Interact Club de Santiago Boqueirão
Endereço
Santiago
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary e Rotaract Clubs de Santiago Boqueirão
Objetivos
O projeto surgiu com o princípio de abordar um tema muito presente no cotidiano, a diversidade. O mundo é repleto por uma diversificação de seres muito bonita e ao mesmo tempo complexa, então, para maior compreensão de todos sobre a sociedade atual e o meio o qual vive, o Interact Club de Santiago Boqueirão realizou essa roda de conversa com convidados ilustres com muita propriedade em suas palavras. Foram abordados diversos temas como a diversidade cultural, étnica, racial e de gênero dentro da família rotária e como pode ser feito o acolhimento destas minorias para tornar os clubes cada vez mais diversificados e para todos, bem como o acolhimento da população LGBTQIA+ nos clubes de Interact, Rotaract e Rotary.
Metas
Como meta, este projeto quer abrir a mente dos espectadores e mostrar uma nova maneira de enxergar o mundo, pois muitas vezes o problema do próximo é ignorado por muitos, por não fazerem parte desta parte da sociedade e na maioria as vezes não compreenderem os movimentos existentes para solucionar estes problemas estruturais da sociedade.
Razão do Projeto
O projeto foi realizado para que fosse feita uma coversa sobre a diversidade dentro da Família Rotária onde os associados poderiam entender e quebrar alguns "preconceitos" criados. Como o clube era recém fundado, também era querido que os associados pudessem conhecer pessoas de diferentes distritos que tinham muito a acrescentar. São nesses momentos que há crescimento e desenvolvimento como pessoa e pode-se debater sobre diferentes formas de pensar.
Beneficiários
Todos os participantes da roda de conversa foram beneficiados com ideias novas, percepções diferentes e uma vontade de mudar o mundo e é claro os palestrantes que puderam deixar um pouco da sua sabedoria no coração de cada um e é claro a Família Rotária.
Resumo do Projeto
O projeto “Rotary e a Diversidade” foi uma roda de conversa realizada virtualmente no início do mês de outubro, onde houveram como convidados os companheiros Filipe Bento, associado ao Rotaract Club de Ouro Preto, Luiz Eduardo Lemberck, associado ao Rotaract Club de Santiago Boqueirão, Pedro Jacobsen, presidente do Rotaract Club de São José do Rio Preto Jardins e Roberta Schneider, associada ao Rotaract Club de Paranaguá Rocio, onde os debatedores conversaram com os presentes sobre a importância de termos clubes de Rotary, Rotaract e Interact diversificados, sendo assim reflexo de nossa sociedade.
Resultados
O resultado foi muito positivo. Todos que participaram puderam aprender algo e tenho certeza que levaram um pouquinho do que foi falado para si, além das diversas dúvidas que foram sanadas.
Descrição
Importância
É de suma imortância a abordagem destes temas para que haja uma maior amplitude de ideias, pessoas e projetos em todos os clubes, pois quanto maior a diversidade, maior será a área de impacto positivo causados pelos projetos, além de uma maior interação entre pessoas gerando um mundo com maior empatia e respeito ao próximo.
Desenvolvimento
Primeirmente foi elaborada a busca por palestrantes para fazerem parte desta roda de conversa sobre diversidade os quais possuíssem poder em suas falas, sendo eles, Felipe Bento, associado ao Rotaract Club de Ouro Preto, Representante Distrital de Rotaract Clubs de 4521 e idealizador do projeto Wakanda Rotária, Luiz Eduardo Lemberck, associado ao Rotaract Club de Santiago Boqueirão, membro da Comissão de Imagem Pública da MDIO Rotaract Brasil, Pedro Jacobsen, presidente do Rotaract Club de São José do Rio Preto Jardins e Roberta Schneider Cecyn, associada ao Rotaract Club de Paranaguá Rocio, presidente da MDIO Interact Brasil 2018/19 e colunista da Folha do Litoral News – Coluna Notáveis Mulheres.
O projeto ocorreu no dia 04 de outubro de 2020 às 20:00 horas na plataforma Google Meet. A roda de conversa iniciou-se a com perguntas para os convidados sobre os temas propostos, desta forma foi possível que os mesmos contassem um pouco sobre sua trajetória em seus clubes e também falar um pouco sobre a importância do acolhimento e da empatia para com todos.
Desafios
O principal desafio desse projeto foi a divulgação. Muitos associados não ajudaram com a divulgação, tendo assim um número menor de pessoas do que imaginávamos.
Metas Alcançadas
Boa parte das metas foram alcanças, a roda de conversa foi extremamente bem organizada, porém ocorreu um problema na pouca divulgação, algo que já está sendo solucionado para futuros projetos.
Impactos
A roda de conversa sobre diversidade gerou um impacto muito positivo, pois são ensinamentos que serão levados para toda a vida.
"Aceitar a diversidade é um passo para evolução de um mundo cansado de injustiça social."
- Reinaldo Vasconcelos Pereira