some image

Oficina de projetos

30/10/2020

Clube
Interact Club de Ouro Preto

Endereço
Ouro Preto
MG
Brasil

Objetivos

O projeto teve como principal objetivo envolver a maioria dos associados do clube na elaboração, construção e escrita de projetos.



Metas

O projeto tinha como principal meta, engajar boa parte dos associados na elaboração de projetos. Como meta secundária, a criação de dois projetos a serem realizados pelo clube durante a gestão.



Beneficiários

Os beneficiários diretos são os seguidores do Interact Club de Ouro Preto nas redes sociais, que por conta da postagem, puderam ter noção sobre as datas de vacinação na cidade. Os Beneficiados indiretos, são os próprios associados, convidados e visitantes do clube que se voluntariaram para o projeto, que através dele, puderam conhecer um pouco mais sobre os benefícios e dificuldades da elaboração de um projeto.



Descrição

Importância
A importância desse projeto foi determinada uma vez que boa parte dos associados não conhecem o processo de elaboração de um projeto.

Desenvolvimento
Na reunião do dia 18 de setembro a vice-presidente Eduarda apresentou o projeto/dinâmica nomeado “Oficina de Projeto”. Após a explicação das regras da dinâmica, os participantes da reunião foram divididos em dois grupos (A e B) e cada um deles recebeu 3 áreas de enfoque da Fundação Rotária para escolher uma e elaborar um projeto. Sendo esta divisão: Grupo A – Paz e Resolução de Conflitos, Prevenção e tratamento de doenças e Água e saneamento básico. Grupo B – Saúde Materno Infantil, Educação Básica e Alfabetização e Desenvolvimento econômico e comunitário. Cada um dos grupos ficou responsável por criar um grupo no Whatsapp para debater sobre os temas e deveriam levar uma ideia de projeto para a próxima reunião. Na reunião ordinária do dia 25 de setembro, cada equipe escolheu um representante para falar as ideias que tiveram. O Grupo A apresentou uma proposta relacionada à divulgação de programas de vacinação da cidade. O Grupo B apresentou uma ideia de divulgação do Banco de leite materno da Santa Casa de Ouro Preto (que é organizado pela Casa da Amizade de Ouro Preto). A companheira Eduarda então sugeriu que o Grupo A entrasse em contato com a secretaria de saúde do município e perguntasse sobre o cronograma de vacinação para a Poliomielite (levando em consideração a aproximação do mês de combate a Pólio) e sugeriu que o Grupo B pedisse informação para os rotarianos sobre a situação do Banco de leite materno. Na reunião do dia 2 de outubro, os grupos apresentaram as ideias finais e o clube decidiu realizar o projeto do Grupo A nesse bimestre e deixar o do Grupo B para um momento posterior. O presidente João Antônio, representando o Grupo A, encaminhou a arte de divulgação do Cronograma de Vacinação para a Poliomielite da Secretaria Municipal de Saúde para os associados para que a mesma pudesse ser divulgada por todos. Os companheiros ficarão responsáveis por divulgá-la nos status do Whatsapp e nos Stories do Instagram. A página oficial do clube também foi utilizada para a divulgação.

Desenvolvimento

Na reunião do dia 18 de setembro a vice-presidente Eduarda apresentou o projeto/dinâmica nomeado “Oficina de Projeto”. Após a explicação das regras da dinâmica, os participantes da reunião foram divididos em dois grupos (A e B) e cada um deles recebeu 3 áreas de enfoque da Fundação Rotária para escolher uma e elaborar um projeto. Sendo esta divisão: Grupo A – Paz e Resolução de Conflitos, Prevenção e tratamento de doenças e Água e saneamento básico.

Grupo B – Saúde Materno Infantil, Educação Básica e Alfabetização e Desenvolvimento econômico e comunitário.

Cada um dos grupos ficou responsável por criar um grupo no Whatsapp para debater sobre os temas e deveriam levar uma ideia de projeto para a próxima reunião.

Na reunião ordinária do dia 25 de setembro, cada equipe escolheu um representante para falar as ideias que tiveram. O Grupo A apresentou uma proposta relacionada à divulgação de programas de vacinação da cidade. O Grupo B apresentou uma ideia de divulgação do Banco de leite materno da Santa Casa de Ouro Preto (que é organizado pela Casa da Amizade de Ouro Preto). A companheira Eduarda então sugeriu que o Grupo A entrasse em contato com a secretaria de saúde do município e perguntasse sobre o cronograma de vacinação para a Poliomielite (levando em consideração a aproximação do mês de combate a Pólio) e sugeriu que o Grupo B pedisse informação para os rotarianos sobre a situação do Banco de leite materno. Na reunião do dia 2 de outubro, os grupos apresentaram as ideias finais e o clube decidiu realizar o projeto do Grupo A nesse bimestre e deixar o do Grupo B para um momento posterior. O presidente João Antônio, representando o Grupo A, encaminhou a arte de divulgação do Cronograma de Vacinação para a Poliomielite da Secretaria Municipal de Saúde para os associados para que a mesma pudesse ser divulgada por todos. Os companheiros ficarão responsáveis por divulgá-la nos status do Whatsapp e nos Stories do Instagram. A página oficial do clube também foi utilizada para a divulgação.



Metas Alcançadas

Toda as metas foram alcançadas, uma vez que, apesar de elaborarem ideias simples, todos os associados envolvidos participaram da elaboração dos projetos e pelo menos um projeto foi executado durante a Oficina.



Impactos

Internamente, os impactos foram notórios, tendo em vista que diversos membros da família rotária se envolveram com a realização do projeto, gerando muita integração e troca de saberes entre os companheiros.

De forma geral, a comunidade foi impactada pois, além de receber informações extremamente pertinentes sobre a vacinação contra a Pólio, recebeu cidadãos mais capacitados para lidar com ideias adversas.



Outros Projetos