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Outubro Rosa - Aprendizado e compreensão

31/10/2020

Clube
Interact Club de Manhuaçu

Endereço
Manhuaçu
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Manhuaçu

Objetivos

Ensinar e transmitir conhecimento a todos a respeito de uma doença que hoje nos afeta tanto: o câncer de mama. Uma doença que se tratada tem cura, a segunda fase do projeto também serviu para espehar o sentimento de esperança.



Metas
  • Realizar a Primeira Fase do Projeto:

         -gravar um vídeo com instruções e demonstrações do auto-exame com uma profissional da área da saúde (que tem autoridade para falar sobre o assunto.

  • Realizar a Segunda Fase:

         -publicar vídeos com depoimentos de mulheres que sobreviveram ao cancêr de mama e compartilharam suas experiências e recomendações conosco.



Beneficiários

Diretos: os seguidores do interact no instagram (principalmente as seguidoras), pois puderam aprender mais sobre a doença e as formas corretas de fazer o auto-exame, além de poder ouvir histórias de outros e absorver experiência;

Indiretos: os interactianos que também tiveram acesso a esses conteúdos e puderam encaminhar à suas mães, avós...



Descrição

Importância
Mostrar que o auto-exame é importante e espelhar a esperança na cura. O projeto é importante pois nos importamos e preocupamos com as mulheres, nossas mães, avós, irmãs, tias, amigas...

Desenvolvimento
Primeira Fase: A primeira fase do projeto se iniciou com a idealização da presidente e sua mãe, por trabalhar em uma faculdade de medicina, ela pode disponibilizar uma estrutura maior para a gravação do vídeo. A primeira fase consistia em gravar um vídeo ensinando o passo a passo do auto exame com as próteses de seio para estudo do Centro Universitário Unifacig. Sempre vemos imagens de como realizar o auto exame mas é incomum vermos um vídeo ou até mesmo passo a passo mais detalhado. Foi concedida a autorização para realização da filmagem do auto-exame dentro das dependências da Unifacig. Após um longo período de tempo tentando encontar um profissional qualificado no assunto, o clube entrou em contato com a enfermeira Marceli. A ida foi marcada e no dia nove de outubro Maria Clara, a vice Maria Cecília e secretária Clarissa foram até o local pra a gravação e as duas horas da tarde ela foi iniciada. Usando as proteses falsas foram mostrados diversos aspectos da maam, como a pele com textura de casca de laranja e a fissura mamilar. Após a gravação do vídeo, a versão não editada dele foi enviada ao Diretor de Imagem Pública Aldo que adicionou imagens mais de pert da prótese da mama ao vídeo, para facilitar a visão. No dia vinte e um de outubro o vídeo foi públicado no instagram do clube, com a capa de uma mão (da presidente) com as seguintes palavras escritas em letra rosa: mulheres, cuidem-se, façam o auto-exame.    Segunda Fase: Durante uma reunião do clube, inicio-se o assunto "sobreviventes do cancêr de mama". É super importante ouvir as experiências de pessoas que passaram por coisas tão fortes quanto essas, é importante personificar os sobreviventes, não ficar apenas na imaginação. Então, o clube decidiu incluir essa fase ao projeto do outubro rosa, cada associado deveria procurar uma sobrevivente na família que não se importaria de falar em um vídeo de dois minutos. Essas filmagens deveriam ter bom astral mesmo tratando de assuntos maisi disconfortáveis e principalmente transmitir a mensagem de esperança, de que a cura é possível. Foram escolhidas Marlene Gama (avó da presidente Maria Clara) e Alda (amiga da mãe da presidente). Os vídeos foram solicitados no dia dez de outubro e foram enviados até o dia vinte e três. Ambos foram públicados na aba IGTV do Instagram do Clube e vem recebendo uma resposta muito positiva, inclusive em grupos de whatsapp familiares e de amigos.

Desenvolvimento

Primeira Fase:

A primeira fase do projeto se iniciou com a idealização da presidente e sua mãe, por trabalhar em uma faculdade de medicina, ela pode disponibilizar uma estrutura maior para a gravação do vídeo. A primeira fase consistia em gravar um vídeo ensinando o passo a passo do auto exame com as próteses de seio para estudo do Centro Universitário Unifacig. Sempre vemos imagens de como realizar o auto exame mas é incomum vermos um vídeo ou até mesmo passo a passo mais detalhado. Foi concedida a autorização para realização da filmagem do auto-exame dentro das dependências da Unifacig. Após um longo período de tempo tentando encontar um profissional qualificado no assunto, o clube entrou em contato com a enfermeira Marceli. A ida foi marcada e no dia nove de outubro Maria Clara, a vice Maria Cecília e secretária Clarissa foram até o local pra a gravação e as duas horas da tarde ela foi iniciada. Usando as proteses falsas foram mostrados diversos aspectos da maam, como a pele com textura de casca de laranja e a fissura mamilar. Após a gravação do vídeo, a versão não editada dele foi enviada ao Diretor de Imagem Pública Aldo que adicionou imagens mais de pert da prótese da mama ao vídeo, para facilitar a visão. No dia vinte e um de outubro o vídeo foi públicado no instagram do clube, com a capa de uma mão (da presidente) com as seguintes palavras escritas em letra rosa: mulheres, cuidem-se, façam o auto-exame. 

 

Segunda Fase:

Durante uma reunião do clube, inicio-se o assunto "sobreviventes do cancêr de mama". É super importante ouvir as experiências de pessoas que passaram por coisas tão fortes quanto essas, é importante personificar os sobreviventes, não ficar apenas na imaginação. Então, o clube decidiu incluir essa fase ao projeto do outubro rosa, cada associado deveria procurar uma sobrevivente na família que não se importaria de falar em um vídeo de dois minutos. Essas filmagens deveriam ter bom astral mesmo tratando de assuntos maisi disconfortáveis e principalmente transmitir a mensagem de esperança, de que a cura é possível. Foram escolhidas Marlene Gama (avó da presidente Maria Clara) e Alda (amiga da mãe da presidente). Os vídeos foram solicitados no dia dez de outubro e foram enviados até o dia vinte e três. Ambos foram públicados na aba IGTV do Instagram do Clube e vem recebendo uma resposta muito positiva, inclusive em grupos de whatsapp familiares e de amigos.



Metas Alcançadas

As metas das fases do projeto foram atingidas, com todas as fases concluídas.



Impactos

O clube conseguiu educar uma parcela de pessoas a respeito do cancer de mama, já que muitas vezes esse tema é tratado como um tabu.



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