de Outubro (Sábados (17/10 e 24/10) e Domingos (18/10 e 25/10)) e por pessoas que saibam falar dos temas propostos.

 Os associados encarregados de entrarem em contato com os facilitadores discutiram com diversas pessoas que sabiam discorrer sobre o tema e finalmente foi decidido que: na primeira reunião, os intercambistas que saíram do Brasil, Cris Zuppa, Estevão Moreira e Anaís Moraes, falariam sobre seus intercâmbios e como foi o processo durante o ano fora do país; na segunda reunião, a atual vice-presidente da MDIO e eleita presidente da MDIO 2021/2022, Betânia e o ex-RDI Léo Braga falariam sobre a representatividade da mulher e da comunidade LGBTQIA+ respectivamente; na terceira reunião, o atual RDI Hugo Lage e a Diretora de projetos de Ouro Preto, Maria Eduarda, falariam um pouco sobre o que é e como funciona a fundação rotária, com destaque ao END POLIO NOW, um dos maiores projetos atuais do Rotary International e como a fundação e o projeto se ligam diretamente e, na quarta e última reunião, Lara Freitas e Filipe Bento, atual RDR do 4521, falariam sobre a relação Interact-Rotary e Interact-Rotaract respectivamente.



Metas Alcançadas

 As metas foram alcançadas, pois todos os interactianos que participaram das reuniões gostaram e absorveram o que lhes foi dito devido à ótima fala dos facilitadores escolhidos. O que não ocorreu foi a participação da maior parte do clube de Leopoldina.



Impactos

 O projeto impactou os associados participantes das reuniões a longo prazo pois os conhecimentos rotários adquiridos podem ser bem utilizados futuramente e o impacto a curto prazo foi a oportunidade de ter aquele bate papo com pessoas tão bem informadas e participativas na familia rotária.



Outros Projetos